marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Crônica

Que venham os próximos dez anos!

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

01/03/2023

Que venham os próximos dez anos!

Vivi por muitos anos no Japão e retornei ao Brasil para um novo ciclo. Já era formada na Universidade Soka do Japão e tinha um pouco de experiência de trabalho numa multinacional. Porém, para meu currículo brasileiro, eu não tinha terminado o ensino médio tampouco havia histórico de emprego. 

Logo que cheguei ao Brasil, minha terra natal, os primeiros meses foram de incertezas, pois não era chamada para nenhuma entrevista. 

Passaram-se janeiro, fevereiro, e chegou março. Março é conhecido na Soka Gakkai pelo histórico dia 16, Dia do Kosen-rufu. Eu precisava virar o jogo e sair daquele impasse, então fixei essa data significativa como meta. 

Renovei minha determinação e fui chamada para uma entrevista — a primeira no Brasil. Minha decisão era de que até dia 16 de março de 2013, iniciaria uma nova jornada. E assim aconteceu. 

Ikeda sensei afirma:  

O kosen-rufu não é igual a uma prova de dez mil metros, na qual há uma meta final, e a corrida termina quando alguém atinge o objetivo. É como o processo da própria corrida, no qual os jovens se encontram sempre na liderança, provendo a força propulsora, gerando continuamente uma nova correnteza e avançando.1 

Conquistar aquela vaga de emprego há dez anos me fez experimentar a alegria de pertencer à correnteza jovem, criada por Ikeda sensei

Na continuação do significado da data, o presidente Ikeda diz: “A próxima onda do kosen-rufu só poderá ser gerada pelos jovens. E sucessivas gerações devem ampliar o tamanho dessas ondas e expandir o kosen-rufu. Esse esforço contínuo é o que concebemos como kosen-rufu”.2 

A adrenalina do processo seletivo para atingir meu objetivo pulsa ainda hoje em mim. E como o Mestre ressalta, o trabalho em si não foi o que me marcou, mas sim o processo. Estar sempre nesse processo de manter o coração jovem para o contínuo avanço é meu eterno “16 de março”. E hoje posso bradar: “Que venha o próximo ciclo de dez anos de vitórias!”. 

Yukie Endo 

Publicações 

Foto: Getty Images

Notas:

1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 25, p. 83-84, 2019.

2. Ibidem, p. 85.

Compartilhar nas