O que rolou
RD
Diálogos com companheiros de diferentes países
Fique por dentro dos intercâmbios que aconteceram recentemente no Brasil e no Japão
Redação
01/08/2024


Juventude Soka do Brasil participa do Curso de Aprimoramento dos Jovens da SGI
Com o coração pulsando de alegria e cheio de expectativa, dezesseis jovens do Brasil partiram rumo às terras do Mestre no dia 24 de junho. No Japão, juntaram-se a representantes de 60 países, num total de 260 jovens.
Dentre as atividades, tiveram a oportunidade de conhecer o Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu (Daiseido), idealizado por Ikeda sensei, onde selaram o juramento seigan de lutar pelo kosen-rufu e vencer infalivelmente.
Eles também estreitaram os laços de amizade com jovens da África, Europa, Ásia e América Latina e trocaram experiências e desafios.
No diálogo com representantes da liderança e da secretaria da Divisão dos Estudantes da Soka Gakkai, aprenderam sobre a importância de criar oportunidades para que os Estudantes se desenvolvam em meio às atividades.
Os brasileiros ficaram sabendo que, recentemente, os Estudantes do Japão realizaram gongyo no Daiseido com o objetivo de fazer a prática diária, tal como sensei orienta na Nova Revolução Humana e, dessa forma, sintonizarem o coração com o do Mestre. Em Kansai, os Estudantes ficaram responsáveis pela programação da reunião de palestra de julho em suas respectivas comunidades e, em Okinawa, estão realizando visitas para Estudantes da mesma idade e conversando sinceramente sobre seus problemas.

Brasileiros estreitam os laços de amizade com México e El Salvador
Com o objetivo de trocar experiências, reforçar o sentimento de mestre e discípulo e estreitar os laços de amizade, trinta e sete pessoas do México e duas de El Salvador chegaram no Brasil, onde, entre os dias 27 de junho e 1o de julho, viveram momentos preciosos e demonstraram forte paixão e alegria pelo kosen-rufu.
Além da visitação aos prédios da BSGI e da Editora Brasil Seikyo, eles participaram de atividades repletas de diálogo, relatos de comprovação e direcionamentos.
O grupo também visitou o Centro Cultural Campestre e o Colégio Soka do Brasil, onde vivenciaram a importância da educação Soka.
No momento do diálogo com representantes das cinco divisões e dos grupos horizontais, cinco intercambistas do México dialogaram com três líderes da Divisão dos Estudantes do Brasil sobre a estrutura da divisão em cada país, os tipos de liderança e as capacitações e o formato das atividades.
No México, a Divisão dos Estudantes é chamada de Divisão do Futuro e não existem níveis diferentes por idade como temos aqui no Brasil. Lá, os Estudantes são carinhosamente tratados como “leões do espírito Soka”.
O grupo também trocou ideiais sobre como transmitir o espírito de sucessor para os Estudantes. Foi um momento agradável em que todos ficaram à vontade e felizes pela oportunidade. Ao final, houve troca de lembrancinhas e os membros do México conheceram as publicações que usamos nas atividades daqui.
Na reunião de encerramento, os companheiros do Brasil, México e El Salvador reconfirmaram a decisão de se dedicarem ainda mais em prol do kosen-rufu junto com o Mestre.
Fotos: Colaboração local
Compartilhar nas