marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Crônica

A moral da história

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/09/2022

A moral da história

Recentemente, ouvi a história Pinóquio contada por uma criança, e isso me fez refletir: “O que significa a busca de Pinóquio pelo prazer, em primeiro lugar, abstendo-se de tarefas, deveres e de honrar compromissos?”.

Fui pesquisar e encontrei a seguinte frase de Benedetto Croce, filósofo italiano: “A madeira com a qual Pinóquio foi esculpido é a própria humanidade”.1 Num livro, Ikeda sensei cita essa natureza humana por meio de um episódio do Sutra do Lótus, no qual um demônio surge sussurrando inverdades e ilusões para desviar os praticantes do caminho correto:

As pessoas têm a tendência de serem facilmente afetadas por influências negativas e podemos dizer que são seres que se permitem ser levados pelo comodismo. [...] Os demônios ou as maldades podem ser combatidos e superados desde que sejam desmascarados ou identificados como tal. Mas se se amedrontarem diante deles ou se abalarem, eles apenas se fortalecerão e se tornarão ainda mais atrevidos. [...] Se vencerem, conseguirão conduzir a si mesmos à felicidade, mas se forem vencidos, cairão no sofrimento e na infelicidade. Poderíamos dizer, portanto, que a vida é como um drama da batalha que acontece em seu próprio coração.2

Como lidar com essa “batalha que acontece no nosso coração”? Usarei uma experiência do Mestre como exemplo. No volume 24 do romance Nova Revolução Humana, Ikeda sensei (com o pseudônimo de Shin’ichi Yamamoto) compartilha:

Desde muito jovem, sua mãe sempre lhe dizia: “Não cause problemas aos outros”, e “Sempre diga a verdade”. Quando Shin’ichi cresceu um pouco mais, ela ampliou seu conselho: “Uma vez que decida fazer algo, seja responsável e vá até o fim”. Ele era profundamente grato por essas lições de vida simples, porém extremamente valiosas ensinadas por sua mãe.3

Assim como Ikeda sensei teve o bom exemplo de sua mãe, eu também tenho referências de veteranos, familiares e do próprio Mestre como guias. Portanto, na narrativa da vida, desejo ser a protagonista que identifica a maldade e que a vence, mantendo as decisões e agindo até o fim para tomá-las. Dessa forma, honrar o compromisso com a verdade e cumprir o juramento ao Mestre por toda a vida serão a moral da minha história. 

Yukie Endo

Redação

Notas:

1. Disponível em: https://www.lpm.com.br/site/default.asp?Template=../livros/layout_produto.asp&CategoriaID=648474&ID=605373#:~:text=%22A%20madeira%20da%20qual%20Pin%C3%B3quio,esculpido%20%C3%A9%20a%20pr%C3%B3pria%20humanidade.%22&text=Era%20uma%20vez%20um%20velho,bata%20com%20tanta%20for%C3%A7a!%22. Acesso em: 21 jul. 2022.

2. IKEDA, Daisaku. Arte da Longevidade. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022. p. 40-42.

3. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 24, p. 36, 2019.

Compartilhar nas