Notícias
BS
Graduados na sabedoria e na ação
Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da BSGI promove Exame de Budismo 2017 de Admissão, 1° e 2° Graus em todas as regiões do país, totalizando 19 mil participantes
30/09/2017

Na manhã de 24 de setembro, tudo já estava organizado mesas e cadeiras posicionadas para a tradicional atividade da organização o Exame de Budismo. Exatamente às 10 horas, iniciava em 436 locais em todo o Brasil, de leste a oeste, para cerca de 19 mil associados que prestaram para Admissão, 1° e 2° Graus.
O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, enviou considerações aos envolvidos louvando seus incansáveis esforços para a promoção e participação nessa importante atividade.
Em São Paulo, SP, na Zona Norte, Paulo Endo, coordenador do DEB da BSGI, tranquilizou os participantes sobre o exame e enfatizou que o mais importante é que a ida até a atividade naquele dia já os aprovava no quesito prática da fé. Também lembrou que o presidente Ikeda estava acompanhando os acontecimentos e enviando sinceras orações para o sucesso total. “O mais importante é participar com o sentimento de ‘eu vou me fortalecer na prática da fé nem que seja com uma palavra de Nichiren Daishonin’. Este é o espírito desta atividade. Ikeda sensei está pessoalmente recitando daimoku para os senhores; não se preocupem, todos já são vencedores.”
Também em São Paulo, SP, na Zona Leste, Miguel Shiratori, presidente da BSGI, agradeceu o empenho de todos, inclusive das pessoas que apoiaram nos preparativos. “Os esforços empreendidos em prol do kosen-rufu geram boa sorte em nossa própria vida. O estudo do budismo é para aplicar na vida diária e com isso vencer com sabedoria. Vocês são vitoriosos por terem chegado até aqui. Todos já venceram”.
Vencer a si mesmo
Ultrapassar obstáculos e vencer foi a determinação que moveu os participantes que mergulharam no estudo do budismo com o objetivo de aplicar na vida o conhecimento obtido e transmitir a outras pessoas a grandiosidade do Budismo de Nichiren Daishonin.
No Rio de Janeiro, RMs Caxias e Meriti, Sub. Grande Rio, CSMRJ, o exame foi realizado na sua maioria em estabelecimentos educacionais, contando com a colaboração de líderes e grupos de apoio. Os preparativos e a recepção dos candidatos começaram logo cedo.
Na RM Meriti, os membros desafiaram suas circunstâncias com base na prática da fé e comprovaram alegremente vitórias aplicando o princípio “fé, prática e estudo”. Houve efetiva participação de todos os distritos.
A RM Caxias contou com a presença de novos associados assim como outros que se desafiaram com grande espírito de luta e foram vencedores.
O período de aplicação do exame foi tranquilo e, no término, a comissão de apoio parabenizou a todos com a entrega de certificado de participação.
Na “Capital da Esperança”, Brasília, cerca de 450 pessoas estiveram no evento. Júlio Kosaka, presidente do conselho orientador da BSGI, visitou os locais de exame e cumprimentou os membros. “Budismo é fé, prática e estudo. Não é porque a palavra ‘estudo’ está em terceiro lugar que é menos importante. O estudo está no mesmo nível da fé e da prática. Mesmo na vida diária necessitamos do estudo para elevar nossa condição de vida. Precisamos tomar consciência disso. O Buda salva as pessoas pela palavra escrita. O estudo do budismo se relaciona diretamente com a nossa vida, por isso, precisamos estudar com essa seriedade.”
Olimpíada da DE
A Divisão dos Estudantes (DE) da BSGI também não ficou de fora do exame e os jovens da DE-Futuro e DE-Esperança participaram da Olimpíada de Budismo da DE. Com uma linguagem totalmente voltada para os estudantes, em sua maioria, na mesma data e local que o Exame de Budismo de Admissão, 1° e 2° Graus, eles também fizeram parte desta tradicional atividade da organização.
Depoimentos
“Estudei aos poucos ao longo dos meses e intensifiquei o ritmo nas últimas semanas. É uma oportunidade de adquirir mais conhecimento, desenvolver a sabedoria e se capacitar para passar conhecimento aos membros. Também nos impulsiona a ampliar o estudo, ir além do BS e buscar o Gosho. É um momento em que a gente se sente mais perto da organização e mais próximo das pessoas.”
Elizabeth Alves de Morais, DF, RM DF-Sudoeste, Sub. Distrito Federal, CRE Oeste
“Tenho quatro meses de prática e, com os incentivos do meu apresentador, fiz a prova. Mesmo em meio às aulas e aos compromissos da faculdade, eu me esforcei ao máximo para estudar as matérias e participar das atividades de estudo. Minha decisão é de colocar tudo o que aprendi cada vez mais em prática na minha vida diária e continuar estudando e me preparando para o Exame do 1º Grau.”
Arthur Henrique Goulart da Silveira, DMJ, RM Méier, Sub. Méier, CCSF
“Aprendi que é muito importante participar da Olimpíada de Budismo da Divisão dos Estudantes (DE) para aprender sobre a vida dos Três Mestres e da Soka Gakkai. Estou muito feliz por conseguir participar. Me esforcei nos estudos da escola e também no estudo do budismo para ser vitorioso.”
Carlos Zacharias Pinto de Oliveira Santos, DEM, RM Alcântara, Sub. Niterói, CSMRJ
Compartilhar nas