marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Caderno de Estudo

Esporte é Saúde

Budismo na Vida Diária

(3) Sobre o Nam-myoho-rengue-kyo

Discurso do Presidente da SGI

Não existe nada mais poderoso que a fé!

Nova Revolução Humana

CASTELO DO DEBATE-5

Nova Revolução Humana

CASTELO DO DEBATE-6

Nova Revolução Humana

CASTELO DO DEBATE-7

Nova Revolução Humana

CASTELO DO DEBATE-8

Nova Revolução Humana

CASTELO DO DEBATE-5

download do ícone
ícone de compartilhamento

27/01/2001

CASTELO DO DEBATE-5
Ele faleceu aos 49 anos. Sua morte seguia à do diretor geral Koiti Harayama ocorrida em dezembro. A perda de um companheiro de luta era uma grande tristeza para Shin-iti. Logo que recebeu a notícia, ele imediatamente foi visitar a família enlutada.

Yamaguiwa entrou para a Gakkai em 1947, na mesma época que Shin-iti. Desde então, os dois atuaram juntos e tornaram-se bons amigos. Foi professor de engenharia na Faculdade Distrital de Tóquio até eleger-se deputado da Câmara Alta. Tinha uma saúde fraca desde criança e passou oito anos de sua juventude tratando sua tuberculose.

O fato de ter vivido até os 49 anos correspondia ao “prolongamento da vida” exposto no Sutra de Lótus. Essa era a convicção de Shin-iti.

Quando retornou da viagem pela Europa em outono do ano anterior, Shin-iti recebeu a informação de que Yamaguiwa estava com câncer e encontrava-se hospitalizado. Alguns dias depois, foi sozinho visitá-lo no hospital.

Yamaguiwa disse-lhe na ocasião que não sentia nenhuma dor apesar do estado avançado do câncer e que os médicos estavam admirados com isso. Disse também que participaria sem falta da Reunião de Gongyo de Ano-Novo na sede da Gakkai. De fato, Yamaguiva esteve presente nessa ocasião e nove dias depois veio a falecer.

Seu rosto estava sereno e demonstrava profunda tranqüilidade; parecia estar apenas dormindo. Com toda a certeza, ele comprovou a iluminação — assim pensando, Shin-iti aproximou-se de seu rosto e disse-lhe:

— Muito obrigado pela dedicada luta por longos anos. Por favor, descanse em paz...

Depois, incentivou o mais velho dos cinco filhos de Yamaguiwa que estava no segundo ano do colegial.

— A maior alegria de seu pai é vê-lo crescer como brilhante líder do Kossen-rufu. Por isso, viva sem falta pelo cumprimento dessa missão.

Apesar de abatido, respondeu com toda a firmeza de que corresponderia aos anseios de seu pai. Para a esposa enlutada, Shin-iti disse:

— A vida é eterna. Tenha a convicção de que seu marido renascerá logo e voltará ao nosso convívio.

Havia no coração de Shin-iti havia a decisão de que protegeria os familiares de seu companheiro de luta e que os tornaria pessoas muito felizes.

Shin-iti esteve presente no funeral realizado no dia 12 e prestou todo o seu apoio e incentivo aos familiares e parentes de Yamaguiwa.

Compartilhar nas