marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Crônica

Corrente benéfica que flui entre gerações

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

03/04/2023

Corrente benéfica que flui entre gerações

Nasci em um lar budista. Posso dizer que fui criado nos jardins da Soka Gakkai, envolto pela órbita humanística do nosso mestre, Dr. Daisaku Ikeda. Com ele, e com os companheiros da organização de base, aprendi que em todos os lugares, seja em que época for, sempre existirão oportunidades para realizar nossa revolução humana e fazer parte da construção de um mundo cada vez melhor.

Há algumas semanas, um episódio marcante me fez refletir sobre o “mundo ideal e de pureza incomparável da Soka Gakkai” e como os caminhos se abrem misticamente em nossa vida para nos aprimorar ao máximo quando estamos conectados ao coração do Mestre.

Em meu trabalho, presenciei a contratação de uma jovem e, ao conhecê-la, soube que se tratava da filha de um veterano por quem tenho profunda consideração. Pouco tempo depois, encontrei-o, junto com sua esposa, e dialogamos com alegria sobre a época em que morávamos no bairro do Cangaíba, zona leste de São Paulo.

A certa altura da conversa, esse precioso casal confidenciou-me que meus pais o incentivaram muito nos momentos mais difíceis de sua juventude, e graças ao apoio recebido, persistiu em meio às intempéries da vida; e por isso sente infinita gratidão. Nesse dia, fez questão de me agradecer por estarmos “cuidando” de sua filha no ambiente de trabalho.

Esse feliz episódio me fez lembrar de uma convenção do antigo Grupo 2001 (atual Divisão dos Estudantes [DE]). Recordo-me de ter participado dessa convenção somente porque um líder da Divisão dos Jovens (DJ) veio me buscar em casa. Apesar da pouca vontade de ir a esse evento, para não lhe fazer desfeita, acompanhei-o. Foi por meio desses e outros incentivos abnegados que participei de festivais e de diversas atividades, tornando-me um estudante que adotava o presidente Ikeda como mestre da vida. Por fim, decidido a viver pelo ideal de Ikeda sensei, comecei a atuar ativamente na organização. Esse admirável líder era ninguém mais que o pai da jovem funcionária que citei.

Vejam que coincidência maravilhosa: meus pais cuidaram desses veteranos e os incentivaram. Ao se fortalecerem, eles passaram a me incentivar enquanto eu era um jovem estudante. Agora tenho a oportunidade de cuidar da jovem filha deles e oferecer incentivos a ela. Existe, em algum outro lugar, uma cadeia tão perfeita da criação de pessoas valorosas como no mundo da Soka Gakkai?

Ao nos darmos conta dessa corrente benéfica que flui por gerações, percebemos que o mundo perfeito de união incomparável existe: é a Soka Gakkai criada pela abnegada dedicação dos Três Mestres do kosen-rufu.

No volume 6, do romance Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda cita as palavras de um escritor e ativista social japonês chamado Mimpei Sugiura:

Há muitas pessoas que sofrem em nossa sociedade. Eu próprio criei diversos movimentos a fim de ajudar os necessitados. Porém, não tive sucesso. Por mais que tentasse ajudá-los oferecendo-lhes dinheiro ou tomando providências adequadas para cada caso, as pessoas não tomavam a iniciativa de se levantar na vida. Contudo, a Soka Gakkai conseguiu esse feito com incrível eficácia.1

Portanto, o que nos cabe é o esforço ativo do desafio de vencer nossas próprias limitações dia após dia, a fim de nos manter dentro da órbita ideal de mestre e discípulo Soka por toda a vida. E assim levar coragem e esperança para as pessoas ao nosso redor, inspirando-as a se levantar impulsionadas por nosso exemplo, parceria e incentivos.

Ricardo Kuniy Aguirre

Colaboração

Foto: Getty Images

Nota:

1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 6, p. 125, 2019.

Compartilhar nas