marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Caderno Soka

Florence Nighthingale

A mulher que consagrou a vida à enfermagem.

download do ícone
ícone de compartilhamento

04/03/2006

Florence Nighthingale
Florence Nighthingale nasceu no dia 12 de maio de 1820 numa rica família britânica. Ela cresceu cercada por carinhos e cuidados, por uma boa educação, em meio a bailes e peças teatrais. Contudo algo estava errado, pois a riqueza material não preenchia os anseios de seu coração, conforme ela descreve em uma carta da época: “Eu ansiava por alguma ocupação permanente, por algo que valesse a pena, em vez de passar o tempo com questões triviais.”

Nesse período da vanguarda da Revolução Industrial, a população urbana ia crescendo e com ela as desigualdades entre ricos e pobres. As condições de vida das populações menos providas eram precárias. O tifo e a cólera eram doenças que imperavam.

Quando Florence contava com 25 anos, sua avó e a governanta ficaram doentes. À medida que cuidava das enfermas, Florence começou a sentir-se revitalizada. Percebeu que, trabalhando para ajudar os outros, ajudava a si própria. Em meio a tudo isso, ela decidiu consagrar a vida à enfermagem. Porém, sua família foi contra, pois a profissão era considerada indesejável, pelo fato dos hospitais serem locais sujos.

Florence não desistiu. Aos trinta anos, decidiu empenhar-se definitivamente na profissão e foi estudar em uma escola especializada na Alemanha. Ela se instruiu, forjou seu caráter e buscou até o último momento cumprir sua missão de cuidar da saúde das pessoas. Conforme o presidente Ikeda comenta no ensaio “Tributo ao ‘Século das Mulheres’”, ela manteve-se fiel ao caminho de sua missão por toda a vida.

Compartilhar nas