marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Caderno Soka

A ciência médica e a Espiritualidade

download do ícone
ícone de compartilhamento

04/03/2006

A ciência médica e a Espiritualidade
O budismo ensina que não há nada mais precioso do que a vida. Portanto, devemos prezá-la ao máximo para desfrutar uma boa saúde e obter longevidade que, aliás, é uma das cinco Diretrizes Eternas da Soka Gakkai e da prática da fé estabelecida pelo líder da SGI, Daisaku Ikeda, para que todos os integrantes da organização vivam uma existência plena e feliz.

Citando a obra Grande Concentração e Discernimento, Nitiren Daishonin expôs o antigo pensamento asiático que ensinava que o corpo humano e o mundo natural consistiam de quatro elementos: terra, água, fogo e ar. No corpo humano, esses elementos eram representados pelo esqueleto, músculos e órgãos (terra); o sangue e os fluídos corporais (água); a temperatura (fogo) e a respiração (ar). Acreditava-se que quando a harmonia entre esses elementos era rompida pelo clima fora de estação ou por outras influências, as pessoas adoeciam. Assim, era considerado importante viver de forma sábia e em sintonia com o ambiente.

De que forma o Budismo Nitiren ajuda as pessoas a conquistarem uma vida saudável? O presidente Ikeda explica: “A base da saúde é a forte fé, que nos capacita a extrair uma forte energia vital, triunfar sobre as forças negativas e prejudiciais e transformar o carma.” (Brasil Seikyo, edição no 1.753, 10 de abril de 2004, pág. A3.)

Ou seja, a doença não deve ser encarada como algo negativo e sim, um estímulo para o aprimoramento da prática da fé. Por meio de uma forte oração, o praticante budista extrai a energia necessária para enfrentar a doença, seja ela física ou mental, e encontrar o melhor tratamento para auxiliar a cura de sua enfermidade.

Esta edição aborda justamente isso: a fé aliada ao tratamento médico para a cura das enfermidades. O Cultura Soka contou com a colaboração do Departamento de Saúde da BSGI no esclarecimento de questões que, com certeza, ajudarão muitos leitores. Boa leitura!

Compartilhar nas