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Estudo

O grande caminho da vitória no kosen-rufu e na vida

[14] Ter os escritos de Nichiren Daishonin como base eterna Parte 1 [de 2]

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13/04/2019

O grande caminho da vitória no kosen-rufu e na vida

Explanação

O escritor francês Victor Hugo (1802–1885) expressou: “Ressoem, ressoem sempre, os clarins do pensamento!”1 Em sua obra Os Miseráveis, ele observou: “O que conduz e arrasta o mundo não são locomotivas, mas pensamentos”.2

Mesmo hoje, em pleno século 21, 150 anos mais tarde, são os pensamentos — a vontade das pessoas conscientes — que no âmbito mais profundo movem e guiam o mundo.

Existe uma revolução mais essencial que qualquer revolução tecnológica ou política — a do pensamento e da religião. E, naturalmente, a revolução humana.

Por essa razão, meu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, teve um profundo discernimento de que o kosen-rufu constitui uma batalha de ideias sem precedentes na história. Ele fundou uma revista mensal de estudos da Soka Gakkai, Daibyakurenge, para estimular os ventos de um novo pensamento a soprar com força sobre a sociedade japonesa pós-guerra.

 

Daibyakurenge — um registro histórico da batalha de palavras da Soka Gakkai em defesa da verdade e da justiça

Sessenta e sete anos se passaram desde o lançamento da primeira tiragem da revista Daibyakurenge, em julho de 1949. Este mês [junho de 2016] assinala a veiculação da edição 800.

Eu estava com 21 anos quando a publicação periódica fez sua estreia. Ao mesmo tempo em que me dedicava arduamente como recém-nomeado editor-chefe de uma revista infantil na editora do presidente Josei Toda, também colaborei na revisão da primeira edição da Daibyakurenge, o que para mim continua sendo motivo de orgulho até hoje. O sentimento que registrei em meu diário na ocasião não mudou e jamais mudará: “Oro sinceramente para o progresso desta publicação [Daibyakurenge], a vanguardista do kosen-rufu”.3

Para a edição inaugural, Toda sensei redigiu um editorial intitulado Revolução Religiosa, além de um inovador artigo denominado A Filosofia de Vida, com base na concepção budista de que a vida perdura eternamente, ao longo das “três existências” — passado, presente e futuro —, uma verdade profunda que havia compreendido enquanto estava na prisão. Lembro-me ternamente de que, após ler aquele artigo, expressei minhas emoções por meio do poema Expectativas para a Juventude, que depois ofereci ao meu mestre.

O presidente Josei Toda também contribuiu com um editorial chamado Revolução Humana e com outra extensa matéria intitulada Ciência e Religião para a segunda edição, que incluía o texto A Religião Mundial do Futuro de J. R. Brinkley (1887–1964), professor universitário do Japão com profundo conhecimento sobre budismo.4

 

Abrindo os caminhos da religião mundial desde a sua primeira edição

Ao lamentar o fato de o budismo se tornar ultrapassado e perder o poder de inspirar e motivar as pessoas, Brinkley comentou no artigo: “O budismo, que possui todos os ingredientes de uma religião do futuro, precisa passar por uma grande transformação e ressurgir”. Acrescentou ainda que a sociedade ideal à qual o budismo devia almejar é aquela alicerçada na ideia de que “todos, igualmente, podem atingir o mesmo estado de vida do buda”.

Ele concluiu, afirmando: “A religião do futuro, baseada nesse renascimento do budismo, deve ser mais poderosa, nova e dinâmica; algo como o budismo e o cristianismo atuais juntos. Não é difícil imaginar que, se o budismo pautado por essa consciência emergir novamente e se desenvolver outra vez, reinará como a religião do futuro obtendo um alcance mundial”.

Num canto da mesma página do texto de Brinkley havia um breve poema — intitulado Expectativas para a Juventude —, aquele que eu havia oferecido a Toda sensei. Alguns versos diziam:

 

Oh jovens, eu dedicarei a vida

à elevada filosofia de Nichiren Daishonin,

que comprova a natureza real da vida

e revela a lei fundamental do universo.

 

Oh jovens, abram os olhos!

Jovens que possuem a força e a paixão para avançar,

abraçando a grandiosa e sublime filosofia.

 

De certo modo, esse poema era a resposta de um único jovem que aguardava avidamente o surgimento da nova religião mundial do futuro prenunciado naquele artigo. Ele clamava: “Vejam! Eis aqui a mais poderosa, inovadora, vibrante, dinâmica e magnânima filosofia! Uma religião genuinamente consagrada à felicidade das pessoas!”.

Hoje, a SGI iniciou sua ascensão como religião mundial para o século 21.

Toda sensei certa vez descreveu a Daibyakurenge como um “grande canhão do kosen-rufu”. A revista transmite a mensagem poderosa como o rugido do leão de uma filosofia sem paralelos. Chegou o dia em que os artigos dessa publicação devotada ao estudo estão sendo traduzidos em diversos idiomas, espalhando a radiante luz do Budismo do Sol pelo mundo, levando-a a um número cada vez maior de leitores. Estou convicto de que essa tendência vai se acelerar.

 

Soka Gakkai — uma organização alicerçada no estudo do budismo

Fundamentar-se firmemente nos escritos de Nichiren Daishonin é a linha vital da Soka Gakkai, que segue adiante na batalha do pensamento chamada kosen-rufu.

Na primeira edição de Kachi Sozo [Criação de Valor], periódico da Soka Kyoiku Gakkai [Sociedade Educacional de Criação de Valor], precursora da Soka Gakkai [Sociedade de Criação de Valor], o presidente fundador da organização, Tsunesaburo Makiguchi, declarou altivamente que “a essência do budismo encontra-se em comprovar um modo de vida do máximo valor”, objetivando a “suprema felicidade”, e “o propósito da Soka Kyoiku Gakkai é comprovar, estudar e conduzir os outros ao caminho da criação desse valor supremo na vida real”.

Também no editorial da primeira edição da Daibyakurenge, Toda sensei afirmou: “A religião é um princípio para a vida diária e deve existir dentro do nosso cotidiano”. Em outras palavras, a fé na Lei Mística consiste num modo de vida que agrega valor à nossa existência, e a essência dessa coesão de que “o budismo é a própria vida diária” é a ação prática com base nos escritos de Nichiren Daishonin.

O presidente Josei Toda se empenhou para desenvolver autênticos praticantes do Budismo Nichiren que possuíssem o “coração do rei leão”.

Ter como base os escritos de Nichiren Daishonin não significa simplesmente reverenciá-los como textos sagrados, nem apenas proferir preleções ou tecer comentários a respeito deles ou recorrer a eles como fonte de consolo. Shakyamuni ensinou que devemos alicerçar nossa vida na Lei. Adotamos a Lei correta e os ensinamentos de Nichiren Daishonin como base da nossa vida. Depositamos nossa fé no Gohonzon e nos esforçamos para incorporar os escritos de Nichiren Daishonin como o caminho para nos libertar de uma vida consumida pelo sofrimento e ser vitoriosos.

Há um número infindável de associados da SGI que, ganhando alento com a afirmação “O inverno nunca falha em se tornar primavera” (CEND, v. I, p. 560) de Daishonin, resistiram a rigorosos invernos de adversidades para celebrar o amanhecer da primavera da esperança. Nossos membros em todos os cantos do mundo se empenham unidos na luta conjunta pelo kosen-rufu, abraçam a filosofia contida nos escritos de Nichiren Daishonin e os aplicam na vida. Todos são heroicos bodisatvas da terra.

Nikko Shonin, discípulo e sucessor direto de Daishonin, adverte solenemente que os praticantes da Lei Mística “gravem na vida os escritos de Nichiren Daishonin” (GZ, p. 1618).5 Procedendo dessa forma, sem falta conseguiremos vencer na vida, mesmo com todos os seus turbulentos desafios, e em nossos esforços em prol do kosen-rufu.

Na história da Soka Gakkai, meus amados companheiros de Kansai, compartilhando do meu espírito, conquistaram uma vitória sem precedentes na Luta de Osaka6 de 1956, alicerçando todos os seus esforços nos escritos de Nichiren Daishonin.

Como podemos alcançar o impossível? Orei e refleti profundamente para achar uma resposta, e nesse processo houve uma passagem em especial que gravei em minha vida.

 

Trecho do escrito 1

Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente

Se em um único momento de vida esgotarmos as dores e aflições de milhões de kalpa [em nossa prática para nós e para os outros], então instante após instante surgirão em nós os três corpos do buda7 com os quais somos eternamente dotados. Nam-myoho-renge-kyo é apenas essa prática diligente. (OTT, p. 214)

 

Seis décadas de vitórias com base nos escritos de Nichiren Daishonin

Essa passagem do Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente (Ongi Kuden) é sobre os versos do capítulo “Emergindo da Terra” (15º) do Sutra do Lótus: “Dia e noite, com constante diligência eles (...) buscam o caminho do buda” (LSOC, cap. 15, p. 260).

Os bodisatvas da terra buscam alcançar o caminho do buda desde o “tempo sem início”, empenhando-se na prática dia e noite, com inabalável dedicação à Lei Mística.

Os “três corpos do buda” — corpo do Darma (a própria Lei Mística), corpo da recompensa (sabedoria) e corpo manifesto (compaixão) — representam o estado de buda inerente à nossa vida. Esse estado de buda se manifesta de maneira poderosa por esse inabalável e absoluto esforço de milhões de éons condensados num único momento da vida.

Se os ensinamentos do budismo forem verdadeiros, então um único momento de vida, no qual nos empenharmos pelo kosen-rufu com nosso mestre, infalivelmente manifestará o poder do Buda. Na Luta de Osaka, eu me empenhei com total sinceridade, dando tudo de mim. Ao avançar sem poupar a vida, determinado a não ser derrotado naquela campanha crucial confiada a mim por meu mestre, ocorreu-me que o Sutra do Lótus incorpora a mais elevada filosofia de liderança. Nichiren Daishonin escreve: “Nas batalhas, os soldados consideram o general como a alma deles” (CEND, v. I, p. 642) e “Se o governante de um castelo é resoluto, então aqueles que o guardam permanecerão fortes” (WND, v. II, p. 668).8

Líderes do kosen-rufu são grandes generais das tropas do Buda, são líderes da fortaleza da verdade e da justiça do povo. Como líderes de tal magnitude, é importante não ficarmos envolvidos em estratégias ou táticas de curto prazo. Nossa abordagem consiste em reunir coragem e sabedoria por meio da forte oração, e avançar convictamente com base nos escritos de Nichiren Daishonin. Empregando a filosofia de liderança do Sutra do Lótus como nossa bússola segura, procuramos conduzir nossos preciosos membros na luta conjunta com a melhor estratégia que possa existir e baseando nossas ações na Lei Mística.

Tenho a certeza de que esta é a razão pela qual na Luta de Osaka de 1956 fomos capazes de unir a força dos bodisatvas da terra, romper as dificuldades que se ergueram uma após a outra, e abrir o caminho para a vitória.

 

Começar cada dia lendo os escritos de Nichiren Daishonin

Ao assumir a liderança da Luta de Osaka há sessenta anos, passei a viajar de Tóquio para Kansai quase todos os fins de semana. Aos poucos, minha permanência lá foi se estendendo para uma ou duas semanas. Na época, uma importante fonte de energia e inspiração para apoiar os esforços dos membros foram as explanações dos escritos de Nichiren Daishonin que eu realizava pela manhã logo cedo.

Guardo ternas lembranças da antiga Sede da Soka Gakkai de Kansai, um prédio reformado onde antes funcionava uma escola de música. A partir das 8 horas, na espaçosa sala de reuniões do terceiro andar eu liderava a recitação do gongyo e do daimoku com todos os membros unidos num ritmo harmônico diante do Gohonzon ali consagrado, que contém a inscrição: “A Prosperidade da Grande Lei e a Concretização de Todas as Orações”. Em seguida, estudávamos juntos um trecho dos escritos de Nichiren Daishonin, dando a partida em nossos esforços naquele dia.

Avançando com base nos escritos de Nichiren Daishonin, outra passagem que estudávamos com frequência e cujo espírito relembrávamos uns aos outros consta da famosa carta A Estratégia do Sutra do Lótus.

 

Trecho do escrito 2

A Estratégia do Sutra do Lótus

Empregue a estratégia do Sutra do Lótus antes de qualquer outra. “Do mesmo modo, todos que o tratam mal ou com inimizade serão eliminados”. Estas palavras douradas jamais se mostrarão falsas. A essência da estratégia do espadachim deriva da Lei Mística. Tenha uma profunda fé. Um covarde não obtém resposta a nenhuma de suas orações. (CEND, v. II, p. 267)

 

A união de “diferentes em corpo, unos em mente” é a chave da vitória

Ao receber a notícia de que Shijo Kingo9 havia sobrevivido em segurança de ataque inimigo, Daishonin o elogia por sua “prudência”, “coragem” e “firme fé no Sutra do Lótus” (CEND, v. II, p. 266). E, concluindo, afirma: “Empregue a estratégia do Sutra do Lótus antes de qualquer outra” (Ibidem, p. 267).

A fé é a base de tudo. Como Nichiren Daishonin nos lembra: “O que importa é o coração” (Ibidem). Vivendo na era corrupta dos Últimos Dias da Lei e lutando em nossa sociedade caótica, todas as nossas estratégias e ações devem ser alicerçadas na fé na Lei Mística.

Isso não quer dizer que a única coisa que temos de fazer é orar. Não é teoria, mas exatamente por estarmos praticando o Budismo de Nichiren Daishonin é que precisamos ser prudentes e vencer os duros desafios da sociedade. A “estratégia do Sutra do Lótus” nos permite obter êxito nisso. Estamos aprendendo e aprimorando a essência da “Prática da fé para alcançar a vitória absoluta” nas batalhas da vida real e nas atividades pelo kosen-rufu.

Quando nossos esforços em Osaka davam sinais de sucesso, surgiu um atrito entre alguns líderes locais de Kansai e os enviados de Tóquio. Imediatamente fiz com que lêssemos uma passagem dos escritos na qual Daishonin declara: “Se o espírito de ‘diferentes em corpo, unos em mente’ prevalecer entre as pessoas, elas alcançarão todos os seus objetivos, ao passo que se o espírito de ‘unos em corpo, diferentes em mente’ predominar, não conseguirão obter nada digno de nota” (CEND, v. I, p. 646). Agi dessa maneira para lembrar a todos da razão pela qual estávamos empenhados naquela luta e para ratificar nosso propósito fundamental. Daí em diante, conseguimos aproximar nosso coração, conciliar nossos esforços e avançar novamente em total união.

Na época, vários membros envolvidos na luta tinham acabado de ingressar na Soka Gakkai. Entretanto, ao despertarem para sua missão e se empenharem alegremente, conquistavam muitos benefícios. A entusiástica convicção deles no poder da fé produziu uma explosão de júbilo que originou uma onda de expansão em nosso movimento por toda a região de Kansai. Pessoas que antes viviam angustiadas pela pobreza e doença, mergulhadas nas profundezas do desespero, e sentiam que a felicidade não era para elas, ganhavam um novo sopro de vida com a prática budista e levantavam-se como protagonistas da construção da sociedade.

 

A alegre ação dos bodisatvas da terra para vencer os “três obstáculos e quatro maldades”

Nosso movimento alarmou os poderes estabelecidos. Eles começaram a criar manobras para destruir o novo movimento popular pela raiz enquanto ainda era pequeno. Vários membros da Soka Gakkai foram presos sob falsa acusação e detidos para interrogatório, causando furor na mídia. Quando a comoção estava se espalhando pela organização, incentivei-os lendo passagens dos escritos de Nichiren Daishonin como “Aquele que abraça este Sutra do Lótus deve fazê-lo consciente de que enfrentará adversidades” (OTT, p. 97) e “Os três obstáculos e as quatro maldades10 aparecem infalivelmente; e quando isso ocorre, o sábio se alegra, ao passo que o tolo recua” (CEND, v. I, p. 666). Salientei que o surgimento dos “três obstáculos e quatro maldades” representava um ponto decisivo, que identificaria quem era sábio e quem era tolo, acrescentando que o ensinamento correto do Budismo de Nichiren Daishonin, isto é, a correta fé na Lei Mística, infalivelmente triunfaria no final.

Os membros de Kansai perceberam a verdadeira essência dessas funções das maldades, e reunindo a “coragem do rei leão” lançaram uma intrépida contraofensiva com a rapidez de um raio. Iniciaram um destemido movimento de diálogo com base nos escritos de Nichiren Daishonin, numa batalha de palavras em defesa da verdade para subjugar os “três poderosos inimigos”.11

Difundindo incansavelmente nossa mensagem e se empenhando ao máximo, os membros de Osaka alcançaram um feito indelével e inédito: a adesão de 11.111 novas famílias à Soka Gakkai num único mês, em maio de 1956. Esse sucesso impressionante foi uma vitória de todos os membros de Kansai, incluindo os da província de Hyogo (cuja capital é Kobe), que trabalharam juntos em perfeita união de “diferentes em corpo, unos em mente”.

O Budismo Nichiren é a religião do kosen-rufu — da ampla propagação da Lei Mística. No âmago da fé dos associados da SGI reside sua ardente consciência e convicção como bodisatvas da terra. Por essa razão, frisei repetidamente aos membros de Kansai quanto eram infinitamente dignos de respeito e quão profunda era sua missão. Um dos escritos de Nichiren Daishonin que citei na ocasião é denominado Os Quatro Estágios da Fé e os Cinco Estágios da Prática.12

 

Trecho do escrito 3

Os Quatro Estágios da Fé e os Cinco Estágios da Prática

Pergunta: Quando seus discípulos, sem compreensão alguma, simplesmente movimentam a boca para recitar as palavras Nam-myoho-renge-kyo, que nível de prática alcançam?

Resposta: (...) Portanto, exorto aos habitantes deste país: Não desprezem meus discípulos! Se investigarem o passado deles, verão que são grandes bodisatvas, que fizeram oferendas aos budas durante oitocentos bilhões de kalpa, e conduziram sua prática junto a budas tão numerosos quanto os grãos de areia dos rios Hiranyavati13 e Ganges. Em se tratando do futuro, eles possuirão os benefícios da quinquagésima pessoa,14 maiores ainda do que aqueles que fizeram oferendas aos inumeráveis seres vivos durante oitenta anos [cf. LSOC, cap. 18, p. 289-291]. São como um imperador bebê, que ainda usa fraldas, ou como um enorme dragão recém-nascido. Não os depreciem! Não os tratem com desdém! (CEND, v. II, p. 48)

 

A nobre condição daqueles que abraçam a Lei Mística

Enquanto estava na prisão, Toda sensei despertou para sua identidade como bodisatva da terra. Ele acreditava também que todos os membros que se levantam para assumir a missão de propagar a Lei Mística são bodisatvas da terra. E citava reiteradamente esse escrito de Nichiren Daishonin para salientar a imensa importância dos membros da Soka Gakkai da perspectiva do budismo, e para confirmar a nobreza deles.

Pouco antes de sua posse como segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda devotou-se de corpo e alma para explanar Os Quatro Estágios da Fé e os Cinco Estágios da Prática para os integrantes da Divisão dos Jovens.

Ele nos disse que, embora fôssemos pobres, tivéssemos muitos problemas na vida e carecêssemos de posição social ou de renome, o fato de estarmos praticando a Lei Mística indicava que, na verdade, éramos magníficos bodisatvas que haviam feito oferecimentos a incalculáveis budas ao longo de muitos éons. Segundo ele, havíamos despertado para a fé na Lei Mística por meio dos ensinamentos de uma quantidade de budas tão imensa quanto os grãos de areia dos rios Hiranyavati e Ganges e compartilhávamos laços cármicos profundos. Toda sensei nos garantiu que éramos bodisatvas da terra.

Como grandes bodisatvas que selaram o juramento seigan no passado remoto, escolhemos por livre e espontânea vontade nascer nos Últimos Dias da Lei, nos lançar neste mundo real e lutar para concretizar a felicidade, tanto nossa como a de outras pessoas. Não há ninguém mais nobre, mais honrado ou dotado de maior boa sorte e benefício.

Essa é a razão que levou Nichiren Daishonin a declarar: “Não os depreciem! Não os tratem com desdém!” (CEND, v. II, p. 48), advertindo o povo japonês para que não desrespeitasse seus seguidores. Toda sensei também reiterava constantemente essa mesma sincera mensagem.

Em Kansai, conforme meu mestre havia me orientado, enfatizei repetidamente que éramos companheiros com laços cármicos que haviam se reunido para cumprir o juramento do remoto passado, e dessa forma toquei profundamente o coração deles.

Eles se levantaram, ávidos para dar o melhor de si, e entraram em ação com um ímpeto irrefreável, dispostos a assumir o mais temível desafio com transbordante coragem.

Outro escrito de Nichiren Daishonin que juntos gravamos no coração num momento crítico da Luta de Osaka, em que nos vimos na mais desafiadora situação em nossa escalada rumo ao nosso sublime objetivo, foi Resposta a Yasaburo.

 

Trecho do escrito 4

Resposta a Yasaburo

Deve ter uma determinação férrea. Não se apegue ao seu feudo, não pense em sua esposa nem em seus filhos. E não dependa dos demais. Simplesmente decida-se. Observe o que tem acontecido no mundo este ano, como se fosse um espelho. O senhor sobreviveu até hoje, quando muitos perderam a vida, para poder enfrentar esta situação. É aqui que cruzará o Rio Uji;15 é aqui que atravessará o Seta. Isso é o que irá determinar se conquistará a honra ou desonrará seu nome. É a isto que se refere a afirmação de que é raro nascer como ser humano e difícil crer no Sutra do Lótus. (CEND, v. II, p. 89)

 

A disposição para “enfrentar esta situação”

Por algum motivo, Yasaburo, discípulo leigo de Daishonin, foi incumbido de realizar um debate com um sacerdote da Nembutsu. Nessa carta, Daishonin lhe fornece orientações detalhadas sobre a postura que deve manter na ocasião e o que dizer. Esse trecho em particular consta no fim da carta.

Nichiren Daishonin recomenda a Yasaburo: “Simplesmente decida-se” (CEND, v. II, p. 89). Uma vez que decidimos encarar um desafio, devemos enfrentá-lo com a determinação de vencer. Quando enfrentamos um oponente, é fácil sermos derrotados por nossa própria fraqueza de espírito. O primeiro passo a ser dado é vencer as funções negativas interiores. Mas, ao mesmo tempo, coragem e imprudência são duas coisas diferentes. A verdadeira coragem consiste em encarar a realidade. É assim que se enxerga com clareza o que precisa ser feito.

Os rios Uji e Seta foram famosos campos de batalha, palco de confrontos violentos durante a guerra entre os clãs Taira e Minamoto16 e a Rebelião de Jokyu17 de 1221. Eram locais onde bravos guerreiros se enfrentavam numa tentativa desesperada de assegurar a vitória. Do mesmo modo, na luta para promover o kosen-rufu, há momentos críticos que determinam a vitória ou a derrota.

Quando citei as palavras “O senhor sobreviveu até hoje (...) para poder enfrentar esta situação” (Ibidem), a ardente chama da coragem acendeu no coração dos membros da família Soka de Kansai, como se percebessem que todos os esforços até então foram feitos para a conquista da vitória decisiva no desafio que enfrentavam.

Como somos afortunados por participar de uma luta que nos permite devotar de corpo e alma, irrestritamente. Individualmente, também enfrentamos desafios em nossa vida cotidiana. Os esforços para realizarmos nossa revolução humana não são, de modo algum, isolados da luta pelo kosen-rufu.

Empenhamo-nos para vencer cada uma dessas batalhas, juntos com os membros e com a Soka Gakkai, devotando momentos preciosos da nossa vida em prol do budismo e da sociedade. Esses esforços permitem que desenvolvamos uma condição de vida de felicidade inabalável para nós e para os outros. Assim, dediquemos a vida à construção de um mundo pacífico conforme o princípio de “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra” do Budismo Nichiren.

Obtendo uma vitória decisiva mediante nossos esforços conjuntos, compartilhando alegrias e adversidades, os membros de Kansai e eu registramos um feito histórico, um triunfo conquistado pelas mãos de pessoas comuns, que surpreendeu todo o Japão — realizamos o que todos consideravam impossível.

Aquele momento também representou o ponto primordial para a vitória da revolução humana de cada um dos membros — num emocionante drama de conquistas aparentemente impossíveis.

Conseguimos demonstrar, para que todos vissem, a força realmente grandiosa de pessoas engajadas na luta conjunta de mestre e discípulo dedicada ao kosen-rufu.

Hoje, o espírito fundamental da “Kansai de Contínuas Vitórias” foi herdado pelos membros, que estão expandindo o movimento pelo kosen-rufu mundial por todos os cantos do globo, e conhecidos como “espírito de Kansai” e “espírito de Josho — contínuas vitórias”.

 

Inspirando-se no rugido do leão de vitória absoluta de Daishonin

Ter como base os escritos de Nichiren Daishonin é a “estratégia do Sutra do Lótus” para se conquistar a vitória absoluta. Esse é o majestoso caminho da unicidade de mestre e discípulo, onde avançamos com o rugido do leão — as poderosas palavras de Daishonin — ecoando nas profundezas da nossa vida.

O número crescente de pessoas no mundo inteiro que baseiam a vida nos escritos de Nichiren Daishonin demonstra a expansão efetiva do humanismo budista.

Como praticantes do Budismo Nichiren, vamos evidenciar o potencial infinito da nossa vida. Registremos um histórico de resplandecentes vitórias pessoais e do nosso empenho à nossa nobre missão.

Uma alegre canção de triunfo humano começa a ecoar pelo Japão e por todo o mundo. Ensejemos o alvorecer de uma nova era de esperança, sustentando com orgulho a filosofia e os ideais Soka!

 

(Daibyakurenge, edição de junho de 2016)

Com a colaboração/revisão do Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da BSGI

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