Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Artigo

Quem é a sua referência de vida?

ícone de compartilhamento

Redação

14/11/2024

Quem é a sua referência de vida?

Você já se perdeu enquanto tentava chegar a um destino? Nesse momento, costumam surgir vários sentimentos:

  • Primeiro, vem a negação – você não admite que se perdeu e diz que está tudo bem;
  • Segundo, surge a raiva – você fica bravo por estar perdido;
  • Terceiro, aparece a barganha – você promete a si mesmo que vai redobrar a atenção nas próximas viagens e que isso não vai mais se repetir;
  • Quarta, vem a aceitação – você admite que se perdeu e tenta encontrar o caminho correto.

A boa notícia é que hoje temos o Google Maps, o Waze e outras tecnologias que nos ajudam a encontrar o caminho correto com mais facilidade.

Na vida, acontece o mesmo: há dias em que nos sentimos perdidos e não sabemos que rumo tomar para concretizar nossos objetivos. De início, fingimos que está tudo bem; depois, ficamos frustrados; posteriormente, prometemos que vamos nos esforçar mais e, por fim, decidimos rever as estratégias para buscar nossos sonhos. Mas, nesse caso, quem seria nosso Google Maps ou Waze da vida? Resposta: o Mestre.

Sobre isso, o presidente Ikeda explicou:

O coração está sempre oscilando e mudando. Pode estar alegre, triste, feliz, amargurado... Na juventude, isso é ainda mais acentuado. [...] Por isso, é importante possuir um inabalável “mestre do coração”. Toda sensei está sempre comigo. Dialogo com ele diariamente até hoje. Se fosse o sensei, o que ele faria? O que devo fazer para alegrar sensei? — são essas as perguntas que eu me faço constantemente. Como tenho esse ponto primordial, eu não me perco. Não tenho nada a temer. (Vozes para um Futuro Brilhante, p. 315-316)

Portanto, o segredo está em manifestar o espírito de procura ao Mestre. E existem diversas formas para isso (assim como há variados aplicativos de GPS):

  • Impressos e livros

O jornal Brasil Seikyo, as revistas Terceira Civilização e RDez e as obras lançadas pelo Clube de Incentivo à Leitura (CILE) são meios para estarmos mais próximos do coração do Mestre. Com eles, é possível saber como o Mestre agiu em determinadas situações e se inspirar com os incentivos dele.

  • Daimoku

Em meio à recitação do Nam-myoho-renge-kyo, conseguimos nos concentrar no objetivo e dialogar com o Mestre no coração.

  • Incentivar outras pessoas

Ao ajudarmos as pessoas a enxergarem o potencial que existe dentro delas, manifestamos o mesmo coração do Mestre. Além disso, expandimos nossa visão e condição de vida e conseguimos enxergar além das questões que estamos passando.

Sensei afirmou:

Um mestre cria seu discípulo com o desejo de torná-lo um “valor humano” superior a si mesmo. Ao seguir um bom mestre, o discípulo será capaz de despertar para a força inerente que sempre possuiu e evidenciá-la plenamente, ao máximo. (Ibidem, p. 317)

Dessa forma, vamos ter o Mestre como referência de vida e manifestar um forte espírito de procura ao coração do sensei por meio dos impressos, do daimoku e do incentivo às pessoas.

Compartilhar nas