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Encontro com o Mestre
BS
A coragem - parte 1
Os jovens e os escritos de Nitiren Daishonin
07/05/2011

Presidente da SGI, Daisaku Ikeda: Muito, muito obrigado! Sua energia e seu entusiasmo inauguraram uma nova e gloriosa era, tal como o sol da manhã se levantando no horizonte. Tenho certeza de que isso deixaria Nitiren Daishonin muito feliz.
Ele escreveu: “Todos aqueles que ensinam aos outros mesmo uma única frase do Sutra de Lótus são o emissário de Aquele que Chegou à Verdade” (Os Escritos de Nitiren Daishonin, vol. 1, p. 82). Não há juventude mais nobre que aquela dedicada ao incansável engajamento no diálogo em prol do Kossen-rufu e da concretização de uma sociedade próspera e pacífica para todos.
Coordenadora da Divisão Feminina de Jovens, Yumiko Kumazawa: Estamos convictos que, enquanto orarmos, agirmos e conversarmos com as pessoas baseando-nos em suas orientações, presidente Ikeda, o caminho a nossa frente com toda certeza estará sempre aberto.
Há uma responsável pela Divisão Feminina de Jovens de distrito da província de Hiroshima que deu um magnífico exemplo disso. Ela é uma pessoa que sempre faz questão de cumprimentar os demais alegremente. Certo dia, enquanto aguardava a balsa para ir ao trabalho, uma passageira que sempre ia com ela perguntou-lhe por que estava sempre tão alegre. Reunindo máxima coragem, ela respondeu: “Eu sou alegre assim porque sou membro da Soka Gakkai”. Então a outra pessoa disse que também queria ser feliz e pediu-lhe que lhe ensinasse mais sobre a Soka Gakkai. Sua reação positiva pegou essa integrante da Divisão Feminina de Jovens de surpresa. Esse encontro tornou-se o ponto de partida para elas dialogarem mais e no mês passado essa sua nova amiga entrou para a Soka Gakkai.
Pres. Ikeda: Que relato maravilhoso! A radiante convicção de nossas integrantes da Divisão Feminina de Jovens faz sua presença na comunidade e em toda a sociedade ser radiante como o sol. Nesta época caracterizada pela alienação e pela indiferença, elas transmitem esperança e coragem a todos.
Sato: Muitos membros novos comentam que desde que começaram a praticar o Budismo Nitiren passaram a sentir mais esperança e otimismo na vida diária.
Pres. Ikeda: Fico muito feliz em ouvir isso. Esse é um dos benefícios que as pessoas vivenciam ao começarem a praticar. O benefício recebido pelas pessoas que cuidam dos novos membros calorosamente e os apoiam também é enorme.
Fé no Budismo é ser corajoso. A coragem também é a força motriz que lhes permite viver os preciosos dias da juventude de forma vitoriosa e livre de arrependimentos. Esse Budismo é um ensinamento que permite vocês terem ilimitada coragem.
Kumazawa: Sim, e é por isso que gostaríamos que o tema de nosso diálogo de hoje fosse a “coragem”.
Gostaríamos particularmente de pedir que o senhor falasse mais a respeito da frase “o coração do rei leão” que aparece nos escritos de Nitiren Daishonin e também sobre o que significa ter “o espírito do sol”, que são palavras que constam na canção do Ikeda Kayo Kai, “O Juramento do Kayo Kai”.
Pres. Ikeda: O escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749–1832) escreveu: “Se perder a coragem, então está tudo acabado”.1 Tanto no nível individual como no organizacional, não vencemos as duras realidades da vida sem coragem. Se não tiver coragem será arrastado pelas obscuras correntezas da época.
Quanto às frases “o coração do rei leão” e “espírito do sol”, elas representam o espírito da Soka Gakkai. É com esse espírito que nos engajamos com máxima coragem na sociedade e vencemos em todos os nossos empreendimentos.
Daishonin declara: “Os discípulos de Nitiren não podem realizar nada se forem covardes” (The Writings of Nichiren Daishonin, v. 1 [WND-1], p. 481). Ele está nos advertindo para o fato de que, não importando o quanto o ensinamento budista que abraçamos seja grandioso, se formos covardes não conseguiremos conquistar nada de significativo.
Se perder a coragem, tudo está acabado
Sato: Um integrante da Divisão Masculina de Jovens que estava com seus vinte e poucos anos e tentava compartilhar com outras pessoas o Budismo Nitiren disse que apesar de entender a importância da coragem, na realidade acha difícil ser uma pessoa corajosa. Ele perguntou o que pode fazer para ser mais corajoso.
Pres. Ikeda: A chave é o Daimoku. Orem com toda sinceridade para manifestar a coragem em prol do Kossen-rufu e para que sua sinceridade seja transmitida às outras pessoas. Também é importante realizar as atividades com os veteranos na fé e os companheiros. É difícil ser corajoso quando se está sozinho. Os seres humanos são assim. Nossa organização existe para que possamos continuar a avançar enquanto incentivamos uns aos outros nas épocas difíceis e comemorarmos juntos quando as coisas vão bem.
Para reunirmos a coragem, tudo começa dando um único passo, seja qual for o aspecto de sua vida. Por exemplo, pode ser se esforçar para cumprimentar alegremente uma pessoa que vocês prefeririam evitar. Ou então se empenhar para participar de uma atividade mesmo quando não estão com vontade de ir. Isso também requer coragem. Por começarem com pequenos passos como esses, vocês conseguirão dar grandes passos em sua revolução humana.
Kumazawa: O senhor enfatiza o fato de a coragem ser essencial para atingir o estado de Buda nesta existência.
Pres. Ikeda: Não há como vencer os três obstáculos e as quatro maldades2 se for covarde. As funções malignas tirarão vantagem se vocês ficarem com medo, ansiosos ou hesitantes. Quando enfrentamos um grande obstáculo, é de suma importância nos levantarmos e enfrentarmos essa dificuldade com “o coração do rei leão”. É assim que despertamos a condição de vida do estado de Buda que é inerente em nossa vida. Nitiren Daishonin declara isso em Carta de Sado, que ele escreveu durante o exílio na ilha de Sado, uma provação que colocou sua vida em risco.
Sato: Sim. Permita-me ler o trecho ao qual o senhor está se referindo: “Quando um mau governante que está de conluio com sacerdotes de ensinamentos errôneos tenta destruir o ensinamento correto e acabar com um sábio, aqueles que possuem o coração do rei leão com toda certeza atingirão o estado de Buda” (WND-1, p. 302).
Pres. Ikeda: Como podemos ver, Daishonin estava plenamente ciente da verdadeira natureza da perseguição sofrida por aqueles que propagam o ensinamento correto. Ela decorre das tramas e das intrigas de sacerdotes invejosos — ou os assim chamados falsos sábios arrogantes, que constituem o terceiro e mais terrível dos três poderosos inimigos — em conluio com autoridades políticas corruptas para se livrarem de uma pessoa sábia e honesta. Ele compreendia que atingir o estado de Buda dependia do fato de a pessoa conseguir ou não permanecer firme com o coração do rei leão quando enfrentasse uma adversidade assim. A fé corajosa é a espada afiada que derrota todas as funções malignas.
Sato: As perseguições e os obstáculos que a Soka Gakkai enfrentou até agora são o reflexo perfeito daqueles narrados nos escritos de Nitiren Daishonin.
Pres. Ikeda: Nós da Soka Gakkai e da SGI somos as pessoas que estão difundindo o ensinamento de Daishonin no mundo inteiro, exatamente como ele instruiu. É por isso que temos enfrentado dificuldades como aquelas que constam em seus escritos.
Depois dessa passagem que você acabou de ler de Carta de Sado, vêm as seguintes palavras: “Como Nitiren, por exemplo” (WND-1, p. 302). Independentemente das dificuldades que enfrentarmos, devemos continuar a nos empenhar em prol do Kossen-rufu e a nos esforçar para concretizar a paz para toda a humanidade.
Com o corajoso espírito dos leões, vamos continuar a entrar em ação, proclamando a grandiosidade do Budismo de Daishonin e vencendo em todos os nossos empreendimentos. Essa é a essência das atividades da Soka Gakkai.
Os Últimos Dias da Lei são uma “era de conflito” em que os três venenos da avareza, ira e estupidez estão cada vez mais assumindo o controle. É por isso que precisamos ser fortes. Não conseguiremos concretizar nossa nobre causa se formos medrosos. Precisamos ser fortes e corajosos como os leões para protegermos as pessoas boas e diligentes de todos os lugares.
Coragem é outro nome para compaixão
Sato: Há pessoas que são rápidas em intimidar os fracos e em bajular os mais fortes. Um de meus amigos da escola estava outro dia lamentando pelo fato de o chefe dele estar sempre sendo condescendente com os superiores, ao passo que dispensa aos subordinados um tratamento terrível. Considero esse tipo de covarde bajulação e intimidação como uma das causas da corrupção e injustiça sociais.
Pres. Ikeda: É verdade. É por isso que em Carta de Sado, o Buda revela o espírito covarde que é o oposto do “coração do rei leão”. Ele escreveu: “É da natureza dos animais ameaçar o fraco e temer o forte. Nossos eruditos contemporâneos de várias escolas são assim como eles” (WND-1, p. 302).
O certo é os líderes empregarem seu conhecimento e habilidades para servir às pessoas, mas na realidade muitos deles abusam de seu poder e autoridade para intimidar e perseguir as pessoas boas e justas. Essa é a natureza desprezível da arrogância, e é no âmago dela que se encontra a covardia.
Daishonin combateu essa injustiça. Mesmo arriscando a vida, ele repreendeu os líderes que governavam o Japão na época, dizendo-lhes corajosamente que abrissem os olhos para a verdade e que servissem genuinamente ao bem-estar do povo.
Kumazawa: Por que razão ele continua a falar com tanta coragem mesmo sabendo que seria perseguido?
Pres. Ikeda: Daishonin escreveu: “Se eu não proclamar essa razão, não estarei agindo com benevolência” (END-4, p. 64). Deixar de proclamar a verdade teria sido falta de benevolência e significaria deixar as pessoas presas numa vida de sofrimento e infelicidade. É por isso que Daishonin bradou corajosamente.
Bradar diante da injustiça é um ato de supremo bem, de genuína compaixão. Coragem é outro nome para compaixão. A Soka Gakkai herdou esse espírito diretamente de Daishonin.
continua na próxima edição
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