marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Caderno de Estudo

Kossen-rufu e rissho ankoku

Caderno de Estudo

Fé, prática e estudo

Caderno de Estudo

Os Dez Estados da Vida

Budismo na Vida Diária

A visão do budismo sobre a doença

Reflexão Sobre o Gosho do Mês

Aprofunde sua fé até o último momento da vida

Tendência & Opinião

Um diálogo com os estudantes

Errata

Errata

Notícias

Os campeões do triunfo humano: DS realiza aprimoramento

download do ícone
ícone de compartilhamento

13/05/2006

Os campeões do triunfo humano: DS realiza aprimoramento
Com a participação de mais de mil representantes de toda a BSGI, a Divisão Sênior realizou no dia 7 de maio, no Centro Cultural Campestre, o Curso de Aprimoramento para Líderes de Distrito e Acima. O evento contou ainda com 12 representantes vindos do Panamá, Venezuela e Costa Rica e foi realizado um dia após o IX Fórum do Grupo Alvorada. O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, enviou uma mensagem para ambos os eventos (leia na pág. A2).

A primeira parte do Capri foi realizada em dois locais do CCCamp: os líderes de regional e acima utilizaram as dependências do Centro de Aprimoramento (Cenapri), enquanto os demais representantes, o auditório. O tema central foi a atuação dos líderes de distrito (no auditório), regional e região metropolitana (no Cenapri), seguido de palestras do primeiro-vice-presidente da BSGI, Rubens Kamata (no auditório) e do presidente Eduardo Taguchi (no Cenapri).

Na segunda parte, os participantes ocuparam o auditório, onde o vice-coordenador da DS, José Luiz Prieto do Nascimento, discorreu o tema “Por que a DS é um pilar de ouro?”, baseado no ensaio do presidente da SGI “Ode à Divisão Sênior — campeões do triunfo humano”. Na seqüência, o responsável de distrito Moisés Eduardo Garcia Junqueira e o vice-presidente da BSGI Cláudio Marttuci relataram suas participações no Curso de Aprimoramento da SGI, em março último. Por sua vez, o coordenador da DS e vice-presidente da BSGI, Naoto Yoshikawa, incentivou os presentes a romperem seus limites e estabelecerem objetivos para este ano com relação ao Chakubuku, ao Daimoku, às visitas, ao Departamento de Kofu, entre outros.

Já o presidente Taguchi, após citar as homenagens recebidas pelo presidente da SGI, afirmou que muitos passam por dificuldades, mas que a única alternativa é comprovar a eficácia da filosofia de vida de Nitiren Daishonin. “Nosso empenho e nossa atitude são muito importantes como líderes da BSGI”, disse. Comentou ainda que o Budismo de Nitiren Daishonin considera a oração como um juramento e que, como Bodhisattvas da Terra, todos devem renovar diariamente esse juramento. “O juramento faz evidenciar uma força extraordinária e a sabedoria para alcançar qualquer objetivo” (leia sobre este no Editorial). Taguchi encerrou suas palavras ressaltando o espírito da unicidade de mestre e discípulo. Citando palavras do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, exortou: “Sejam discípulos que compartilham do mesmo destino do mestre, sejam discípulos que compartilham das mesmas alegrias e tristezas que o mestre. Sejam discípulos que compartilham os mesmos objetivos que o mestre. Sejam discípulos que compartilham os mesmos princípios que o mestre. E sejam discípulos que compartilham da mesma vida que o mestre”.

O Capri da DS encerrou-se após o almoço, com a apresentação de impressões e decisões dos participates e as palavras de agradecimento do coordenador Yoshikawa. A partir desse importante evento, a DS prepara-se agora para a consecução de seus objetivos neste ano e para a realização de sua convenção no mês de agosto.

Fórum do Grupo Alvorada

O Grupo Alvorada da BSGI realizou, no dia 6 de maio, o seu IX Fórum em comemoração do Dia 3 de Maio. O evento, cujo tema central foi “E Eu?”, reuniu integrantes de todo o Brasil e os 12 representantes da América Latina.

Como tornar-se um excelente líder da Lei Mística e superar os limites? Quem foi Shijo Kingo, considerado o predecessor da Divisão Sênior, e um exemplo de forte e pura fé e do espírito de mestre e discípulo? — esses foram alguns dos temas abordados durante a reunião de estudo.

Os participantes também compartilharam relatos de atividades e de experiência e discutiram o tema central do evento, momento em que refletiram sobre a importância de criar uma cultura de vitórias e apoiar efetivamente as Divisões Feminina e de Jovens.

O coordenador da CMSP, Ricardo Ikeda, comentou sobre o IX Encontro Nacional do Grupo Alvorada, que acontecerá em oito localidades dos municípios de São Paulo.

Já o coordenador do Grupo Alvorada da BSGI, Luís Jun Shiozawa, solicitou que os participantes agradecessem suas respectivas famílias pelo apoio incondicional. Citando a resposta do presidente Ikeda, ao ser comunicado sobre o fórum, “Cuidem muito bem deles”, Jun disse: “Acredito que nestas poucas palavras esteja contido todo o desejo do mestre de estar presente juntamente com todos. Para tanto, devemos nos esforçar com toda nossa força e disposição de cuidar de cada um destes valorosos companheiros que aqui estão”.

O coordenador da Divisão Sênior da BSGI, Naoto Yoshikawa, destacou a postura do líder e o espírito de gratidão, e o primeiro-vice-presidente da BSGI, Rubens Kamata, a importância do relacionamento de mestre e discípulo, observando que o grupo deve manter a disposição de se empenhar ao lado do mestre.

Um livro com a assinatura de todos os participantes, selando o compromisso de dedicar-se ainda mais pela difusão do Kossen-rufu por meio de seu comportamento “exemplar”, foi enviado ao presidente Ikeda.

Compartilhar nas