Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Caderno de Estudo

Mensagem de Felicitações

Caderno de Estudo

O caminho para a vitória

Caderno de Estudo

Resposta a Kyo’o

Caderno de Estudo

O poder da fé

Família Esperança

Família Esperança

Lições de Vida

Ufa...consegui!

Budismo na Vida Diária

Relação Inversa

Canal DEB

O tema é: Significado de “empregar a estratégia do Sutra de Lótus”

ícone de compartilhamento

24/06/2006

O tema é: Significado de “empregar a estratégia do Sutra de Lótus”
Essa frase consta no escrito “Resposta a Shijo Kingo”. Nitiren Daishonin usou o termo “estratégia” porque Shijo Kingo era um militar que servia a um senhor feudal, embora fosse também um excelente médico. A palavra “estratégia” é freqüentemente usada no meio militar, indicando uma série de manobras e planos para vencer uma batalha. Entretanto, no nosso caso, não indica uma batalha que envolve um povo contra outro, mas uma luta que uma pessoa trava contra os obstáculos de sua própria vida. De fato, a vida é uma seqüência de lutas, sendo assim, necessitamos de uma excelente estratégia para poder conquistar a felicidade em cada momento de nossa vida. A estratégia do Sutra de Lótus é a maneira concreta de direcionar nossas ações a fim de permanecer constantemente no verdadeiro caminho da vida e conquistar a vitória final, que é a felicidade absoluta e inabalável. (...)

Essa passagem ensina que devemos basear tudo na sincera oração ao Gohonzon em vez de procurar outros caminhos e meios para solucionar os problemas da vida.

Poderemos solucionar qualquer obstáculo que possamos enfrentar por meio da forte energia vital que conseguimos manifestar na vida com a recitação do Daimoku e a realização do Chakubuku. Em outras palavras, evidenciando a energia vital obteremos sucesso total em todas as atividades às quais nos dedicarmos visando ao progresso na vida.

Entretanto, mesmo que se fale em basear tudo na sincera oração ao Gohonzon, isto não quer dizer que qualquer outro esforço seja desnecessário. Por exemplo, mesmo que uma pessoa tenha a boa sorte de conseguir um bom emprego, se não se dedicar ao trabalho não receberá o salário no fim do mês. Nós que abraçamos o Budismo Nitiren devemos ter sempre em mente que praticamos a fé dia a dia com a finalidade de comprovar a nossa própria revolução humana e a validade dos benefícios do Gohonzon na família e na sociedade.

(Guia Prático do Budismo, págs. 64–65.)

Compartilhar nas