Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Matéria de Capa

A culpa é do carma. Será?

ícone de compartilhamento

Redação

01/12/2024

A culpa é do carma. Será?

Você já ouviu falar do dorama¹ Beleza Verdadeira? Conta a jornada de uma garota que sofria bulliyng por conta da aparência e que, por isso, aprendeu a se maquiar e mudou de escola. Os novos colegas só a conheciam maquiada e ela vivia estressada e com medo de que alguém a visse de cara limpa. Havia somente um menino que sabia como ela era realmente e aí que a história se desenrola. Alguns chamam isso de carma, pois entendem que é algo que não adianta fugir, que sempre acontece, de uma forma ou de outra.

Mas, e o budismo, como explica o carma?

Carma é o resultado dos nossos pensamentos, nossas palavras e ações. Ao acordar, você olha pela janela, vê um dia lindo e ouve alguém dizer: “Bom dia! Está na hora de levantar!” Você sente alegria porque lembra que logo estará na escola, que terá aula daquela matéria que mais gosta e pensa: “Que legal, hoje o dia será bom!” Sem perceber, acaba respondendo em voz alta: “Bom dia!” e vai se arrumar. Podemos dizer que você já formou um carma: primeiro, pensou em como seria o seu dia; depois, falou “bom dia” e, por último, agiu ao se levantar da cama.

De acordo com o Budismo de Nichiren Daishonin, o carma determina como é e como será nossa condição de vida. Ele é formado por nossas ações nesta e nas existências passadas. É como se fosse uma mochila que vamos enchendo de coisas boas e não tão boas e que, a cada existência, vai crescendo. Alguns carregam questões de saúde, enquanto outros, de desarmonia familiar, problemas financeiros etc. Portanto, é muito importante estar atento ao nosso comportamento diário.

Nosso mestre, Dr. Daisaku Ikeda, afirmou:

Não podemos culpar ninguém por nossos problemas. Algumas pessoas sofrem se perguntando por que nasceram em determinada família ou por que não nasceram mais bonitas, mas tudo o que somos é resultado de nossas próprias ações. A palavra sânscrita karma significa “ação”. Todas as nossas ações – o que pensamos, o que dizemos e o que fazemos – ficam gravadas na vida. Quando nossas ações forem boas, receberemos efeitos positivos que nos tornarão felizes; e quando más, receberemos efeitos negativos que nos deixarão infelizes. Tudo retorna para nós.²

Outro ponto importante no budismo é que a prática da fé nos possibilita transformar o carma. Vamos imaginar uma pessoa que possui o carma de desarmonia familiar. Se ela se dedicar na recitação do Nam-myoho-renge-kyo e procurar melhorar seu comportamento, ela manifestará sabedoria para lidar com as situações e, consequentemente, passará a falar e agir de forma a contribuir para a harmonia dentro de casa. Com isso, as outras pessoas vão perceber a mudança dela e vão se esforçar para mudar também.

Aí você pode perguntar: “Por que recitar daimoku transforma o carma?” Ao recitar o Nam-myoho-renge-kyo com sinceridade, você se conecta com o universo e percebe que possui um potencial ilimitado. Sobre a força do daimoku, o presidente Ikeda esclareceu:

Quando recitamos Nam-myoho-renge-kyo, nossa vida e o universo se alinham com o Gohonzon, num ajuste perfeito como as engrenagens de uma máquina, e passamos a nos mover na direção da felicidade e da realização. É possível estar em sintonia com o universo nos 365 dias do ano — na primavera, no verão, no outono e no inverno —, manifestando energia vital, sabedoria e boa sorte que nos capacitam a superar quaisquer problemas ou sofrimentos. Ao ativarmos o poderoso motor da energia vital chamado estado de buda, transpomos qualquer impasse e avançamos com máxima coragem na direção da esperança e da justiça.³

A recitação diária do gongyo e daimoku e a nossa participação nas atividades dos Sucessores Ikeda e da Juventude Soka nos possibilitam criar coragem para encarar cada desafio e transformar o negativo em positivo. E, ao compartilharmos nossas vitórias, transmitimos esperança aos nossos amigos que também passam por inúmeras questões. Dessa forma, podemos inspirá-los a conhecer a prática do budismo.

A jornada da protagonista do dorama certamente inspirou muitas meninas que se sentiam infelizes pela aparência e descobriram a beleza verdadeira.

Transformar o carma em missão é um dos melhores plot twist 4 que podemos dar em nossas vidas. Diante da dificuldade, encare-a como uma missão que somente você é capaz de cumprir e acredite em você e no Ikeda sensei:

A vida está dotada originalmente de ilimitada força de desenvolvimento, de felicidade e de vitória. É por esse motivo que gostaria que desafiassem de maneira resoluta suas questões, estudassem e se fortalecessem. Quero que extraiam o máximo da força jovem que possuem. Independentemente do que os outros possam dizer, confio em cada um de vocês. Confiarei até o fim. Quando se sentirem sufocados por preocupações ou incertezas, orem ao Gohonzon com toda a sinceridade. Mesmo que vocês próprios cheguem ao ponto de quase desistir, acreditando que “não dá mais”, eu não desistirei. Porque eu mesmo não desisti e continuei lutando. Porque continuo a lutar, mesmo agora. Portanto, seja qual for a situação em que se encontrarem, continuarei a dizer: Se for você, sei que, sem falta, vai conseguir.5

Dica de Conteúdo:

Filme: Encanto

Já pensou se todos da sua família tivessem um poder mágico exceto você? Essa é a história da Mirabel que, embora não tenha poderes mágicos, manifestou coragem para ajudar sua família.

O filme conta a história da família Madrigal, que mora nas montanhas colombianas em uma casa mágica. Todos os irmãos de Mirabel possuem poderes que contribuem com a comunidade: a que tem superforça, por exemplo, passa o dia ajudando os moradores a carregar objetos pesados; outros possuem o poder de curar. Porém, um dia, surge um perigo misterioso que ninguém com magia parece capaz de lidar. Mirabel, ao ver sua família em perigo, percebe que ela, a única sem poderes mágicos, pode ser a última esperança da família.

Legal, né? E você pode pensar: o que isso tem a ver com carma? Aí é só assistindo para saber! ;)

Notas:

1. Dorama: nome dado às séries de tevê produzidas na Ásia Oriental.

2. IKEDA, Daisaku. Juventude: Sonhos e Esperança. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, p. 248, 2020.

3. IKEDA, Daisaku. Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 123, 2022.

4. Plot twist: é um termo em inglês que pode ser traduzido como “reviravolta na trama”, aquele momento que muda completamente o rumo da história, trazendo novos elementos ou dando novos significados.

5. IKEDA, Daisaku. Vozes para um Futuro Brilhante. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023, p.168.

Compartilhar nas