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Encontro com o Mestre

O significado do aprimoramento por meio do estudo do budismo

Sabedoria para criar a felicidade e a paz (Parte 83)

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30/03/2019

O significado do aprimoramento por meio do estudo do budismo

2.1 O caminho resplandecente de mestre e discípulo Soka

 

INTRODUÇÃO

Desde a época do primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, os associados vêm se empenhando nos “dois caminhos da prática e do estudo”, exatamente conforme o Gosho, em seu dia a dia como praticantes. Ao relembrar a solene história da nossa organização budista, o presidente Ikeda nos orienta a seguir com firme prática e persistente estudo ao trilharmos o esplêndido caminho de mestre e discípulo Soka.

  

DISCURSO DO PRESIDENTE IKEDA

Artigo intitulado “Os Dois Caminhos da Prática e do Estudo São o Resplandecente Caminho do Ser Humano”, publicado na revista Daibyakurenge de setembro de 2006

 

Há um escrito de Nichiren Daishonin que o primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, mantinha sempre perto de si. Preservo este precioso Gosho como um tesouro essencial da Soka Gakkai.

 

Há nele uma frase sublinhada em vermelho, especialmente mais forte, e marcada com duplo círculo:

 

Empenhe-se nos dois caminhos da prática e do estudo. Sem prática e estudo não pode haver budismo. Deve não só perseverar como também ensinar aos outros. (CEND, v. I, p. 405)

 

Makiguchi sensei empenhou-se nos “dois caminhos da prática e do estudo” conforme esse trecho de O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos. Ele recebeu os ataques dos “três obstáculos e quatro maldades” que, disputando entre si, surgem para tirar nossa concentração, e leu o Gosho com a própria vida também durante a perseguição que ocasionou sua prisão. É um grande contraste com o clero, que temendo a opressão das autoridades militares covardemente apagou trechos do Gosho.

Mesmo nos atrozes interrogatórios, Makiguchi sensei afirmou solenemente o grande espírito do “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra” (rissho ankoku), e realizou diálogos budistas com sincera dedicação, inclusive com os carcereiros. Ele continuou a estudar a grande filosofia do mundo [a filosofia de Immanuel Kant (cf. BS, ed. 1.647, 13 abr. 2002, p. A3)], tendo como base o budismo até o momento em que faleceu.

Essa foi a rota, da prática e do estudo, aberta pelo fundador da Soka Gakkai, estrada que avança tornando-se a nova luz para todo o planeta. E esse caminho indica qual a ação essencial no budismo — evidenciar o sublime e verdadeiro aspecto como ser humano.

“Tanto a prática como o estudo surgem da fé” (CEND, v. I, p. 406). Se aprofundarem a fé, avançarão na prática e no estudo. Ao avançar na prática e no estudo, se aprofundarão na fé. É em meio ao encadeamento dessa relação de causa e efeito que emerge o benefício que extingue o mal e origina o bem, decide-se a felicidade e se acumula eterna boa sorte.

Se não existissem os “dois caminhos da prática e do estudo”, seríamos como um avião voando sem destino, sem altitude definida e sem reabastecer. Vaguearíamos até perder a velocidade e, uma vez que nos encontrássemos numa turbulência, cairíamos.

A pessoa que mantém a prática e o estudo trilha pelo caminho vitorioso da extrema nobreza como ser humano e se torna alguém que jamais retrocede, vencendo sem falta.

Questões como fama não passam de efêmeras ilusões — as ações é que formam a verdadeira imagem das pessoas íntegras.

As componentes da Divisão Feminina (DF), nossas mães Soka, não importando quanto fossem caluniadas e ofendidas, continuaram falando sobre a felicidade última chamada Lei Mística para todos de forma bravia e com forte tenacidade. Onde mais haverá imagens heroicas tão sublimes?

Uma integrante da Divisão Feminina, na época inicial da nossa organização, não pôde frequentar a escola por causa da guerra abominável que tomou conta do Japão. De forma magnífica, contornando aquela situação, ela concretizou shakubuku num professor universitário. Ao receber essa notícia, o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, sorriu com plena satisfação. Nós, que presenciamos a cena, jamais nos esquecemos daquele momento.

O que os traidores que renegaram nossa organização e se tornaram fanáticos têm em comum é o desleixo com a cadência, a constância e o sério princípio dos “dois caminhos da prática e do estudo”. Eles são pretensiosos, arrogantes, vaidosos.

Se o movimento da prática e do estudo, que segue rumo à felicidade absoluta, for interrompido, causará a estagnação da vida. Pode-se dizer que, quase impreterivelmente, nascem desse marasmo a arrogância, a decadência, o rancor e o ódio aos praticantes (onshitsu). Toda sensei advertiu rigorosamente: “Um líder que não se dedica à prática e ao estudo apenas confunde os membros”.

As explanações da Universidade Toda incluíam, junto com o estudo de todas as disciplinas educacionais existentes,  o estudo do budismo. Aprendi de forma profunda e aguçada o escrito A Entidade da Lei Mística, que fala sobre o “acúmulo das comprovações”. Foi de fato um rigoroso aprimoramento tal qual o sério exercício de um hábil espadachim.

Quando foi concluída a Universidade Toda, sensei me entregou o certificado de conclusão feito por ele num pequeno e simples papel. Houve pessoas que riram. No entanto, eu o recebi como a mais honrosa das “profecias (kibetsu)1 do intelecto”, inserindo nele o “seigan do ato de saldar as dívidas de gratidão”.

Tenho convicção de que foi este ichinen — fortes sentimento, pensamento e determinação — que se frutificou nos dias de hoje em mais de duzentos títulos acadêmicos honorários do mundo. Essa é a comprovação de mestre e discípulo que praticaram ininterruptamente a “Lei do renge [lótus]” das “sutilezas de causa e efeito” (cf. CEND, v. I, p. 440). [Até novembro de 2018, haviam sido entregues 384 títulos de honoris causa ao presidente Ikeda.]

O Dr. Arnold J. Toynbee, historiador que admiro, dizia que mesmo que ele não sentisse vontade, impunha para si, de forma rigorosa, a realização de atividades diárias, sem falta, todas as manhãs. Ele mesmo iniciava essas atividades e administrava sua agenda.

Leiam o Gosho, mesmo que seja uma única frase. Falem sobre o budismo, mesmo que seja apenas uma frase ou verso. É por realizar a prática, emitir a voz e movimentar o corpo que a vida se renova, e ao entrar em harmonia com o movimento do grande universo inicia um novo ciclo.

Ao expandir o Budismo de Nichiren Daishonin para cumprir o juramento feito ao meu mestre da vida, Josei Toda, venho me dedicando resolutamente nos “dois caminhos da prática e do estudo”.

Minha decisão de continuar me empenhando no estudo do budismo não mudou nem um pouco. Porque não existe o caminho radiante de mestre e discípulo longe dos “dois caminhos da prática e do estudo”.

 

 

2.2  Estudar o Budismo de Nichiren Daishonin já é em si a vitória 

 

INTRODUÇÃO

Em setembro de 2002, quando foi realizado o Exame de Budismo para Grau Médio em todo o Japão, Ikeda sensei visitou um dos locais de exame em Hachioji e incentivou calorosamente os participantes que estavam com uma expressão tensa.

  

DISCURSO DO PRESIDENTE IKEDA

Incentivo proferido no Exame de Budismo de Grau Médio em 29 de setembro de 2002, em Tóquio, Japão.

 

Sou realmente grato pelos seus esforços de hoje, neste dia de descanso [domingo]. O Budismo de Nichiren Daishonin é a filosofia da humanidade que elucida toda a essência do universo. Somente o budismo contém a grande e eterna filosofia universal.

 

Nichiren Daishonin afirma:

 

Empenhe-se nos dois caminhos da prática e do estudo. Sem prática e estudo não pode haver budismo. Deve não só perseverar como também ensinar aos outros. Tanto a prática como o estudo surgem da fé. (CEND, v. I, p. 405)

 

Se os “dois caminhos da prática e do estudo” deixarem de existir, não mais existirá o budismo. Ninguém mais poderá se tornar buda.

Deve haver hoje pessoas que vieram de longe, e também aquelas que estão cansadas. Em meio a isso, vocês se reuniram para aprimorar o estudo do budismo (kyogaku). Todo esse esforço é em prol de si mesmos — o caminho para acumular grande boa sorte. São vocês que, existência após existência, serão respeitados e admirados como grandiosos filósofos, mais que proeminentes acadêmicos.

Empenhem-se ao máximo no exame de hoje, independentemente do resultado. Todos os desafios pelo kosen-rufu se tornarão a eterna boa sorte e também uma profunda recordação. O importante é recitarem daimoku.

Não há dúvida de que é Nichiren Daishonin quem mais elogia vocês, que se empenham nos “dois caminhos da prática e do estudo”. Ele é a pessoa que despertou e desenvolveu a suprema compreensão sobre o budismo. Nem as autoridades nem pessoas famosas conhecem profundamente o Budismo Nichiren.

O budismo é o princípio eterno que permeia o universo e a vida e ensina o fundamento e a essência para a edificação da felicidade. Se a sociedade menosprezá-lo ou evitá-lo, não haverá felicidade por toda a eternidade. Não conquistaremos a paz.

São vocês os pioneiros da propagação do grandioso budismo na história da humanidade.

Por favor, façam o exame confiantes.

O fato de se reunirem no local de estudo do budismo e de estarem aqui já é, em si, a vitória. Vocês estão construindo a história e se tornarão a força motriz da grandiosa prática da fé de si mesmos. Realmente muito obrigado!

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