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Budismo na Vida Diária

Rei Demônio do Sexto Céu (Dai Rokuten no Mao)

(2a e última parte)

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21/01/2006

Rei Demônio do Sexto Céu (Dai Rokuten no Mao)
Pergunta: Qual a causa básica da violência social, como por exemplo as guerras que ocorrem ao redor do mundo?

Resposta: Segundo o budismo, a maldade é interpretada como “ladrão da vida”, “assassina” ou “destruidora” que cria confusão na mente das pessoas, rouba a vida e destrói a sabedoria. A mais poderosa é denominada no budismo de “demônio do sexto céu”. Embora, aparentemente, pareça uma maldade existente num mundo externo, o “demônio do sexto céu” é uma natureza inerente na vida do ser humano. Quando a vida é dominada por essa natureza maligna, o homem se transforma em assassino ou destruidor e provoca a guerra.

Quando foi libertado da prisão ao final da Segunda Guerra Mundial, diante de um Japão em ruínas e um povo mergulhado no abismo do sofrimento e do desespero, Jossei Toda declarou: “Quero banir a miséria da face da Terra!” Esse foi o desejo mais acalentado em toda a sua vida. “Enquanto houver no mundo pessoas sofrendo e vivendo na miséria — ou melhor, enquanto houver pessoas — nossa luta pelo Kossen-rufu jamais cessará.” Desse juramento iniciou-se o histórico movimento de 750 mil conversões em sete anos.

Posteriormente, no dia 8 de setembro de 1957, ele proferiu a Declaração pela Abolição das Armas Nucleares, no Estádio Mitsuzawa, em Yokohama. Nessa declaração, o presidente Toda denunciava rigorosamente como “a encarnação do mal, um demônio, um monstro”, qualquer pessoa que ameaçasse o direito da humanidade à existência — como, por exemplo, com o uso das armas nucleares. Essa foi uma última ordem formal na qual o Sr. Toda confiou aos jovens a missão de salvaguardar a felicidade da humanidade e a paz do mundo.

No budismo, o termo “escuridão fundamental” é usado para descrever a ignorância mais fundamental e a ilusão inerentes na vida humana. O objetivo de nossa grande atuação em prol do Kossen-rufu, de nosso grandioso movimento pela revolução humana, é transformar essa escuridão inata em luz. Nosso objetivo é vencer as tendências destrutivas e traiçoeiras existentes na vida humana, as quais fazem surgir o ódio e a desconfiança, a violência e o medo.

O Demônio do Sexto Céu, também conhecido como demônio da “escuridão fundamental”, pode até mesmo entrar na vida de um bodhisattva e impedi-lo de atingir o benefício máximo do Sutra do Lótus — o estado de Buda. O fato de vencer ou não a escuridão fundamental determina se uma pessoa atingiu realmente o estado de Buda. O único caminho para combater essa maldade é armar-se com a força da vida de buda. Por meio de nossa ação concreta e munidos de benevolência e coragem, nossa atuação é fundamental para auxiliar as pessoas que estão presas às “amarras da maldade” manipuladas pelo “Demônio do Sexto Céu” que habita o coração das pessoas.

Da perspectiva budista, o mundo é um local dominado pelo Demônio do Sexto Céu. A presença da SGI é como um sol da suprema justiça rompendo a profunda escuridão do negativismo e da destruição que cobre o planeta.

Incentivando todos os membros da SGI sobre a importância da coragem para combater as maldades, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, citou as palavras do filósofo Sócrates: “Se um homem quisesse mover o mundo, deveria primeiro mover a si mesmo.” (Brasil Seikyo, edição no 1.596, 24 de março de 2001, pág. A3.) E também, o famoso escritor francês Victor Hugo: “A devoção de um único homem proporcionou força e coragem a todos.” (Ibidem.)

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