marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Caderno de Estudo

Esporte é Saúde

Budismo na Vida Diária

(3) Sobre o Nam-myoho-rengue-kyo

Discurso do Presidente da SGI

Não existe nada mais poderoso que a fé!

Nova Revolução Humana

CASTELO DO DEBATE-5

Nova Revolução Humana

CASTELO DO DEBATE-6

Nova Revolução Humana

CASTELO DO DEBATE-7

Nova Revolução Humana

CASTELO DO DEBATE-8

Nova Revolução Humana

CASTELO DO DEBATE-8

download do ícone
ícone de compartilhamento

27/01/2001

CASTELO DO DEBATE-8
Durante o vôo de Osaka para Yonago, veio à mente de Shin-iti a lembrança de sua primeira visita à Província de Tottori em 22 de fevereiro de 1960, pouco mais de dois meses antes de sua posse como terceiro presidente da Soka Gakkai.

Naquela ocasião, ele viajou de trem de Okayama para Tottori a fim de participar de uma reunião geral que teve lugar no Ginásio Municipal de Esportes de Tottori. Essa visita foi um compromisso que Shin-iti assumiu com um membro idoso residente nessa cidade.

Em março de 1959, quando Shin-iti participou de uma reunião na cidade de Quioto, esse homem levantou a mão e disse:

— Eu me chamo Daizo Moriyama e vim de Tottori para fazer-lhe um pedido. Os membros da Gakkai estão aumentando cada vez mais na minha cidade e é muito importante receber incentivos e orientações do senhor para o bem desses companheiros. Solicito a sua gentileza de considerar este meu pedido.

Shin-iti respondeu-lhe:

— Agradeço pelo seu convite e prometo que estarei em Tottori o mais breve possível.

Onze meses depois, Shin-iti desembarcava na estação de Tottori onde foi recebido por um grande número de membros, entre os quais estava Moriyama.

— Ah! Como vai o senhor? Finalmente consegui vir a Tottori para cumprir a promessa que fiz ao senhor.

Moriyama disse emocionado:

— Muito obrigado por atender meu pedido. Sinto este momento como a realização de um grande sonho. E aproveitando já a sua visita, tenho mais um pedido. O senhor não poderia estudar a possibilidade de criar um distrito aqui em Tottori?

Nessa época, os membros de Tottori faziam parte de distritos localizados em Osaka e Tóquio; não havia um distrito que coordenasse as atividades de todos os membros de Tottori. Shin-iti sorriu e disse:

— Eu também estava pensando nisso. Vamos analisar a viabilidade de fundar o quanto antes um distrito aqui em Tottori. Espero contar com seu apoio e com sua experiência de vida para que os membros e a organização daqui possam avançar em boa direção.

Na reunião geral desse dia, Shin-iti respondeu às perguntas dos participantes e proferiu suas orientações como se estivesse conversando com cada um deles. Após o término, solicitou que os dirigentes de comunidade permanecessem por mais algum tempo para conversar a respeito da idéia de formar um distrito em Tottori.

Foi na ocasião dessa primeira visita que Shin-iti assentou a base do progresso de Tottori.

Compartilhar nas