Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Cápsula do tempo

Neste encontro ideal, sou eu quem surge da terra!

Saiba mais sobre o dia em que Daisaku Ikeda e Josei Toda se conheceram

ícone de compartilhamento

Redação

01/08/2024

Neste encontro ideal, sou eu quem surge da terra!

Neste encontro ideal, sou eu quem surge da terra!

Na noite quente e úmida de 14 de agosto de 1947, no bairro de Ota, em Tóquio, no Japão, aconteceu o primeiro encontro de Daisaku Ikeda com aquele que se tornaria seu mestre. O convite para participar de uma palestra sobre filosofia foi feito por dois amigos, mas, na verdade, tratava-se de uma reunião de palestra da Soka Gakkai que tinha como dirigente convidado o professor Josei Toda.

Na época, Daisaku Ikeda tinha 19 anos e enfrentava uma série de dificuldades. Além das aflições típicas da juventude, ele tinha tuberculose, doença que colocava sua vida em risco, e sofria com os pais pela perda do irmão mais velho na guerra. Foi nessa circunstância, somado a um cenário de destruição do Japão pós-Segunda Guerra Mundial, que ele encontrou a filosofia da esperança e uma pessoa em quem podia confiar.

Ansioso por esclarecer as dúvidas que inquietavam seu coração, o jovem Ikeda perguntou a Josei Toda no meio da reunião: "Qual é a maneira correta de viver?" Admirado com a inteligência do rapaz, Toda sensei respondeu prontamente: “É excelente refletir sobre qual seria o modo correto de vida, mas empregaria melhor o seu tempo se praticasse o Budismo de Nichiren Daishonin e o aplicasse na vida diária. Você é jovem. Se o fizer, um dia, com certeza, descobrirá que está seguindo o curso verdadeiro na vida. Dou-lhe a minha palavra de que isso é verdade”.

Como agradecimento, Daisaku Ikeda pediu licença a todos e declamou uma poesia:

Ó, viajante!
De onde vens?
E para onde irás?
A lua desce
no caos da madrugada,
mas vou andando,
antes do Sol nascer.
À procura de luz, no desejo de varrer
as trevas de minh´alma,
a grande árvore eu procuro
que nunca se abalou
na fúria da tempestade.
Neste encontro ideal,
sou eu quem surge da terra!¹

Esse encontro ideal de mestre e discípulo resultou num movimento sem precedentes em prol da felicidade da humanidade e expandiu o Budismo de Nichiren Daishonin, o Budismo do Sol, para 192 países e territórios.

Saiba mais:

Brasil Seikyo, ed. 2.392, out. 2017, p. B2-B3.

Nota: 1. RDez, ed. 80, ago. 2008, p. 24.

Ilustração: Kenichiro Uchida

***
Teste seus conhecimentos com o vídeo Cápsula do Tempo Quiz Show

Datas marcantes do mês de agosto

Dia 14 • 1947 (77 anos)

Primeiro encontro de Daisaku Ikeda com Josei Toda. A data ficou eternizada como o dia do encontro entre mestre e discípulo Soka.

Dia 18 • 1963 (61 anos)

Fundação da banda feminina Asas da Paz Kotekitai do Brasil. Grupo horizontal da Divisão Feminina de Jovens que se dedica a transmitir a paz e a esperança por meio da música.

Dia 24 • 1947 (77 anos)

Conversão do presidente Ikeda ao Budismo Nichiren. Aconteceu dez dias após o primeiro encontro entre mestre e discípulo.

Dia da Divisão Sênior. Dez anos após a fundação da divisão, o dia da conversão de Ikeda sensei ao budismo foi escolhido para ser o Dia da Divisão Sênior.

Compartilhar nas