marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Artigos

Avançar mais um passo

Orientação recente

download do ícone
ícone de compartilhamento

16/01/2020

Avançar mais um passo

Um tesouro precioso de esperança que abre o caminho para a humanidade está ao nosso alcance.

É a juventude — jovens que estão dispostos a enfrentar qualquer desafio.

Quão lamentável é passar a juventude sem ter conhecimento do tesouro valioso que carrega dentro de si! Além disso, se não cultivarmos o potencial interno da juventude com cuidado e preocupação genuínos, será uma perda irreparável para a sociedade.

Nichiren Daishonin afirma claramente: “Nesse sentido, o ideograma myo [de myoho, Lei Mística] significa ‘abrir’. Se uma pessoa tem uma arca cheia de tesouros, mas não tem a chave, ela não poderá abri-la, e se não puder abri-la, tampouco poderá ver os tesouros em seu interior” (CEND, v. I, p. 151).

A Lei Mística — Nam-myoho-renge-kyo — é a chave que libera o infinito potencial de toda vida. A prática do Budismo Nichiren permite que jovens evidenciem sua paixão e seu poder de maneira ilimitada, e criem valor livremente em forma de paz e de felicidade.

O preciosos jovens jamais devem ser explorados, levados a batalhas polarizadoras ou sacrificados.

Ao descrever os três significados de myo, além do significado de “abrir”, Daishonin diz: “Myo significa ‘dotado de perfeição’, que, por sua vez, quer dizer ‘perfeito e pleno’” (CEND, v. I, p. 152). “Myo significa ‘reviver’, ou seja, ‘retornar à vida’” (Ibidem, p. 155).

Os jovens que abraçam a Lei Mística, portanto, jamais se encontrarão num beco sem saída, não importa quão assustador seja o obstáculo que enfrentem. Eles nunca perdem a esperança. E iluminarão a própria vida e a de seus familiares e amigos, bem como a dos seus colegas de trabalho, da comunidade e da sociedade, com a luz de boa sorte e do benefício tão reluzente e pura como o brilho do sol de primavera.

Meu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, costumava incentivar os jovens da seguinte forma: “Desenvolvam a si mesmos transformando as duras dificuldades em nutrientes para o crescimento pessoal! É isso que significa ser jovem”.

Espero que vocês abram alegremente o caminho para uma vida vitoriosa com invencível força vital.

Em minha posse como terceiro presidente da Soka Gakkai, em 1960, declarei, como jovem bodisatva da terra, que lideraria nossa organização fazendo-a avançar mais um passo.

Nas seis décadas que se passaram a partir de então, meus queridos companheiros continuaram a avançar resolutamente ao meu lado com incansável espírito jovem e criaram muitos sucessores na Divisão dos Jovens. Fizeram isso enquanto transformavam os sofrimentos de “nascimento, envelhecimento, doença e morte” em esperança de “eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza”.

Nossa rede Soka de jovens cidadãos globais cresceu magnificamente.

Com o espírito vibrante da juventude, vamos juntos, uma vez mais, avançar mais um passo!

Alinhados com a Lei Mística —

o ritmo que reverbera

por todo o universo —

avançamos, criando pessoas capazes,

transmitindo esperança para o mundo.

Compartilhar nas