Crônica
TC
Aproveitar ao máximo as dificuldades
Colaboração
01/09/2023
O despertador toca. Ativo o modo soneca: mais dez minutos.
Toca novamente, mas acabo ficando na cama…
Pulo de susto e corro para fazer tudo a tempo antes de sair de casa. O gongyo, coitado, sai todo atropelado, mas feito. Chamo um táxi pelo aplicativo para ir mais rápido ao metrô, mas a hora avança, e o serviço, é concorrido. Depois de três motoristas aceitarem a corrida e, em seguida, a cancelarem, começo a recitar daimoku de desespero, até que um quarto motorista finalmente vem; contudo, demora a chegar. Nesse meio-tempo, penso que poderia ter aproveitado para fazer gongyo com mais qualidade, agora não dá mais.
Chego à estação, o metrô está lotado devido ao horário de pico. Enquanto a composição avança devagar, fico me perguntando por que tudo conspira contra mim. Para completar esse trajeto, ao descer, uma pessoa com mais pressa que eu esbarra em uma terceira que derruba sua garrafa de água molhando meu pé. Com o passar das horas, ocorrem diversos outros desafios. No fim, a sensação é negativa — dia ruim.
Alguns desses contratempos já aconteceram vez ou outra na minha vida, e provavelmente na sua também. Porém, além dos desastres em si, gostaria de fazer uma reflexão sobre o significado de um dia como esse.
Qual foi o ponto crítico que gerou a cadeia de desventuras? Se você imaginou que foi a demora para sair da cama, chegou perto; e acertou quem pensou na priorização. A personagem não soube priorizar o que realmente importava diante de uma situação que ficou cada vez mais desafiadora.
Ikeda sensei explica:
É preciso considerar o que é prioritário no momento. (...) É preciso analisar caso a caso. Em vez de ver tudo com visão imediatista, é importante possuir também uma perspectiva de longo alcance. No entanto, qualquer que seja a situação, esforce-se na juventude de tal forma que tenha a convicção de ter feito o melhor em tudo. (…)
Viver significa fortalecer a si próprio e avançar sempre, criando equilíbrio dentro das tensões provocadas por situações conflitantes. (…)
A verdadeira prática budista e o fortalecimento da vida são conseguidos realizando todas as tarefas mesmo que sejam árduas. Esses esforços se converterão em um precioso tesouro para a sua vida. Se sentirem que a vida está sofrida e angustiante, procurem criar tempo para orar mesmo que seja por um curto momento. Assim, farão emergir a energia para o desafio e poderão abrir um novo caminho. Com o passar do tempo, atingirão uma condição de vida em que se empenharão nas atividades em prol do kosen-rufu livres de quaisquer impedimentos. Muitos pensam que é uma perda de tempo passar por dificuldades, mas, em longo prazo, tudo será vantajoso porque com isso se cria um valioso tesouro para a vida. Aproveitem ao máximo as dificuldades que encontrarem.1
Não estamos livres de viver dias desafiadores. Tudo depende de como lidamos com cada impasse que enfrentamos. Quando temos a prática da fé como ponto primordial, conseguimos inclusive “aproveitar ao máximo as dificuldades” e tirar o melhor proveito, aprendizado e significado de cada um deles, fortalecendo-nos e capacitando-nos a desfrutar um futuro ainda melhor. Esse é meu objetivo também.
Livia Endo
Colaboração
Nota:
1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 4, p. 129-130, 2018.
Foto: Getty Images
Compartilhar nas