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Elevar a condição de vida e vencer os “oito ventos”
Para saber mais sobre o estudo desta edição, leia as respostas do Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da BSGI
13/10/2018
A prática do Budismo de Nichiren Daishonin, que visa à transformação da própria vida, é embasada no princípio budista da “fé, prática e estudo”. Esse exercício diário é necessário para manifestar a sabedoria e perceber as manifestações dos “oito ventos”. O presidente Ikeda afirma que “Sábio é quem permanece imperturbável pelos ‘oito ventos’ — é a pessoa que busca a felicidade absoluta com um espírito inabalável. Esse é o ponto máximo da prática do Budismo de Nichiren Daishonin”.
Daishonin recomenda: “Nunca perca a sua compostura. Não seja controlado por seus desejos nem pelo seu interesse por status ou por seu temperamento”.
Se nosso comportamento e nossa mente são governados por ganhos e perdas de curto prazo ou baseados na opinião pública, nós nos tornaremos obcecados com o que pensam sobre nós. Calcar a felicidade em um dos oito ventos gera instabilidade e fragilidade porque os ventos mudam de direção a todo momento.
Quando a mente está sob controle a pessoa se sente confiante, calma, sábia e feliz, nada do que acontece fora diminui seu entusiasmo e sua forma fraternal de tratar as outras. Ela se torna feliz de verdade na prosperidade ou no declínio, na honra ou na desgraça, no elogio ou na censura, no prazer ou no sofrimento; e sua forte energia vital influencia o ambiente.
2 - Por que não podemos ser influenciados por aspectos que na sociedade são considerados positivos como a prosperidade e a honra, por exemplo?
Como seres humanos, não há nada de errado em desejar a prosperidade, merecer a honra e o elogio ou desfrutar prazeres, pois tudo isso faz parte da vida. O problema está no apego demasiado, ou seja, as pessoas viverem em função de coisas efêmeras.
Os “oito ventos” são oito condições ou circunstâncias que impedem as pessoas de avançar ao longo do caminho da iluminação. Os seres humanos são frequentemente dominados por seus apegos a prosperidade, honra, elogio e prazer, ou então por sua aversão a declínio, desgraça, censura e sofrimento.
Por outro lado, dedicar-se ao nobre propósito do kosen-rufu ou da paz mundial e felicidade de todos possibilita elevar e fortalecer a condição de vida de uma pessoa tal qual a de um bodisatva. Uma pessoa com elevada condição de vida também não vacila quando enfrenta o declínio, a desgraça, a censura ou o sofrimento. Ela não se deixa levar ao sabor dos oito ventos, ao contrário, enfrenta-os e segue adiante em seu caminho para o autodesenvolvimento e a felicidade.
Na carta intitulada Os Oito Ventos, Nichiren Daishonin diz: “Pessoas sábias são assim chamadas porque não são levadas pelos oito ventos (...). Não ficam exultantes pela prosperidade nem aflitas pelo declínio. Os deuses celestiais seguramente protegerão aquele que não se curva diante dos oito ventos” (CEND, v. II, p. 53).
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