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Um Pai Abraça a Fé

Gosho a ser estudado na Reunião de Palestra de dezembro

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30/11/2013

Um Pai Abraça a Fé

Entenda a frase do Gosho

Lemos nos sutras que comumente, quando a época entra em declínio, sábios e veneráveis, todos, se isolam do mundo, e somente caluniadores, bajuladores, traidores sorridentes e aqueles de princípios desonestos proliferam na terra. Por exemplo, quando o nível da água abaixa, o lago fica perturbado, e quando o vento sopra, o mar nunca fica calmo. Também lemos que, quando se inicia os Últimos Dias da Lei e quando secas, epidemias e grandes tempestades e vendavais ocorrem em sucessão, até mesmo aquele de coração grandioso se torna tacanho1, e mesmo aqueles que buscam o caminho adotam visões errôneas. Os sutras dizem que, consequentemente, pai e mãe, marido e mulher e irmão mais velho e mais novo entrarão em conflito uns com os outros, como caçador e cervo, gato e rato ou falcão e faisão — isso para não mencionar nada sobre as relações entre estranhos (END, v. VI, p. 265).

época entra em declínio — Sakyamuni (fundador do budismo) previu que após seu falecimento o tempo seria dividido em cinco períodos de quinhentos anos, durante os quais o budismo seria propagado, prosperaria e posteriormente cairia em declínio. O período de declínio corresponde ao começo dos Últimos Dias da Lei. Em ordem cronológica: (1) era da emancipação; (2) era da meditação; (3) era do estudo, da recitação dos sutras e do seu aprendizado; (4) era da construção de templos e santuários; e (5) era dos conflitos e disputas por meio dos quais os ensinamentos de Sakyamuni ficarão obscurecidos e perdidos. Vivemos atualmente nesta última era.

últimos dias da lei

O último dos três períodos — primeiros, médios e últimos dias da lei — que se seguiu à morte do buda Sakyamuni, quando os seus ensinamentos perderam a força para conduzir as pessoas à felicidade. No início dos Últimos Dias da Lei, Nitiren Daishonin revelou o Nam-myoho-rengue-kyo.

entrarão em conflito

uns com os outros

Numa era carente de valores é natural que haja conflitos por causa de interesses e egoísmo. Dengyo escreve: “Falando da época, [a propagação do verdadeiro ensinamento começará] quando os Médios Dias da Lei acabarem e os Últimos Dias da Lei começarem. Com relação às pessoas, será propagado entre aquelas contaminadas pelas cinco impurezas que vivem numa era de conflito. O sutra diz: ‘Visto que o ódio e a inveja em relação a este sutra proliferam mesmo quando o Buda vive neste mundo, quão pior então não será após a sua morte?’” (WND, p. 375–376).

Cenário histórico

- Escrito pelo buda Nitiren Daishonin aos irmãos Ikegami em 9 de setembro de 1278.

- O irmão mais velho foi deserdado por causa das tramoias do monge Ryokan que colocou o pai contra os dois irmãos.

- A tensão familiar durou mais de vinte anos.

- Esta carta foi escrita depois que Nitiren Daishonin soube que os dois irmãos venceram a desarmonia familiar; o pai começou a praticar o Budismo Nitiren e a deserção foi revogada.

- Nitiren Daishonin ressalta que a causa da extraordinária vitória dos irmãos está na decidida postura de Munenaga (o irmão mais novo), que seguiu o caminho de mestre e discípulo, não sucumbindo aos Três Obstáculos e às Quatro Maldades.

- Este escrito contém a essência da harmonia familiar e da fé para vencer obstáculos e maldades.

O segredo da harmonia familiar —

Seja o primeiro a respeitar os outros, a ser sincero, alegre, otimista e benevolente

A harmonia familiar é a primeira das cinco diretrizes eternas da SGI. A harmonia famíliar começa com a vitória da fé da pessoa que deseja transformar o ambiente. Essa vitória combate a negatividade, gera a alegria no coração e harmoniza o lar; e ainda provoca ondas de mudança na sociedade. O presidente Ikeda afirma na explanação do Escrito Um Pai Abraça a Fé:

Os sutras budistas em geral afirmam que, quando os Últimos Dias da Lei chegam, as pessoas sábias e dignas desaparecerão, e, ao contrário, caluniadores, bajuladores, traidores sorridentes e aqueles de princípios desonestos proliferarão na terra. Trata-se de uma era maléfica invadida por conspiradores interesseiros que semeiam a desconfiança entre as pessoas. [...] Uma característica especial dessa época degenerada é que conflitos e discórdias se intensificarão não somente entre a população em geral, mas mesmo entre aqueles que têm relações estreitas, como entre pai e filho, marido e mulher, e irmãos (TC, ed. 536, p. 56).

A sabedoria oriunda da prática budista permite reconhecer e vencer os Três Obstáculos e as Quatro Maldades. A espada afiada da fé é a força para romper a inércia numa época em que a energia vital das pessoas diminui devido a avareza, ira e estupidez.

Com o Gohonzon e o Nam-myoho-rengue-kyo superamos a escuridão fundamental decorrente dos Três Venenos e fazemos brilhar o potencial inerente de buda. Assim, ingressamos na órbita da nossa revolução humana. O presidente Ikeda ensina a chave da vitória familiar:

Não devemos permitir que nossa prática budista se torne fonte de discórdia ou conflitos em nossa família. A sinceridade é primordial. Devemos sempre ser sinceros e respeitosos em nosso relacionamento com os outros. Devemos assumir o papel principal sendo alegres e otimistas, e manifestar sabedoria e benevolência para apoiar e abraçar calorosamente os que nos cercam. Nossos contínuos esforços para cultivar essas relações harmoniosas em nosso ambiente são a chave para a vitória na fé, e brilham com a sabedoria do budismo (TC, ed. 536, p. 57).

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