marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Crônica

A jornada fica melhor com um bom amigo

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/04/2021

A jornada fica melhor com um bom amigo

Gosto muito das parábolas budistas e de como elas expressam, de forma intuitiva e imersiva, os princípios importantes. A minha favorita é a “parábola da cidade imaginária”. Resumidamente, ela descreve a jornada de um grupo de viajantes rumo a uma cidade incrível, cheia de tesouros e maravilhas.

Apesar de saberem quão fantástico é seu destino, ao enfrentarem desertos, florestas densas e terras perigosas, dentre outros desafios durante o trajeto, os viajantes fraquejam e por muitas vezes pensam em desistir. Mas o guia, que conhece o caminho, determinado a não permitir que desistam, utiliza seus poderes místicos para criar uma cidade imaginária, um oásis com lindas árvores, banquetes e lugar para descansar. Após os viajantes recuperarem as energias, o guia pede para que prossigam, esclarecendo que aquela situação ainda era provisória. Então, ele faz a cidade sumir e conduz os companheiros de volta ao percurso.

Nessa parábola, o guia é a representação do próprio Buda. Particularmente, sempre o imaginei como nosso mestre, aquele que nunca permite que a desistência seja uma opção em nossa caminhada pela revolução humana.

Ao longo dos anos, comecei a identificar, em minha própria trajetória, outros importantes personagens: os grandes veteranos, bons amigos, que trilham a mesma estrada. De forma semelhante aos viajantes da parábola, eles sentem cansaço, sofrem, mas persistem e nos orientam a, diante da dúvida, buscar o guia (nosso mestre). Assim, mesmo não tendo me encontrado fisicamente com Ikeda sensei, o coração, a benevolência e a sabedoria dos veteranos me permitiram criar conexões ainda mais fortes com o Mestre.

Sou jovem e minha geração é conhecida como privilegiada pela grande quantidade de informações e oportunidades de aprendizado disponíveis a poucos cliques ou passos. Por outro lado, cultivar e polir o tesouro do coração é um grande desafio para nós. É justamente esse precioso tesouro que os maravilhosos veteranos da nossa amada BSGI nos oferecem em abundância, sempre prontos e dispostos a ouvir e nos orientar. Existem veteranos que são eternamente jovens. Não importa se são “pilares de ouro” ou “rainhas da felicidade”, estão sempre orando e lutando pelo nosso desenvolvimento.

Em mensagem enviada à Divisão dos Jovens, sensei orientou:

Solicito que os membros da Divisão dos Jovens da BSGI avancem na vanguarda da nova era do kosen-rufu mundial com harmonia e alegria, incentivando uns aos outros, consultando sobre quaisquer assuntos os companheiros e os bons veteranos, que são os melhores “bons amigos”! Desejo que cada um crie uma história dourada da juventude sem arrependimentos!1

Eu me sinto muito feliz por ter encontrado meu mestre da vida no início de minha juventude, e mais feliz ainda por compartilhar esse mestre com preciosos e valiosos “bons amigos” veteranos. Renovo aqui minha disposição de sempre corresponder ao Mestre e a esses veteranos por meio da minha jornada da revolução humana rumo ao destino incrível da concretização do kosen-rufu.

Edjan Souza Santos

Divisão de Tecnologia e Inovação

Nota:

1. Brasil Seikyo, ed. 474, 6 jul. 2019, p. 6-7.

Compartilhar nas