Crônica
TC
Praticamos a filosofia que faz nossa vida brilhar nas dificuldades
Redação
03/10/2024
Em outubro de 1960, o presidente Ikeda partiu do Japão para a primeira viagem às Américas do Norte e do Sul. Com a fundação da BSGI há 64 anos, Ikeda sensei criou uma base sólida para praticarmos o Budismo de Nichiren Daishonin. Embora passemos por sofrimentos, temos a chave para fazer nossa vida brilhar.
Que tipo de filosofia e ideologia possuímos? A partir delas, nossa consciência e ações são moldadas, e isso influencia nossa realidade do presente para o futuro. Como membros da BSGI, praticamos os ensinamentos do Budismo de Nichiren Daishonin e pomos em ação a disciplina diária de fazer as orações e nos aprofundar no estudo da filosofia budista; ou seja, a prática da fé para nos tornar pessoas felizes e tranquilas mediante a superação e transformação das ilusões da vida.
A esse processo de transformação da vida denominamos “revolução humana”. Quando conquistamos esse elevado estágio de vida, podemos estender esse direito à felicidade a todas as pessoas com as quais convivemos, proporcionando-lhes uma condição de vida absoluta. Assim, elas avançam superando as adversidades e conquistando uma vida plena de felicidade.
Com relação à importância dessa prática da fé, Ikeda sensei nos dedicou as seguintes palavras:
Hoje, valorizando, mais uma vez, a recitação do gongyo e do daimoku, a base fundamental, vamos fazer brilhar vitoriosamente o castelo da boa saúde, o castelo da felicidade e o castelo da paz, de contínuas vitórias, bailando a dança da revolução humana cada vez mais radiantemente.1
A Soka Gakkai, ao longo de sua história de 94 anos, com base nos ensinamentos do Budismo de Nichiren Daishonin, veio promovendo a religião da revolução humana em prol da felicidade de todos e pela paz no mundo. Como membros da organização, nossas atividades, que promovemos em nossa respectiva localidade e comunidade, são ações solidárias de pessoas comuns e voluntárias. Movidas pelo sentimento de conquistar a felicidade de si e dos outros, essas pessoas concentram seus esforços incansavelmente no exercício da prática da fé visando à sua revolução humana.
Ao tratar desse tema “revolução humana”, o presidente Ikeda disse:
Empenhar-nos sinceramente para solucionar os problemas da vida, conquistar nossa própria felicidade e conduzir outros à felicidade — esse, afirmou Toda sensei, é o resplandecente caminho da revolução humana e a essência da nossa revolução religiosa.2
Com o orgulho de sermos os protagonistas de uma revolução religiosa histórica que contribuirá para transformação do destino da humanidade, vamos, com coragem e esperança, nos empenhar ainda mais na prática da fé e construir nossa revolução humana.
Nossa vida é maravilhosa no exato local em que nos encontramos, independentemente das circunstâncias. Quando despertamos a vida para o nível do estado de buda por meio da contínua recitação do Nam-myoho-renge-kyo, transformamos esse local na Terra da Luz Eternamente Tranquila e de plena felicidade. Nossa prática da fé é a ação mais efetiva para evidenciar o estado de buda — uma força ilimitada que nos possibilita transformar quaisquer sofrimento e dificuldades. Vamos lutar e vencer sempre!
Miguel Shiratori
Presidente da BSGI
Notas:
1. Brasil Seikyo, ed. 2.645, 28 out. 2023, p. 4-5.
2. Idem, ed. 2.431, 11 ago. 2018, p. B1.
Compartilhar nas