marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Matéria Grupo Coração do Rei Leão

Como perpetuar o sentimento de mestre e discípulo?

download do ícone
ícone de compartilhamento

Grupo Coração do Rei Leão da Coordenadoria Norte-Oeste Paulista (CNOP)

09/12/2023

Como perpetuar o sentimento de mestre e discípulo?

Um dos questionamentos comuns de líderes da Divisão dos Estudantes sempre foi como perpetuar o sentimento de mestre e discípulo entre as gerações de jovens e estudantes que viveriam numa época em que sensei não estaria mais em vida.

Para nossa tristeza, essa época chegou. Nosso querido mestre, aos 95 anos, transcendeu sua nobre existência, deixando um legado inesquecível na história da humanidade. E, daqui em diante, qual o nosso papel e de que forma devemos atuar para que as próximas gerações vivam e sintam sensei no coração e nas ações?

Considerando os fatos e as turbulências sociais que estão ocorrendo, torna-se ainda mais relevante nos empenhar ao máximo na criação de valor na Divisão dos Estudantes e na Divisão dos Jovens, visando um futuro de paz. Cabe aos que estão vivendo na órbita do Mestre se lançarem à missão de lutar, mais que nunca, pelo fim da miséria humana, tornando os jovens a força propulsora da Soka Gakkai na sociedade, tendo sempre como ponto primordial a relação de mestre e discípulo.

Um jovem líder do Japão relatou durante um curso de aprimoramento da SGI que, no episódio do festival de 1990 no Brasil, Ikeda sensei não pôde participar, apesar da luta dos jovens para chamar o Mestre. Os jovens ficaram tristes, porém se levantaram para realizar um festival maravilhoso. Esse movimento tocou o coração do Mestre que ficou muito sentido por não poder ir ao festival, pois percebeu que os jovens estavam se esforçando para encontrá-lo. Naquele momento, pegou uma bandeirinha e ficou andando na sala fazendo o pique-pique e falando Banzai! [‘Viva!’] para os jovens do Brasil. Quase ninguém viu isso, mas percebi quanto o coração dos jovens do Brasil estava próximo ao de Ikeda sensei e, depois disso, senti quanto a Divisão dos Jovens do Brasil cresceu.

Que magnífico relato!

Mesmo não vivendo a mesma época que os presidentes Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, conhecemos e lutamos pelos mesmos ideais de paz e de educação pelos quais eles tanto sonhavam devido à luta do discípulo de perpetuar o sentimento dos mestres. Agora chegou o nosso momento de, por meio da nossa postura e das vitórias, mostrar a grandiosidade de Ikeda sensei e fazer brotar na vida das pessoas o verdadeiro juramento do discípulo de corresponder eternamente ao Mestre.

Nossa missão é ainda mais grandiosa por mantermos e transmitirmos fielmente os ideais e direcionamentos de sensei atuando com sinceridade e gratidão com o espírito de “O que o Mestre faria agora?” e “Como ele agiria nesta situação?”.

O presidente Ikeda mencionou Johann Wolfgang von Goethe, o qual afirmou que “Um bom professor extrai o melhor dos seus alunos e as ações deles, por sua vez, ramificam-se infinitamente”.1 E o próprio sensei concluiu que “Expandir ilimitadamente novas vitórias e agregá-las às notáveis realizações do mestre constitui a honrosa luta do discípulo”.2

Portanto, cabe aos discípulos Ikeda dar continuidade à “história de vitórias e de conquistas na qual o drama de mestre e discípulo brilhará com intensidade cada vez maior pelo mundo e pelo futuro” em busca da concretização do kosen-rufu.

Matéria elaborada pelo Grupo Coração do Rei Leão da Coordenadoria Norte-Oeste Paulista (CNOP)


Notas:

1. GOETHE, Johann Wolfgang von. Winckelmann and His Age. In: Essays on Art and Literature. GEAREY, John. (ed.). Tradução: Ellen von Nardroff e Ernest H. von Nardroff. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, v. 3, p. 114, 1994. Goethe’s Collected Works.

2. Brasil Seikyo, ed. 2.413, 31 mar. 2018, p. B1- B4.

Foto: GETTY IMAGES

Compartilhar nas