Mensagem
BS
Mensagem de congratulações do presidente Ikeda
08/09/2001
Hoje, apesar de atarefados compromissos, estamos contando com a honrosa presença do ex-reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Prof. Dr. Antônio Pereira, e de distintos representantes da sociedade carioca e fluminense. Quero agradecer profundamente a todos os senhores que vieram prestigiar esta abertura, como também manifestar minha sincera gratidão ao Metrô do Rio de Janeiro por oferecer novamente este espaço cultural, e a todos os patrocinadores pelo apoio recebido.
A humanidade recebeu o século XXI, distanciou-se da era de guerras que foi o milênio anterior, e está agora diante do desafio de construir uma nova sociedade de paz e harmonia. Agora, mais do que nunca, os homens devem renovar a consciência, concentrar sua inteligência e iniciar o movimento para assegurar a sobrevivência da humanidade no século XXI. É necessário transformá-lo no milênio de esperança em que todas as pessoas lutem pelo respeito absoluto da dignidade humana deixando de lado os estreitos interesses nacionais ou étnicos.
Embora tenha iniciado o novo século, uma série de problemas globais, como destruição do meio-ambiente, extinção dos recursos naturais, explosão demográfica e pobreza, encontram-se ainda a resolver. O fator essencial mais exigido para a solução dessas questões é a iniciativa e a força de vontade de realmente empreender e realizar a paz do mundo.
Chegou pela primeira vez na história da humanidade o momento em que o povo pode exercer o papel de real protagonista da mudança do destino da Terra. Concentrando sua ousada e ampla vontade empreendedora e se libertando de velhos sistemas, é possível desbravar novos caminhos para a paz em nosso planeta.
Acreditando nessa possibilidade, viemos persistindo até agora na promoção de diálogos e ações concretas com base no ideal do humanismo que transcende as diferenças de raças, etnias, línguas e ideologias a fim de criar uma era em que a humanidade possa compartilhar a empatia da mítica sinfonia de amizade e confiança.
A rede de amizade que criamos com pessoas de boa consciência do mundo inteiro estimula-nos a promover novos desafios e nos oferece também ilimitada esperança e coragem. A nossa Soka Gakkai Internacional, juntando-se aos líderes da sociedade brasileira, continuará empenhada no desenvolvimento do humanismo, da cultura e do pacifismo, e pretende também ampliar cada vez mais concreta e profundamente essa rede mundial de amizade.
Se a presente exposição contribuir de alguma forma, servindo de apoio para os senhores que são amantes da paz, sentir-me-ei extremamente satisfeito e gratificado.
Finalizando esta mensagem, formulo sinceros votos de boa saúde e felicidade para todos os senhores presentes.
Em 3 de setembro de 2001
Daisaku Ikeda
Presidente da Soka Gakkai Internacional
Compartilhar nas