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Na prática

O segredo para conquistar a vitória absoluta

A palavra “vitória” pode significar “vencer um adversário ou um inimigo”, segundo o dicionário Aulete.1 Mas o mesmo dicionário também traz outra definição: “qualquer sucesso, êxito ou vantagem que se obtenha”. No budismo, falamos sobre vitória absoluta. O que é vitória absoluta e como podemos atingi-la? Na Soka Gakkai, tratamos esse assunto da perspectiva de conquistar avanços ao longo da vida. Não é necessário derrotar outra pessoa nesse caminho. A seção Na Prática desta edição explica o conceito de vitória absoluta e o caminho para conquistá-la.

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16/03/2019

O segredo para conquistar a vitória absoluta

Esforce-se três vezes mais

O termo “vitória absoluta” refere-se à prova real que conquistamos quando realizamos a prática da fé. É um fato inquestionável de conquista, que vemos sempre presente nos relatos de experiência dos membros da Soka Gakkai. A seguir, um exemplo disso.2

O jovem Akira Nakayama, membro da Soka Gakkai no Japão, nasceu sem o braço direito na altura do cotovelo para baixo. A mãe o criou de maneira rigorosa. Ela dizia: “Desistir depois de várias tentativas tudo bem, mas nunca desista desde o começo ou diga que não consegue porque não tem um braço. Eu o criei fazendo juramentos diante do Gohonzon”.

Akira foi uma criança levada, mas a postura da mãe fez crescer dentro dele um coração determinado a vencer sempre.

Quando estava no primeiro ano do ensino fundamental I conheceu o kendo, arte marcial japonesa desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas praticadas pelos samurais na época do Japão feudal. Lá, começou a fazer novos amigos. Ele relata: “Todos os meus amigos tinham braços perfeitos. Só eu não os tinha, mas de qualquer forma, nunca admiti a derrota. Essa era a minha força”.

Com essa determinação, ele ven­ceu a competição de kendo da província de Miyazaki. Em seguida, mudou-se para Osaka e começou a frequentar o Colégio Soka. Era uma nova vida com novos obstáculos. Ele sentia saudades de sua casa e não se adaptou na pensão em que se hospedava.  Sentia-se inseguro, em primeiro lugar, com sua deficiência; e em segundo, por não conhecer ninguém na região. Nesse período, um veterano lhe entregou um livro de incentivos do presidente Ikeda no qual ele leu a seguinte frase: “Vencer é orar com profunda dedicação e esforçar-se três vezes mais do que as outras pessoas”.

A partir desse momento decisivo, sua postura no kendo começou a mudar. Mudou também a modalidade que disputava. Em vez de participar de campeonatos na categoria individual, passou a disputar em equipe, em união com os colegas. Para se preparar para a final do campeonato regional em equipe, o jovem gravou em sua armadura sua diretriz eterna “triplo esforço”, e dedicou-se para a eliminatória. Durante a competição, ele ficou responsável pelo último duelo, que foi decisivo e garantiu a vitória ao Colégio Soka. Após o torneio, ele comentou: “Valeu a pena ter me esforçado. O esforço nunca mente!”. Sua história repercutiu em todo o Japão, e sua vitória foi admirada por muitos na época.

Quando se formou no ensino médio, Akira foi cumprimentado pelo presidente Ikeda. Naquela ocasião, decidiu se tornar professor. Seu espírito de “triplo esforço” o levou então a estudar na Universidade Soka de Tóquio, e depois virou professor do ensino médio no Colégio Soka de Osaka, onde se desenvolveu durante a infância.

Com sua eterna diretriz, “triplo esforço”, Akira Nakayama venceu no esporte, nos estudos e em sua carreira profissional, conquistando cada um dos seus sonhos.

No exemplo de Akira Nakayama, podemos notar três fatores que o levaram a conquistar uma inquestionável vitória, ou seja a prova real da prática da fé:

 

1. Espírito de procura pelo mestre.

2. Determinação.

3. Esforço.

 

Como podemos nos aprimorar nesses três pontos? Vamos ver a aplicação de cada um deles.

 

Três pontos para a vitória

Viver em unicidade com um mestre vitorioso

O primeiro ponto, “espírito de procura pelo mestre” é uma ação individual, que cada pessoa deve fazer à sua maneira. O que vale ser destacado é que a relação de mestre e discípulo no budismo não se trata de uma admiração em que um está em posição superior ao outro. No budismo, esse vínculo é estar lado a lado. Mais que isso, é como se os dois fossem um só.

O presidente Ikeda diz: “Enquanto mantiverem o mesmo compromisso e juramento, os mesmos ideais e esforços abnegados que o mestre, sem falta desfrutarão um estado de vida tão sublime e vasto quanto o dele. Esse é o caminho para manifestar a iluminação com base na unicidade de mestre e discípulo que pulsa no Sutra do Lótus”.3

Nós da Soka Gakkai, temos o Dr. Daisaku Ikeda como mestre. Ele sofreu as mazelas da Segunda Guerra Mundial durante a infância: teve a casa bombardeada e seu irmão mais velho morto no campo de batalha. Após o período da guerra, viu seu país sofrer na miséria, foi diagnosticado com tuberculose e desenganado pelos médicos, que diziam que ele não viveria além dos 30 anos. Atualmente, com 91 anos, lidera o movimento da Soka Gakkai Internacional em prol da paz, cultura e educação, empenhando
efetivos esforços para o desenvolvimento de uma sociedade melhor.

Viver com o coração em unicidade com o dele, na prática, significa tê-lo como exemplo de vitória absoluta e trilhar o mesmo caminho que ele. Como aplicar esse ponto no dia a dia?

Sempre que enfrentar alguma situação difícil, pergunte-se “como Ikeda sensei se comportaria nesta situação?”. Encontramos respostas para essa pergunta quando lemos seus registros no Diário da Juventude, no romance Nova Revolução Humana e em seus incentivos no jornal Brasil Seikyo e revista TC e RDez.

Para compreender e aplicar esse ponto, o jovem Akira entrou na órbita vitoriosa do seu mestre ao incutir um incentivo de Ikeda sensei profundamente em sua vida.

 

De onde surge a determinação para vencer?

O segundo ponto, “determinação”, é aprimorado diante do Gohonzon, objeto de devoção que adotamos, espelho da nossa própria vida. O Gohonzon foi inscrito pelo buda Nichiren Daishonin no século 13 com o intento de estabelecer uma referência concreta de prática para trilhar o caminho da iluminação. Nele está descrita a essência iluminada da vida do Buda que, conforme Daishonin nos ensina, é a mesma para todas as pessoas. Todos têm o potencial inerente de buda, por isso são capazes de se tornar vitoriosos.

Akira Nakayama, o jovem protagonista da nossa história, desenvolveu a determinação de vencer a todas as questões com base nos incentivos de Ikeda sensei e na recitação do daimoku diante do Gohonzon.

O presidente Josei Toda costumava dizer:


Você é realmente uma pessoa de forte fé se tiver a profunda convicção de que tudo ficará bem porque você tem o Gohonzon, que você ficará bem porque você ora para o Gohonzon. Você sabe que não precisa se preocupar em ter de fazer isto ou aquilo, ou como as coisas vão acontecer. Você mantém o Gohonzon. Você orou diante dele esta manhã, você está mantendo-o agora. Se tiver a convicção de que ficará tudo bem na sua vida, então ficará. A partir de hoje, adote esta atitude. Não há a menor dúvida de que você se tornará feliz.4

 

O esforço nunca mente

O terceiro ponto é o “esforço”. Este sim fica muito nítido na história de Akira Nakayama — esforçar-se três vezes mais. No Diário da Juventude, o presidente Ikeda registra: “A vida é realmente um mistério. Deixando de lado se o esforço demasiado é bom ou ruim, às vezes, quando me esforço além dos limites, minha saúde parece melhorar mais do que quando me permito descansar”.5

O próprio presidente Ikeda demonstra por meio do seu exemplo quão determinante é se esforçar para conquistar a vitória absoluta. Porém, o esforço por si só não é o ponto-chave. É preciso entender “para que estou me esforçando”. O presidente Josei Toda afirma: “O ponto crucial (...) é se estamos mudando para melhor ou pior. Quando não conseguimos ter consciência disso, cedemos à inércia. (...) A fé no Budismo de Nichiren Daishonin consiste em uma prática ativa para mudarmos rapidamente a nós mesmos para melhor”.6

É importante enxergar que o esforço empreendido está direcionado para uma mudança positiva. 

 

Ações que o levarão a uma vitória inquestionável

A vitória absoluta é aquela que é inquestionável. É quando não há dúvida de que a pessoa é vitoriosa;  o que no budismo denominamos “prova real”. Para tanto, o budismo apresenta os seguintes pontos:

 

1. Basear-se nos incentivos de um bom mestre, que tenha uma vida inquestionavelmente vitoriosa, como o próprio presidente Ikeda.

2. Aprimorar a fé com base na recitação do daimoku diante do Gohonzon e desenvolver uma forte determinação de vencer.

3. Agir, esforçando-se três vezes mais, certificando-se de que está empreendendo esforços para uma mudança positiva em sua vida.

 

Ao seguir esses três pontos, você conquistará a vitória absoluta. Com base na convicção no Gohonzon, na prática da fé e no “triplo esforço”, fortalecerá o espírito de unicidade de mestre e discípulo com Ikeda sensei para, a partir de agora, vencer em absolutamente tudo.

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