Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Reflexões Sobre a NRH

[112] Osaka, grande capital do povo japonês (parte 1)

download do ícone
ícone de compartilhamento

Daisaku Ikeda

03/02/2025

[112] Osaka, grande capital do povo japonês (parte 1)

Nossos companheiros do mundo inteiro sentem enorme admiração por Kansai. Não, é muito mais que admiração, eles ficam maravilhados! Nossos membros de Tóquio também nutrem profunda gratidão pelos companheiros de Kansai por sua amizade e seu apoio entusiástico. Kansai é forte! Osaka é forte! Nossa grande Kansai de eternas vitórias é um reino invencível das pessoas, uma organização invicta, inigualável no mundo todo.

Os membros de Kansai possuem o espírito de mestre e discípulo. Ninguém jamais poderá romper os laços espirituais que me unem a eles: nosso compromisso de lutar apaixonadamente para realizar o kosen-rufu. Nós jamais permitiremos que as mãos sujas do autoritarismo toquem nesse precioso laço.

Tudo começa e termina com a relação de mestre e discípulo. Esse é o espírito que a vitoriosa organização de Kansai criou.

***

Quando Josei Toda se tornou segundo presidente da Soka Gakkai, em 1951, uma das primeiras coisas que eu disse a ele foi: “Para o desenvolvimento do kosen-rufu do Japão no futuro, deveríamos dar prioridade à criação de um distrito em Osaka, capital do povo”. Toda sensei respondeu no mesmo instante: “Está bem. Se é assim que pensa, Daisaku, vá para Osaka e estabeleça esse distrito”.

Nossa organização em Kansai nasceu dessa união espiritual entre mestre e discípulo. Na época, tínhamos membros somente em Osaka e ainda assim em um número muito pequeno. Os líderes da Soka Gakkai jamais haviam sonhado em estabelecer um distrito nessa localidade. Porém, Toda sensei anunciou que concretizaria a meta de 750 mil famílias, e eu era seu discípulo. Assim sendo, pensei muito, com o entusiasmo e idealismo de um jovem, sobre o que seria necessário para propagar amplamente o Budismo de Nichiren Daishonin. Foi isso que me impeliu a sugerir-lhe a criação de um distrito em Kansai.

Tóquio é a capital política e administrativa do Japão e Osaka, ou melhor, toda a Kansai, é a capital econômica. Se conseguíssemos estabelecer uma base forte para o kosen-rufu nessa localidade, suas ondas se propagariam para outras regiões, como Tyugoku, Shikoku, Kyushu e, consequentemente, para o Japão inteiro.

[Nota do editor: Em 1951, quando o pre­sidente Josei Toda declarou que atingiria a meta de 750 mil famílias, o total de membros da Soka Gakkai chegava a pouco mais de três mil, distribuídos em doze distritos. Em agosto de 1952, haviam somente quarenta membros em Osaka.]

No ano seguinte, 1952, foi fundado o primeiro distrito em Osaka. Visitei a localidade em 14 de agosto desse ano e Toda sensei chegou no dia seguinte para iniciar a campanha de propagação regional de verão e dar o primeiro passo para o pleno desenvolvimento da nossa organização em Osaka.

Eu mantinha o presidente Josei Toda informado dia e noite; ao mesmo tempo, empenhava-me com afinco para atingir a vitória. Os membros de Kansai se uniram com elevado ânimo e se lançaram à campanha. Os olhos deles resplandeciam de vida, esperança e convicção.

***

O presidente Josei Toda deixou bem claro seu propósito de ir para Osaka: “Vamos livrar Osaka da doença e da pobreza!”. Essa foi uma solene declaração para enxugar as lágrimas de infelicidade e sofrimento dos olhos do povo de Osaka. Fiz do juramento de Toda sensei meu próprio juramento. Para atingir esse objetivo, teria de me dedicar diligentemente à propagação da Lei Mística, transmitindo coragem a muitas pessoas para que pudessem conduzir uma vida feliz. O objetivo de uma verdadeira religião é livrar as pessoas das amarras do sofrimento. Uma religião viva as ajuda a transformar a miséria em felicidade. Uma religião não deve funcionar como simples fonte de consolo ou de comiseração nem como ópio, que serve de fuga da realidade.

Em resposta a essa determinação, indivíduos fortes e corajosos que tinham despertado para um novo modo de vida e que haviam chegado a uma nova consciência social, levantaram-se para lutar pela reforma e pela melhoria da comunidade a qual pertenciam. Como cidadãos, possuíam o direito de construir uma sociedade que servisse às suas necessidades.

“Devemos fazer de Osaka, uma cidade de pessoas honestas e batalhadoras, a capital da felicidade de um povo cheio de boa vontade.” Essa era a minha determinação como um jovem leão de 28 anos que, desde o início de 1956, havia assumido ativamente a liderança na construção da organização de Kansai de contínuas vitórias. Junto com os membros dessa localidade, lancei-me à batalha da fé e do kosen-rufu para atingir esse grande objetivo.

[Nota do editor: Em janeiro de 1956, o jovem Ikeda foi incumbido pelo presidente Josei Toda da tarefa de liderar as atividades no Distrito Osaka, centradas nas reuniões de palestra. Em maio desse ano, ele e os membros da localidade atingiram, em um mês, o recorde de propagação sem precedentes na história do movimento pelo kosen-rufu.]

[112] Osaka, grande capital do povo japonês (parte 1)

Vista da cidade de Osaka, em Kansai, Japão. Foto: Getty Images.

Além disso, em julho do mesmo ano, seriam realizadas as eleições para a Casa dos Conselheiros (Câmara Alta) e a liderança da sede da Soka Gakkai havia decidido lançar o próprio candidato na região de Osaka.

Lançar ou não um candidato, essa foi uma decisão difícil para os líderes da sede. Todos pensavam que seria uma disputa da qual não sairiam vitoriosos. Tanto dentro como fora da Soka Gakkai, muitos diziam que era um passo precipitado e condenado ao fracasso. Porém, assegurei ao meu mestre: “Não importam os obstáculos que enfrentaremos, prometo ao senhor que triunfaremos. Sensei, eu lhe trarei a vitória!”.

Naquele ano de 1956, no dia do aniversário de Josei Toda (11 de fevereiro), compus um poema para ele, expressando minha determinação. Toda sensei respondeu com a rapidez de um raio. Enquanto eu viver, jamais me esquecerei dessa troca poética entre mestre e discípulo.

Ofereço o poema que dediquei ao meu mestre, agora com novo significado, aos nossos companheiros de Kansai:

O castelo Kinshu
que edificamos agora
em Kansai
será eternamente indestrutível
barrando as tropas do mal.

Permitam-me também compartilhar com vocês os versos que o presidente Josei Toda dedicou-me em resposta:

Alegria em contemplar
o castelo Kinshu
edificado pelo meu discípulo
com a prática do shakubuku.

Continua.

Na parte final deste ensaio, Ho Goku [pseudônimo do presidente Ikeda como autor do romance Nova Revolução Humana] descreve as ações tomadas para conquistar o objetivo lançado por seu mestre.

No topo: Mapa do Japão. Foto: Getty Images.

Compartilhar nas