marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Caderno de Estudo

Kossen-rufu e rissho ankoku

Caderno de Estudo

Fé, prática e estudo

Caderno de Estudo

Os Dez Estados da Vida

Budismo na Vida Diária

A visão do budismo sobre a doença

Reflexão Sobre o Gosho do Mês

Aprofunde sua fé até o último momento da vida

Tendência & Opinião

Um diálogo com os estudantes

Errata

Errata

Discurso do Presidente da SGI

A criação de pessoas capazes começa com a revolução humana de cada líder (2)

download do ícone
ícone de compartilhamento

13/05/2006

A criação de pessoas capazes começa com a revolução humana de cada líder (2)
Mantenham o espírito de mestre e discípulo dos três primeiros presidentes

Gostaria agora de me referir a um dos escritos de Nitiren Daishonin. Uma passagem de “Resposta a Sairen-bo”, também conhecido como “Promessa entre Mestre e Discípulo”:

“É preciso compreender que, no momento, quando se trata de mestres, há uma diferença entre mestres corretos e mestres falsos, entre mestres bons e mestres ruins. Deve-se evitar aqueles que são falsos ou ruins e se associar aos corretos e bons”. (WND, pág. 310.)

Quando se trata de mestres, há tanto os bons como os ruins. “Busquem os bons mestres! Evitem os mestres ruins! Tenham sabedoria para dizer qual a diferença entre os dois. Não sejam enganados!” — esta é a rigorosa advertência de Daishonin. Não devemos seguir os mestres falsos; se seguirmos, seremos influenciados de forma negativa por suas atitudes errôneas. Nikken é um líder assim. A razão de o clero ter se tornado tão corrupto e degenerado deve-se ao fato de terem seguido um líder insensato. A pessoa que comprova não ter boa reputação, mesmo que seja mestre, deve ser afastada e rapidamente expulsa. Isso se aplica a todos os campos de empreendimento.

A Soka Gakkai deve estar sempre vigilante. Se verificarem que há dirigentes utilizando-se de títulos ou posições para praticar fraudes ou realizar negócios suspeitos, causando sofrimento aos membros, não devem deixar que continuem. Vocês devem bradar e confrontá-las sobre suas atitudes erradas e seu comportamento impróprio; devem desmascarar suas más ações. Caso contrário, essas pessoas causarão a destruição da Soka Gakkai e trarão infelicidade aos nossos membros. Devemos ser muito claros nesse ponto. Esta é a advertência de Daishonin e também minha solicitação a vocês.

Seguindo o mestre correto

Quem é então o mestre correto que devemos buscar? É a pessoa que ora e que propaga a Lei Mística com abnegada dedicação ao mesmo tempo que combate os Três Poderosos Inimigos do budismo. Os mestres corretos da Lei podem ser identificados pelo fato de terem ou não enfrentado dificuldades e obstáculos tais como os que estão descritos no Sutra de Lótus. Esse é o foco principal de Daishonin. Assim ele pune os mestres de outras escolas que crêem ilusoriamente que são superiores na compreensão e na prática do Sutra de Lótus; ele destaca que nenhum deles sofreu o tipo de severa perseguição que ele próprio sofreu.

A vida de Daishonin foi realmente uma série de perseguições. Com base em falsas acusações, ele foi enviado duas vezes ao exílio e quase executado. Foram incontáveis os obstáculos que ele enfrentou, o que reflete perfeitamente as predições do Sutra de Lótus.

Portanto, Daishonin diz que os proponentes de outras escolas budistas, que ficam achando que são importantes mas que nunca sofreram nenhuma perseguição, são todos mestres falsos. E insiste em dizer que somente ele deve ser considerado o mestre correto por ter realmente enfrentado incansáveis perseguições.

Em “Resposta a Sairen-bo”, Daishonin escreveu: “Cada um dos proponentes das várias escolas que mencionei (...) declara ter, além de todos os demais, compreendido o significado do Sutra de Lótus e de tê-lo praticado. Mas ninguém foi exilado na Província de Izu como eu fui (...), nem exilado na Ilha de Sado como eu (...), nem levado ao local da decapitação em Tatsunokuti e tampouco enfrentou incontáveis outras dificuldades que eu enfrentei. Se as passagens do sutra [que predizem as dificuldades que os praticantes do Sutra de Lótus nos Últimos Dias da Lei enfrentarão] são verdadeiras, então você deve compreender que eu sou o mestre correto, o bom mestre, e que os eruditos das outras escolas são todos mestres falsos e mestres ruins”. (WND, pág. 311.)

As batalhas dos três primeiros presidentes

Quem seguiu Nitiren Daishonin diretamente e abriu o caminho para o Kossen-rufu mundial nesta corrompida era dos Últimos Dias da Lei? E quem, ao agir assim, sofreu “a calúnia e a ofensa” e “o ódio e a inveja ainda mais intensos que durante a existência do Buda”, como o Sutra de Lótus prediz? Não foram ninguém mais que os três primeiros presidentes da Soka Gakkai, que estão ligados por laços de mestre e discípulo.

O presidente fundador Tsunessaburo Makiguti foi preso por causa de seus esforços para proteger o sangue vital dos ensinos corretos e das doutrinas de Nitiren Daishonin, e ele morreu na prisão, como mártir por suas crenças. O segundo presidente Jossei Toda também foi preso. Ele sobreviveu a dois angustiantes anos atrás das grades, mas esse sofrimento acabou por encurtar sua vida. E eu também, como terceiro presidente, fui preso por falsas acusações. Recebi intermináveis calúnias e ofensas, alimentadas por mentiras descaradas das reportagens da imprensa sensacionalista ligadas a indivíduos inescrupulosos e ávidos por dinheiro que haviam traído a Soka Gakkai.

Todos os obstáculos que o Sr. Makiguti, o Sr. Toda e eu enfrentamos refletem as predições do Sutra de Lótus e dos escritos de Daishonin. Somente nós, os três primeiros presidentes, suportamos todo o peso da perseguição e do ataque e combatemos os Três Poderosos Inimigos e os Três Obstáculos e as Quatro Maldades, sem o mínimo desvio dos ensinos de Daishonin. Tenho certeza de que todos vocês estão cientes desse fato.

Os laços inseparáveis de mestre e discípulo

Como foi rigoroso o treinamento que o Sr. Toda me deu. Ele me estimava muito e se preocupava comigo.

Quando a empresa do Sr. Toda faliu e ele caiu numa crise de vida ou morte, eu sozinho fiz tudo o que podia para protegê-lo e apoiá-lo. Limpei a enorme montanha de dívidas que o sobrecarregavam. Se alguém ousasse falar mal de meu mestre, eu imediatamente confrontava a pessoa. Independentemente de quem fosse, eu me dirigia a ela com coragem, franqueza e sinceridade como convinha a um jovem, esclarecendo tudo com tenacidade até que reconhecessem que estavam errados a respeito do Sr. Toda.

A verdadeira essência da relação de mestre e discípulo no Budismo de Daishonin encontra-se nas orações e nos esforços do discípulo para proteger rigorosamente seu mestre quando ele estiver cercado e em combate.

O Sr. Makiguti e o Sr. Toda tinham um só sentimento e um só pensamento; assim éramos eu e o Sr. Toda. Nossos laços de mestre e discípulo transcendem a vida e a morte. Tendo herdado o verdadeiro espírito do Sr. Toda, lutei contra os Três Poderosos Inimigos e tornei a Soka Gakkai a grandiosa organização que ela é hoje.

Fomos eu, o Sr. Toda e o Sr. Makiguti que estabelecemos o caminho Soka de mestre e discípulo. O caminho de mestre e discípulo que nós demonstramos é a verdadeira essência da Soka Gakkai. Enquanto a Soka Gakkai der continuidade ao espírito de mestre e discípulo dos três primeiros presidentes, a organização irá se desenvolver eternamente e prosperará e nós com certeza conseguiremos concretizar o Kossen-rufu mundial. Gostaria que meus sucessores na Divisão dos Jovens herdassem sem falta o espírito de luta em prol do Kossen-rufu mantido pelos três primeiros presidentes e que vencessem em todos os seus empreendimentos. Jovens, conto com vocês!

Por favor, estejam cientes de que apenas falo de mim mesmo para deixar um registro preciso para o eterno futuro de nosso movimento.

A Soka Gakkai é uma organização dedicada à concretização do Kossen-rufu; portanto, nossos membros que estão se empenhando por essa causa merecem o mais elevado respeito. Os dirigentes existem pelo bem dos membros. O papel dos líderes é servir e apoiar os membros de todas as formas possíveis. A Soka Gakkai não deve em absoluto perdoar os dirigentes que sucumbem para o errado sentimento de presunção e que acabam explorando e enganando os membros para seus próprios interesses. Espero que nenhum de vocês nunca se torne esse tipo de dirigente arrogante. Por favor, lembrem-se de que o verdadeiro espírito de um líder da Soka Gakkai é se empenhar sempre pelos membros com um incansável e decidido comprometimento.

Graças às funções protetoras do Gohonzon e às orações de todos vocês, estou com excelente saúde. Obrigado de todo coração.

Gostaria de falar sinceramente sobre vários tópicos pelo bem de todos os nossos preciosos companheiros. Quero construir e legar o belo caminho de mestre e discípulo e a verdadeira Soka Gakkai.

Forjando nossa vida por meio das dificuldades

O brilhante físico Albert Einstein (1879–1955) disse certa vez: “Há apenas uma única estrada para a grandiosidade humana: é a estrada que passa pelo sofrimento”.5 Essa é uma profunda percepção. Tenho sofrido ataques e perseguições há décadas. Minha vida tem sido uma contínua série de difíceis obstáculos.

Leonardo da Vinci (1452–1519), o grande artista, escritor e inventor da Renascença italiana, escreveu em um de seus livros: “As barras de ouro são refinadas no fogo”.6 E, em outra ocasião, ele fez esta observação: “Não há talento perfeito sem grande sofrimento”.7 Ele está dizendo que sem passar por vários testes e provações, não se pode tornar um excelente ser humano nem perceber seu pleno potencial. A vida dos presidentes Makiguti e Toda confirma essas palavras. Minha vida também se forjou graças às incontáveis dificuldades. Fui totalmente treinado pelo Sr. Toda e venci vários importantes desafios. E é por isso que a Soka Gakkai agora abrange o mundo.

Houve pessoas maldosas em nossa organização que evitavam assumir desafios, pensando apenas em seus próprios interesses. Ficavam andando por aí agindo como se fossem muito importantes, chegando até mesmo a explorar o nome de seu mestre para se fingirem de pessoas boas. No fim, eram todos desleais maquinadores.

É vencendo as dificuldades que a pessoa se torna Buda. Para o budista, as dificuldades são uma honra. Não quero que a Soka Gakkai se torne uma organização fraca e superficial cujos líderes se esqueceram desse profundo espírito e pensam que podem fugir das dificuldades enganando os membros com ações falsas e retórica vazia. Isso não deve acontecer em hipótese alguma.

Em seu romance A Cidade Eterna, Hall Caine (1853–1931) escreveu: “O homem mais forte é aquele que se fortalece devido ao sofrimento”.8 Os verdadeiros vitoriosos são aqueles que triunfaram sobre a dificuldade. Essa é a verdadeira marca de um membro da Soka Gakkai.

A Soka Gakkai tem o indomável exemplo de seus três primeiros presidentes, que venceram a perseguição e o obstáculo. A base do Kossen-rufu foi construída porque o presidente Makiguti, o presidente Toda e eu lutamos da forma como lutamos. Hoje a Soka Gakkai, exemplificando o espírito de Daishonin de “muitas pessoas com um único pensamento”, tem mais de dez milhões de membros. A Soka Gakkai é sólida. Isso me deixa muito feliz. E nós temos uma rede unida que se estende por 190 países e territórios. Isso é realmente extraordinário.

Na Soka Gakkai encontra-se o caminho para a vida mais realizada e significativa. Não devemos permitir que nada nem ninguém destrua esse mundo da fé.

A revolução da esperança

O 12o capítulo do Sutra de Lótus, “Devadatta”, descreve que a filha do rei dragão atinge o estado de Buda. Com gratidão ao Buda Sakyamuni, ela jura diante da assembléia: “Revelo as doutrinas do Grande Veículo [o Sutra de Lótus] para resgatar os seres vivos do sofrimento”. (LS12, pág. 188.) O exemplo da filha do rei dragão me faz lembrar nossos nobres membros da Divisão Feminina de Jovens, que estão dedicando a juventude ao Kossen-rufu.

A filha do rei dragão responde para Shariputra, que a rebaixa e não acredita que uma mulher possa atingir o estado de Buda: “Empregue seus poderes místicos e observe-me atingir o estado de Buda”. (LS12, pág. 188.) Passa então a mostrar para ele e toda a assembléia como ela se torna Buda e expõe o ensino para salvar todos os seres vivos. Daishonin também escreve sobre a iluminação da filha do rei dragão e o juramento que ela fez. (WND, pág. 341.) Ele tem profundo respeito pelas mulheres e sempre elogiou muito a sincera fé de suas discípulas.

Os sutras anteriores ao Sutra de Lótus negavam para as mulheres a possibilidade de iluminação. O fato de a filha do rei dragão ter atingido o estado de Buda no Sutra de Lótus mostrou que era possível para todas as mulheres atingir o estado de Buda. Trouxe também grande alegria a incontáveis outros seres vivos. Ele se regozijaram ao verem-na atingir a iluminação e libertar tantos seres do sofrimento. A filha do rei dragão — representando todas as mulheres — demonstrou uma triunfante prova real do princípio da revolução humana. Seu exemplo também colocou em movimento uma revolução de esperança, transmitindo a felicidade a incontáveis outros seres.

Não hesitem em falar bem alto

O budismo ensina que todos possuem igualmente a suprema e nobre condição de vida do estado de Buda. Daishonin, que dedicou a vida à felicidade de toda a humanidade, queria que as pessoas se tornassem fortes, sábias e felizes.

Vamos fazer das pessoas as protagonistas do século XXI. Quanto mais fortes as pessoas se tornam, mais elas conseguem influenciar seus líderes — essa foi a fórmula exposta pelo Sr. Makiguti.

Nem é preciso dizer que na Soka Gakkai todas as funções de liderança são funções de responsabilidade; não existe “acima” e “abaixo”. A organização existe pelo Kossen-rufu e a missão de todos é igualmente nobre. De qualquer forma, são os membros se empenhando na linha de frente de nosso movimento, transbordantes de orgulho por serem Bodhisattvas da Terra, que estão trabalhando ainda mais arduamente que nossos líderes para propagar o Kossen-rufu. Se houver pessoas que ficam agindo com prepotência pelo fato de serem líderes, por favor, não hesitem em falar claramente e deixar que saibam o que vocês pensam.

E ainda mais merecedores de serem repreendidos são aqueles que alcançaram importantes posições na sociedade como conseqüência do apoio da Soka Gakkai, para acabar depois abandonando a prática da fé, parando de se empenhar pelo Kossen-rufu e menosprezando a Soka Gakkai com arrogância. Devemos censurar rigorosamente essas pessoas que se esqueceram de suas dívidas de gratidão. Por fim, isso é para o próprio bem delas. Não há nenhuma necessidade de ter falsa cautela entre os membros nesses casos; não há espaço para isso. Lembrem-se sempre de que o mais importante é que todos se empenhem com alegria pelo Kossen-rufu.

Homenagens para todos os membros

Representando vocês, recebi até agora o total de 186 títulos de professor e doutor honorário. Se incluirmos os próximos 24 títulos dos quais já fui notificado, esse número se eleva para 210.

Quando eu era jovem, nunca pude cursar a faculdade. Para proteger e apoiar o Sr. Toda, tive de deixar o curso noturno. Mas meu mestre deu-me aulas particulares até o fim de sua vida. Eu ia à casa dele aos domingos e algumas vezes ele até mesmo fazia o almoço para nós, servindo-me ele próprio. Em seu empenho para me compensar por ter-me pedido para deixar a escola, ele me proporcionou uma educação completa em uma ampla variedade de disciplinas. Ele foi um mestre realmente grandioso. Decidi em meu coração que lutaria por ele. E segui o caminho da unicidade de mestre e discípulo.

Quando meu diálogo com o historiador britânico Arnold J. Toynbee (1875–1975) se encerrou, esse eminente acadêmico e ganhador de várias homenagens acadêmicas disse-me que com certeza eu receberia muito mais títulos de doutor honorário que ele. Nunca me esquecerei disso. Hoje o mundo inteiro está homenageando nosso movimento Soka em prol da paz, da cultura e da educação. Tenho certeza de que isso deixaria o Dr. Toynbee muito feliz. Todas essas homenagens são tributos à Soka Gakkai, são a prova da vitória de mestre e discípulo, são honrarias concedidas a todos os nossos membros.

Os ex-alunos que se formaram pelas Escolas Soka estão agora atuando no mundo todo e em todos os campos de empreendimento. Onze graduados das Escolas Soka de Ensino Fundamental e Médio são atualmente representantes na Dieta, o parlamento japonês (dez da escola de Tóquio e um da escola de Kansai). A revista japonesa de notícias Yomiury Weekly fez recentemente uma pesquisa sobre as escolas de ensino médio onde os representantes da Dieta estudaram. A Escola Soka de Ensino Médio de Tóquio ficou em terceiro lugar no número de representantes — atrás de Keio e Azabu, duas prestigiosas escolas de ensino médio de longa tradição. Entre as escolas de ensino médio fundadas desde 1926 (primeiro ano da era Showa), ela fica em primeiro lugar nesse aspecto.

Permitam-me aproveitar esta oportunidade para agradecer e louvar os professores e funcionários de nossas Escolas Soka.

Parabéns pelo Dia da Divisão Artística!

Membros da Divisão Artística, obrigado por seus incansáveis esforços na promoção de nosso movimento! Parabéns pelo Dia da Divisão Artística comemorado ontem! (8 de março).

O famoso compositor Mozart, cujo 250o aniversário está sendo celebrado este ano, disse: “O coração enobrece os seres humanos”.9 Nitiren Daishonin também disse: “O que importa é o coração”. (WND, pág. 1.000.) Vocês, nossos membros da Divisão Artística, são o epítome do sublime sol da arte, com seu coração brilhando de incomparável beleza e sinceridade. Por favor, lembrem-se de que incontáveis membros estão aplaudindo vocês.

Permitam-me encerrar meu discurso com várias citações inspiradoras.

O grande escritor russo Leon Tolstoi (1828–1910) escreveu: “Há apenas uma alegria incontestável na vida — viver pelos outros”. Essa foi uma das conclusões a que ele chegou. Para a felicidade eterna, devemos nos dedicar à felicidade e bem-estar dos outros. A verdade da Soka Gakkai e a validade do budismo brilham nesse modo de vida. Quando nos empenhamos nas atividades da Soka Gakkai, estamos no caminho para a suprema felicidade.

O escritor e revolucionário social chinês Lu Xun (1881–1936) declarou: “A vitória final não depende de quantas pessoas se contentam, mas sim de quantas lutaram até o fim”.10 Ele também escreveu: “A luz virá sem falta, assim como a chegada do alvorecer não pode ser evitado”.11 Enquanto estivermos determinados, enquanto continuarmos a nos empenhar com toda coragem, com certeza seremos bem-sucedidos e venceremos — esse foi o emocionante brado de Lu Xun aos seus oprimidos compatriotas.

Embora nossa luta seja diferente, nós que abraçamos o Gohonzon e nos desafiamos dia após dia com base na recitação do Daimoku com certeza triunfaremos no final. Tal como um novo nascer do sol, a Soka Gakkai está entrando num período de crescimento, expansão e progresso. Conforme nos aproximamos do Dia Três de Maio, Dia da Soka Gakkai — o eterno e esperançoso aniversário de nosso movimento — vamos iniciar um novo, vigoroso e entusiasmado impulso para a vitória.

Obrigado pela presença no dia de hoje! Parece que meu tempo acabou! [Risos.] Por favor, cuidem bem da saúde. Peço aos membros das Divisões Sênior e Masculina de Jovens que apóiem as atividades das Divisões Feminina e Feminina de Jovens.

Mantenham a fé enquanto viverem e, como companheiros, ajudem-se uns aos outros a se polir e a se desenvolver.

Mais uma vez, obrigado a todos os nossos membros do exterior pela presença!

Vamos continuar nosso alegre avanço!

Compartilhar nas