Pioneiros
BS
Fé constante e inabalável
Comprovar a vitória e a veracidade do Budismo de Nichiren Daishonin no local em que vive. É desta forma que Yasuhiro Urabe expande a prática budista cheio de disposição e felicidade
14/10/2017

Yasuhiro Urabe, consultor da RM Vale do Aço, compartilha sua jornada de desafios, superações e uma existência dedicada à expansão do Budismo de Nichiren Daishonin na região em que consolidou suas vitórias.
Após ter vivenciado a guerra no Japão, Yasuhiro Urabe, seus irmãos e os pais chegaram ao Brasil em 1960 em busca de amplas perspectivas. Acomodaram-se na cidade de Vargem Grande, interior de São Paulo, na fazenda em que começaram a trabalhar na plantação de tomate e também numa granja. Após três meses de árduo trabalho e difícil adaptação no novo país, devido à pouca experiência com agricultura, Yasuhiro e sua família partem para a São Paulo e iniciam trabalhos em uma fábrica de peças de automóveis.
“Em 1962 uma nova história foi reescrita. Até meus 18 anos, de tempos em tempos, sempre nos mudávamos em busca de uma vida menos miserável e foi em Ipatinga, interior de Minas Gerais, num pequeno arraial que começamos uma nova vida.”
Por intermédio de um amigo, seu pai, seu irmão e ele foram admitidos na Usiminas.
Na ocasião, japoneses eram convidados por Kenji Iwao, que trabalhava com Yasuhiro, a participar de pequenas reuniões de filosofia budista realizadas em sua casa. Apesar da dificuldade com a língua, não desistia, e de forma simples falava sobre o budismo para os companheiros.
“O Sr. Iwao tinha uma convicção incrível. Ele nos incentivava a recitar gongyo e daimoku de manhã e à noite durante três meses. Com o início da prática, sentíamos uma diferença e mais disposição para enfrentar os desafios diários. Logo sentimos uma grande mudança em nossa vida e criamos esperanças. Em 8 de agosto de 1965, nos convertemos ao Budismo de Nichiren Daishonin.”
Nova história
Após a conversão de Yasuhiro Urabe e família, os benefícios da prática budista começaram a surgir. Ele foi promovido na empresa, conseguiu carro e casa próprios, e assumiu como líder da organização.
“Em meados de 1985, eu me dedicava incansavelmente à organização e, inesperadamente, meu pai ficou contra ela. Todas as vezes que voltava das atividades, à noite, ele me agredia verbal e fisicamente. Ouvia calado e a única palavra que dizia era hai (“sim”, em japonês).Nunca revidava suas agressões, ajoelhava e abaixava a cabeça.”
Como filho mais velho, Yasuhiro cuidou de seus pais proporcionando o melhor para que eles prorrogassem sua existência. Sua mãe faleceu aos 87 anos, e seu pai, aos 98 de forma natural.
“Foi por meio da Gakkai que conheci minha esposa. Certa vez viajei rumo a São Paulo para participar de uma atividade, e foi nesse momento que iniciamos nossa jornada juntos. Nós nos casamos, tivemos três filhos, sempre seguindo as orientações de Ikeda sensei.
Expansão da vida
Desde que se convertera ao Budismo Nichiren, Yasuhiro acalentava em seu coração o sincero objetivo de voltar à terra do sol nascente, Japão, e ir ao encontro do Mestre com uma situação melhor do que quando havia saído de lá.
“Foi em 1970 que concretizei o sonho de participar do Curso de Aprimoramento da SGI. Retornei a um Japão totalmente reconstruído e era dessa forma que eu também me sentia.”
Yasuhiro Urabe retornou das terras do Mestre ainda mais fortalecido e determinado a criar uma grande expansão do Budismo de Nichiren Daishonin em sua localidade. Em 1973 foi fundado o Distrito Horto, em 1977, o Capítulo Ipatinga. As reuniões eram realizadas na casa dele.
“Em 1987, foi fundada a Regional Ipatinga com cerca de duzentas famílias. Mantendo um laço estreito com a sociedade local, em 1998, foi realizada a exposição Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo na Fundação Acesita, na cidade vizinha Timóteo, que em 2005 concedeu moção de aplausos ao presidente Ikeda.”
A consolidação do Budismo de Nichiren Daishonin em Ipatinga, cidade em que Yasuhiro e sua família moram, se deu devido à forte união e ao empenho de todos os membros.
“Não poupamos esforços para expandir a organização e os ideais de Ikeda sensei para as pessoas e à sociedade. Fruto disso foi o título de cidadão honorário de Timóteo concedido ao presidente Ikeda. Com a reestruturação da organização em julho de 2000, foi criada a RM Vale do Aço. E em 9 de dezembro de 2001, com muito esforço, foi inaugurado um local para as atividades.”
Eterna gratidão
Os companheiros da RM Vale do Aço se esforçam continuamente com o objetivo de expandir o budismo para novas pessoas.
“Cheguei ao Brasil com poucas esperanças, mas foi por meio da prática e das orientações de Ikeda sensei que mudei a vida. Em todos os momentos carrego os dizeres do Gosho Abertura dos Olhos. Ao olhar toda a trajetória de 55 anos de prática e 79 de idade, não tenho nenhum arrependimento. Desde que me aposentei, há vinte anos, faço três horas de daimoku diariamente com o único sentimento de proteger o casal Ikeda e todos os associados da organização.”
A felicidade maior de Yasuhiro Urabe é ver toda a família atuando ativamente na organização e se dedicando ao mesmo ideal do Mestre. Para sua grande alegria, assim como ele, suas filhas Midori Urabe e Harumi Urabe também foram ao encontro do presidente Ikeda no Japão em março de 2010 e agosto de 2017, respectivamente, selando o juramento da família de sempre se dedicar ao kosen-rufu.
“A palavra gratidão é a que norteia minha vida. Como consultor da RM Vale do Aço, eu me sinto jovem, atuo na organização com alegria. Minha decisão é continuar a me esforçar em prol do kosen-rufu pela gratidão ao Mestre e aos companheiros.”
Ipatinga
Dados
Estado: Minas Gerais
Cidade: Ipatinga
Gentílico: ipatinguense
Característica: Ipatinga é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Pertence à Região Metropolitana do Vale do Aço e se localiza a leste da capital do estado. A cidade fica exatamente no local em que as águas do rio Piracicaba se encontram com o rio Doce. Na “Vila Operária”, o crescimento da população não industrial induziu o surgimento de novas divisões sem relação com o núcleo da Usiminas no decorrer da segunda metade do século 20, apesar de a indústria ainda representar a principal fonte de renda municipal. A manutenção da atividade industrial na região contribuiu para a formação da Região Metropolitana do Vale do Aço, que corresponde a um dos principais polos urbanos do interior do estado. Ipatinga tem papel fundamental como empregador para as cidades ao redor, e em 2011, gerava 68,9% do Produto Interno Bruto (PIB) metropolitano.
Dados da Organização
RM Vale do Aço
Qtde. de famílias: 362
Qtde. de membros: 448
Composta por: 3 distritos
8 comunidades
16 blocos
Pertence à CGRE — CRE Leste — Sub. Minas Gerais
Compartilhar nas