Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Uma esperança para a Amazônia

Projeto Semear, em conjunto com Cepeam e Panasonic, é lançado no Dia da Árvore

ícone de compartilhamento

30/09/2017

Uma esperança para a Amazônia
DA REDAÇÃO / COLABORAÇÃO LOCAL

“Quando a Amazônia mostra seu sorriso, a humanidade sente-se aliviada. Quando a Amazônia adoece, a humanidade também padece”. (BS, ed. 1.579, 11 nov. 2000, p. A10)

O trecho acima faz parte da mensagem que o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, enviou em virtude do diploma de mérito e do título de membro correspondente da Academia Amazonense de Letras (AAL) que a cidade de Manaus lhe concedeu no ano de 2000.

A solenidade de lançamento do projeto Semear, com o plantio inicial de 30 mudas aconteceu, na manhã do dia 21, com a parceria firmada entre o Instituto Soka— Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam) com a Panasonic do Brasil e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) resultou no projeto Semear, que tem por objetivo o plantio de mil mudas de espécies amazônicas no aeroporto internacional Eduardo Gomes.

César Ueda, gerente-geral da Panasonic em Manaus, ressaltou que a parceria com Cepeam, no projeto Semear, foi motivada pelo trabalho sério e idôneo do instituto. “O Cepeam tem uma trajetória de ideais e contribuição em prol do meio ambiente, que é muito próxima com a visão que a Panasonic tem nesse sentido, que é o de perceber o ambiente externo e o ser humano como parte de um todo”, observou.

Odone Bizz, superintendente em exercício da Infraero, disse que a iniciativa do projeto Semear é pioneira para os gestores de aeroportos no Brasil. “Sem dúvida é um marco. É o início de uma parceria que deve ter dedicação nesta área socio-ambiental. Temos de ter responsabilidade em dar continuidade a um projeto de importância ímpar para a nossa cidade, que será devidamente cuidado por todos nós”, ressaltou.

“Essa parceria também possibilitou a realização da Academia Ambiental, em que mil estudantes do ensino fundamental de dezoito escolas da rede municipal de educação serão capacitados sobre o tema educação ambiental com pesquisadores do Cepeam e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)”, informou Edson Akira Sato, presidente do Cepeam.

Vara ambiental

No mesmo dia, no período da tarde, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, palestrou na solenidade dos vinte anos da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), do Tribunal de Justiça do Amazonas.

O tema da palestra foi “A Educação Humanística Soka e o Meio Ambiente”.

Entrevista

Como chegou à parceria com o Instituto Soka para este projeto?

Buscávamos uma instituição para nos dar suporte neste projeto de arborização. A princípio pensamos em uma arborização aos arredores de nossa fábrica, pois já tínhamos uma autorização da Suframa, e nos indicaram o Cepeam. Iniciamos um diálogo que acabou nos dando a opção de parceria com a Infraero e lançamos o projeto no aeroporto. Nossos objetivos até o ano de 2030 de a empresa se tornar verde [empresa que adota práticas sustentáveis] que contribui para a sociedade e o meio ambiente.

César Ueda, gerente-geral da Panasonic em Manaus

Compartilhar nas