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Conheça o Budismo

O Budismo

O fundador do budismo é o buda Shakyamuni. Ele viveu onde hoje é o Nepal e seus ensinamentos foram compilados na forma de registros escritos denominados sutras, dentre os quais o mais importante é o Sutra do Lótus. Cerca de 100 a 200 anos após o falecimento de Shakyamuni, o budismo subdividiu-se nas vertentes Sthaviravada (Theravada) e Mahasamghika. Ao longo dos séculos o budismo se propagou por praticamente toda a Ásia, até a China, Coreia e Japão. O Budismo de Nichiren Daishonin originou-se de uma dessas vertentes, pelo buda Nichiren Daishonin 1.700 anos depois de Shakyamuni e se tornou universal sem perder a essência do Sutra do Lótus. A propagação em escala mundial do Budismo de Nichiren Daishonin (presente em 192 países e territórios nos quais a Soka Gakkai, fundada em 1930) se deve aos esforços para torná-lo acessível e compreensível às pessoas, sempre respeitando as culturas e tradições. BS conta a história dessa religião milenar repleta de personagens que eternizaram a luta de seu fundador para erradicar o sofrimento da humanidade e construir uma era pacífica.

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21/03/2015

O Budismo

Shakyamuni

Índia (Séc. 5 a.C.)

Sidarta Gautama, também conhecido como Shakyamuni, é o fundador do budismo. Fontes apontam que ele viveu entre 400 e 500 anos a.C., na Índa em Kapilavatsu, onde hoje é o Nepal.

Procurando por uma solução para o sofrimento humano, abriu mão de sua família e da vida sem privações que levava em seu palácio e, nessa busca, se tornou um buda, o iluminado. Sua iluminação consiste na percepção da lei universal da vida.

Dois grandes estudiosos do budismo se destacaram nessa jornada:

–Nagarjuna viveu no século 3, no sudeste da Índia e ficou famoso por sua classificação da doutrina da “não substancialidade ou latência”.

–Vasubandhu viveu na Índia no século 5 e ficou amplamente conhecido por sua doutrina da “somente consciência”.

Tiantai e Dengyo

China (Séc. 6 e séc. 9)

Tiantai nasceu e viveu na China no século 6 e difundiu o princípio dos “três mil mundos num único momento da vida”, fundamentado no Sutra do Lótus de Shakyamuni. Ele fundou a escola Tiantai de budismo na China.

Tempos depois, no século 9, no Japão, outro monge, Dengyo (ou Saicho), trouxe da China vários textos da escola Tiantai que se tornaram a base de estudos e da prática da Tendai, escola budista fundada por ele no Japão.

Nichiren Daishonin

Japão (Séc. 13)

BRADO PELA HUMANIDADE

Os ensinamentos de Shakyamuni, em especial o Sutra do Lótus, e os esforços de Tiantai e Dengyo em compreendê-los são a base teórica da grande realização de Nichiren Daishonin. Quando revelou o Nam-myoho-renge-kyo e inscreveu o Gohonzon, ele tornou acessível à humanidade a lei universal da iluminação de Shakyamuni, fazendo surgir um novo brado pela humanidade. A grandiosidade do Budismo de Nichiren Daishonin está em ensinar a prática do Nam-myoho-renge-kyo e conduzir as pessoas a um modo correto de viver, livre dos sofrimentos. Essa prática é a mais completa porque carrega a essência do Sutra do Lótus e tem a felicidade de cada indivíduo como ponto de partida.

O legado de Daishonin é uma batalha constante contra as adversidades e perseguições; uma jornada em prol da verdade e da justiça na construção de uma nova história.

Nichiren Daishonin nasceu em 1222, no Japão.

Com 12 anos, entrou para o templo Seicho-ji e estudou os ensinamentos budistas em sua totalidade. Percebeu que as correntes budistas dominantes da época desviavam-se do Sutra do Lótus — a essência do pensamento de Shakyamuni.

Determinado, possibilitou o renascimento do budismo ao revelar o Nam-myoho-renge-kyo (a lei fundamental inerente a todos os seres vivos e ao universo) a partir do amplo estudo que fez do Sutra do Lótus.

Soka Gakkai

(193O)

Há mais de 700 anos, Nichiren Daishonin afirmou que seus ensinamentos se expandiriam para o mundo inteiro. Este era o grande desejo do buda. Contudo, o budismo ficou restrito por sete séculos a alguns templos no Japão. Foi somente com o surgimento da Soka Gakkai e, principalmente, pela dedicação dos três presidentes, Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda, que as palavras do buda Nichiren Daishonin ganharam vida.

Fundação da Soka Gakkai

Em 1928, um fato mudou radicalmente a vida dos educadores TSUNESABURO MAKIGUCHI e JOSEI TODA. Eles foram apresentados ao Budismo de Nichiren Daishonin por um diretor escolar. Ao se aprofundarem no estudo e na pesquisa do budismo, encontraram no ensinamento as convicções humanistas de valor defendidas por eles.

Convictos de suas ideias, fundaram em 18 de novembro de 1930 a Soka Kyoiku Gakkai, literalmente Sociedade Educacional de Criação de Valores, a predecessora da Soka Gakkai. Nessa mesma data, publicaram o livro Sistema Pedagógico de Criação de Valor (Soka Kyoikugaku Taikei). O professor Makiguchi tornou-se o primeiro presidente da organização.

O professor Josei Toda assumiu a liderança da organização em 3 de maio de 1951 e se engajou num amplo movimento de expansão do Budismo de Nichiren Daishonin no Japão, assim como desejava o buda, com a conversão de 750 mil famílias antes de falecer em 2 de abril de 1958.

Três Mestres da Soka Gakkai

Tsunesaburo Makiguchi

1º presidente

(06/11/1871-18/11/1944)

Como educador baseava sua filosofia educacional naquilo que chamava de “teoria da criação de valor” — o propósito da vida é a felicidade. Encontrou no budismo a expressão da filosofia humanista de valor por ele defendida. Em 1930, fundou a Soka Kyoiku Gakkai (predecessora da Soka Gakkai).

JOSEI TODA

2º presidente

(11/02/1900-02/04/1958)

Josei Toda foi discípulo de Tsunesaburo Makiguchi e, junto de seu mestre, foi preso durante a Segunda Guerra Mundial por não aceitar a imposição do governo militar em unificar as religiões e adotar o talismã xintoísta. Após dois anos em cárcere foi libertado. Sozinho, iniciou a reconstrução da Soka Gakkai.

DAISAKU IKEDA

3º presidente

(02/01/1928)

Daisaku Ikeda e Josei Toda se encontraram pela primeira vez em 14 de agosto de 1947 em uma reunião de palestra. Após dez dias, o jovem Ikeda converteu-se ao budismo. Foram pouco mais de dez anos de convivência e, juntos realizaram um movimento de ampla propagação do budismo pelo Japão com a conversão de mais de 750 mil novas famílias.

3 de maio de 196O

Neste dia, DAISAKU IKEDA assume a terceira presidência da Soka Gakkai. Decidido a impulsionar os ideais Soka, no mesmo ano parte ao exterior para estruturar a organização em esfera mundial e estreitar os laços de amizade entre os povos. O presidente Ikeda afirma que a Soka Gakkai é a única organização que coloca em prática os ensinamentos budistas expostos pelo buda Nichiren Daishonin.

Fundação da SGI (1975)

A Soka Gakkai Internacional (SGI) foi fundada no dia 26 de janeiro de 1975. É uma instituição mundial que agrega as organizações (Soka Gakkai) de cada país e território.

O surgimento da SGI assinalou um expressivo avanço na expansão do movimento pelo kosen-rufu e cumpre o grande desejo do buda Nichiren Daishonin — o bem-estar e a felicidade de toda a humanidade.

Com o estabelecimento da organização foi possível realizar, de maneira mais efetiva, atividades voltadas à paz, cultura e educação nos países em que está presente. Hoje, a SGI se encontra em 192 países e territórios.

Na ocasião de sua fundação, o presidente Ikeda disse: “Espero que não busquem florescer a si próprios; desejo que terminem a sublime existência plantando a semente da paz mundial que se chama Lei Mística. Eu também farei assim”.

Auditório do Grande Juramento (2O13)

No dia 18 de novembro de 2013, foi inaugurado o Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu no Japão. Este é o grande palácio do juramento seigan de mestre e discípulo onde as pessoas do povo oram profundamente para estabelecer o ensinamento correto para a paz na Terra.

O supremo desejo do Buda é construir um mundo de incentivos no qual cada pessoa tenha sua dignidade respeitada e valorizada. A Soka Gakkai é a única organização que põe em prática esse grande desejo. Com a inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, foi assentada a base de um significativo modelo religioso mundial em prol das pessoas.

“Este grande palácio é a suprema torre de tesouro entre os seres humanos onde os cidadãos do mundo da Lei Mística se reúnem superando quaisquer diferenças e incentivam-se e avançam contínua e ininterruptamente rumo ao juramento seigan: paz, tranquilidade e felicidade de cada pessoa; prosperidade da sociedade, paz do mundo e transformação do destino da humanidade” (BS, ed. 2.203, 16 nov. 2013, P. A1).

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