marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Caderno Reunião de Palestra

Santo de casa não faz milagre

Caderno Reunião de Palestra

Um Pai Abraça a Fé

Caderno Reunião de Palestra

Capa

Caderno Nova Revolução Humana

Brilhante amanhecer do Kossen-rufu

Caderno Nova Revolução Humana

Capa

Encontro com o Mestre

Viajar sem sair do lugar

Encontro com o Mestre

Crie espaço e tempo para leitura

Encontro com o Mestre

Capa

Caderno BS Jovem

Livros

Caderno BS Jovem

Desafios de Juventude

Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes

Xô, preguiça!

Editorial

Editorial

Outros

Pelo Mundo

Frase da Semana

Frase da Semana

Vida Diária com o Gosho

Desbrave o caminho da vitória

Encontro com o Mestre

Viajar sem sair do lugar

“Em cada um de vocês existe um vasto campo de infinitas possibilidades, e a leitura é a enxada com a qual cultivarão essa ilimitada fronteira” (BS, ed. 1.462, 30 maio 1998, p. 3.)

download do ícone
ícone de compartilhamento

30/11/2013

Viajar sem sair do lugar

Devorar os livros

“Eu devotava cada minuto que tinha disponível à leitura. Era um leitor voraz. Devorava todos os livros que caíam em minhas mãos. Vocês nem imaginam como o Toda Sensei era rigoroso quando se tratava de leitura. Ele ficava furioso ao ver os jovens absortos com materiais sensacionalistas, e os repreendia severamente: ‘Como é que vocês podem gostar dessa porcaria? Vocês querem ser simplesmente pessoas de terceira ou de quarta categoria? Vocês devem ler os romances épicos, devem ler os clássicos! Não se pode esperar firmar o caráter se não lerem enquanto são jovens! Vocês jamais se tornarão líderes no futuro!’” (BS, ed. 1.786, 5 mar. 2005, p. B3).

Pergunta

“O presidente Toda também sempre me perguntava: ‘O que você está lendo agora?’ Se eu respondesse que estava lendo Emile, de Rousseau, por exemplo, ele me pedia que comentasse o seu conteúdo. Não havia como fingir que havia lido algum livro! Mesmo um mês antes de falecer Toda Sensei ainda perguntava sobre minha leitura. Ele me disse: ‘Um líder jamais deve se esquecer da importância da leitura, aconteça o que acontecer. Estou lendo o terceiro volume do antigo Compêndio de Histórias do Século 18’. Mesmo com seu estado físico enfraquecido, o presidente Toda devotava todos os momentos livres à leitura e à contemplação” (BS, ed. 1.786, 5 mar. 2005, p. B3).

Escale a montanha

“Em certo sentido, ler é como escalar uma montanha (...) Subir num cume escarpado é muito difícil, mas como é grandiosa a alegria sentida ao conquistá-lo com sucesso. Um vasto panorama se encontra à sua frente. Desse ponto de vista privilegiado, pode-se observar como são pequenas as outras montanhas. Podem começar talvez com um livro sobre um assunto que lhes interesse. Depois de terem dominado o básico e desenvolvido um grau de confiança em sua habilidade de leitura, poderão passar para desafios maiores, para livros mais pesados” (BS, ed. 1.786, 5 mar. 2005, p. B3).

Cultive o espírito

“Não importa quanto estudamos, nunca é o bastante. (...) Agora é a época para cultivarem seu espírito por meio da leitura. Isso é o que decidirá tudo. Não há limites para o que seu potencial poderá alcançar se a terra do seu espírito for cultivada e bem nutrida” (BS, ed. 1.786, 5 mar. 2005, p. B3).

Persistência

“Jogar algo como um videogame nos proporciona um prazer momentâneo, mas a leitura proporciona um efeito muito mais duradouro. A leitura exige esforço intelectual e perseverança de nossa parte — devemos utilizar nossa imaginação e ler do início ao fim, palavra por palavra, linha por linha, página por página. Isso parece ser difícil, no entanto, somente poderemos cultivar nosso sentimento e nossa mente à medida que desafiamos a nós próprios. Aqueles que leem grandes obras literárias desenvolvem uma compreensão mais profunda sobre as coisas” (BS, ed. 1.479, 3 out. 1998, p. 3).

Novos horizontes

“O aprendizado de outros idiomas nos permite expandir nossas fronteiras para abraçar outras nações e culturas. A leitura de livros de literatura amplia nossos horizontes, permitindo-nos entrar em contato com outras pessoas e lugares do mundo todo. Algumas vezes, o contato com uma grande obra literária pode modificar completamente o curso de nossa vida” (BS, ed. 1.479, 3 out. 1998, p. 3).

Grande tesouro

“A leitura proporciona acesso livre e ilimitado aos tesouros do espírito humano de todas as épocas e de todas as partes do mundo. As pessoas que sabem disso possuem uma riqueza insuperável” (BS, ed. 1.462, 30 maio 1998, p. 3).

Compartilhar nas