marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Especial

Considerações sobre a cerimônia de falecimento realizada pela Soka Gakkai

Extraído de matéria publicada no Seikyo Shimbun do dia 24 de novembro de 2023.

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

07/12/2023

Considerações sobre a cerimônia de falecimento realizada pela  Soka Gakkai

Dr. Daisaku Ikeda

Dr. Daisaku Ikeda


Após o falecimento de Ikeda sensei no dia 15 de novembro, a Soka Gakkai realizou uma cerimônia em honra da vida e das contribuições inestimáveis do Mestre para o kosen-rufu. A homenagem solene ocorreu no Auditório Memorial Toda, em Sugamo, Tóquio, em 23 de novembro. Com transmissão ao vivo da cerimônia para cerca de mil sedes da Soka Gakkai em todo o Japão, os membros do país inteiro fizeram gongyo e daimoku em conjunto com o presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, e com outros representantes nacionais e regionais. Em seguida, a coordenadora da Divisão das Mulheres, Kimiko Nagaishi, e o presidente Minoru Harada fizeram considerações. Disponibilizamos a seguir a tradução das considerações.


Kimiko Nagaishi, coordenadora da Divisão das Mulheres


Kimiko Nagaishi, coordenadora da Divisão das Mulheres

Recebi a repentina notícia do falecimento de Ikeda sensei em 17 de novembro. Havia acabado de participar da cerimônia de gongyo no Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu em comemoração do dia 18 de novembro.

Minha reação imediata foi de choque e de profunda tristeza. Então, recebi o comunicado solicitando que eu participasse do funeral que seria realizado pelos familiares de Ikeda sensei.

Junto com a esposa de sensei e outros familiares próximos, fizemos gongyo e daimoku, conduzidos pelo presidente Harada.

Após a recitação, o presidente Harada colocou-se diante de Ikeda sensei e expressou profunda gratidão e firme juramento em nome de todos nós. Foi uma cerimônia de grande emoção — solene e digna —, enquanto nosso mestre embarcava em sua jornada rumo ao Pico da Águia.

A Sra. Kaneko falou conosco com muito afeto, abraçando-nos com suas palavras. Transmiti-lhe nossa gratidão imensurável: “Muito, muito obrigada. Vamos nos esforçar ao máximo para corresponder à senhora e ao sensei!”.

Ela respondeu: “Conto com vocês! Por favor, sejam fortes. Façam o seu melhor”. A orientação da Sra. Kaneko foi, ao mesmo tempo, gentil e rigorosa. Como alguém que avançou resolutamente no caminho de mestre e discípulo, sempre em unicidade com Ikeda sensei, ela nos confiou o coração de sensei e, naquele momento, senti minha decisão se fortalecer.

Procurando compartilhar com ela o sincero sentimento de todos nós, eu lhe disse: “Sra. Kaneko, estaremos recitando daimoku com toda a sinceridade para que a senhora viva muito, uma vida longa”. Ela então respondeu: “Obrigada. Eu viverei!”.

Antes de sair, a Sra. Kaneko dirigiu-se a sensei, dizendo: “Você realmente deu tudo de si, não foi?”. Naquele momento, meu coração transbordou de profunda gratidão, pensando no quanto sensei e a Sra. Kaneko oraram e desejaram unicamente a felicidade dos membros, e que a Soka Gakkai é o que é hoje por causa deles.

Ikeda sensei! Graças ao senhor, quantas pessoas transformaram o carma; quantas pessoas realizaram a revolução humana e avançaram pelo mais amplo caminho rumo à felicidade? Não é possível enumerar! Os fortes laços que ligam o senhor a cada um de nós são eternos: eles jamais serão destruídos.

Nós, seus discípulos, jamais nos esqueceremos dos esforços que o senhor dedicou para proteger seus companheiros, membros da Soka Gakkai, avançando bravamente através das tempestades da perseguição com a coragem de um leão, colocando-se na linha de frente, pronto para nos proteger de qualquer ataque.

Sensei nos ensinou: “Quanto mais pessoas acreditarem na bondade inerente ao ser humano e quanto mais basearmos nossas interações no respeito mútuo, mais forte será a corrente do respeito pela dignidade da vida, que se estenderá por todo o mundo. Em última análise, isso nos permitirá colocar um fim ao ciclo de conflitos e de ódio que parece ter definido o carma da humanidade”.

Nós, seus discípulos, estamos determinados a concretizar o sonho de que jardins de paz se estabelecerão em todos os cantos do planeta.

Avançando vitoriosos e em alegre solidariedade, juramos dar continuidade ao kosen-rufu eternamente ao seu lado!

Ikeda sensei, observe, observe-nos, por favor!


*** 

Minoru Harada

 

Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai

Sensei! Nós, seus discípulos, também continuaremos a lutar com o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente”! Vamos concretizar o kosen-rufu mundial sem falta! Por favor, fique tranquilo”

Junto com meus companheiros, membros da Soka Gakkai de todo o Japão e do mundo, recitamos solenemente o Sutra do Lótus e o Nam-myoho-renge-kyo nesta cerimônia de falecimento realizada pela Soka Gakkai — a primeira desde o falecimento do segundo presidente, Josei Toda — para honrar a nobre vida do nosso mestre, Daisaku Ikeda, cujas contribuições ao kosen-rufu foram excepcionais e incomparáveis.

Passaram-se apenas alguns dias desde que recebemos a repentina notícia do falecimento de Ikeda sensei, e tenho a certeza de que todos os senhores, assim como eu, estão participando hoje com um misto de emoções — choque, tristeza e gratidão.

Conforme o desejo da família Ikeda, aguardamos até o dia 18 de novembro, data de fundação da Soka Gakkai, para comunicar essa triste notícia [da morte de Ikeda sensei em 15 de novembro]. Como os senhores sabem, esse dia marca também a publicação da obra Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor], de autoria de Makiguchi sensei. Lendo a página de créditos do livro novamente, percebi que, ao lado da data de publicação, 18 de novembro, consta a data de impressão: 15 de novembro.

Pela mais profunda das coincidências, Ikeda sensei encerrou sua nobre existência no aniversário do dia que marcou a primeira vez em que o nome Soka apareceu impresso em um livro, a cristalização da colaboração dos nossos dois primeiros presidentes como mestre e discípulo. Ao contemplar isso, não consigo deixar de me emocionar profundamente mais uma vez com as ligações poderosas de mestre e discípulo que conectam nossos três presidentes fundadores.

Recebemos uma imensa quantidade de mensagens de condolências de pessoas no Japão, bem como de grandes pensadores do mundo, representantes de governos e diplomatas que valorizam profundamente o fato de terem se encontrado com Ikeda sensei.

Essas mensagens repletas de sinceridade enviadas por figuras notáveis em diversos campos de atuação ao redor do mundo atestam, com eloquência, que uma das maiores conquistas de sensei está na criação de laços, na união das pessoas e na conexão com a bondade inerente ao coração delas, transcendendo etnia, ideologia e religião. A cada dia que passa, essa constatação fica ainda mais clara para mim com renovada força.

Nosso mundo hoje é afligido pelo conflito e pela guerra. Neste exato momento, pessoas estão sofrendo e vivendo na miséria. É nossa missão, como discípulos de sensei, continuar e ampliar, aconteça o que acontecer, o grande caminho da paz, da cultura e da educação que ele iluminou para nós por meio de seus esforços abnegados para transformar o carma, o destino, de toda a humanidade.

Algumas pessoas, desprezando nosso movimento, estão fazendo previsões sem qualquer embasamento de que a Soka Gakkai vai perder o ímpeto agora. Levantando-se como campeão indomável da verdade contra o poder demoníaco do autoritarismo que levou à morte de Makiguchi sensei na prisão, Toda sensei lançou-se e venceu em seu desafio com determinação de vingar seu mestre. Ikeda sensei também lutou ao longo de sua vida, enfrentando cada obstáculo e função da maldade para concretizar os ideais e a visão de Toda sensei. Dessa forma, ele provou ao mundo a real grandeza do seu mestre.

Agora, cabe a nós, discípulos de Ikeda sensei, tornarmo-nos campeões invencíveis da verdade e mostrar à sociedade e ao mundo a real grandeza de sensei por meio de nossas vitórias.

Em um ensaio que sensei escreveu para nós em outubro, ele mencionou o conceito do ciclo de mudanças de sete anos, acrescentando: “Os mestres e discípulos Soka também vieram badalando o sino da vitória do kosen-rufu a cada sete anos — os quais denominamos Sete Sinos — fazendo soar um novo sino a cada sete anos para marcar as vitórias retumbantes pelo kosen-rufu”.1 Ele reafirmou a importância dos próximos sete anos conforme seguimos rumo ao centenário da Soka Gakkai [em 2030].

Falando em sete anos, Toda sensei, em seu último ano de vida, perguntou: “Daisaku, acha que consegue realizar a conversão de 3 milhões de famílias nos próximos sete anos?”. Imediatamente, sem qualquer hesitação, Ikeda sensei respondeu: “Sim, farei isso. Estou ainda mais decidido!”.

Pouco depois do falecimento de Toda sensei, Ikeda sensei presenteou os membros com sua visão dos “Sete Sinos”, estabelecendo uma clara direção para os sete anos seguintes.

Vamos, portanto, nos empenhar para construir a Soka Gakkai de Força Jovem Mundial por meio de nossos esforços, unidos como discípulos, visando o centenário da Soka Gakkai dentro do período de sete anos contando a partir de agora — objetivo que Ikeda sensei nos confiou. Tenho a convicção de que essa é a forma de saldar nossas dívidas de gratidão com o Mestre e que, como resultado, abriremos um novo grande caminho rumo à paz. 

No posfácio do romance Revolução Humana, Ikeda sensei escreve em memória do seu mestre: “Enquanto percorro este nobre e elevado caminho da Soka Gakkai, o presidente [Josei] Toda continua vivo em meu coração. Oro para que ele viva para sempre no coração e na mente de todos os companheiros”.

Ikeda sensei também continuará vivo em nosso coração conforme avançamos. Por isso, vamos desfrutar a vida e cada um dos nossos dias de forma que sensei possa se alegrar e se orgulhar, sempre caminhando com esperança e confiança.

Sensei! Nós, seus discípulos, também continuaremos a lutar com o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente”! Vamos concretizar o kosen-rufu mundial sem falta! Por favor, fique tranquilo.

Concluo minhas palavras com o juramento resoluto de relatar nossas vitórias a sensei, gravando no coração a afirmação de Nichiren Daishonin: “A declaração do sutra de que ‘As pessoas que ouviram a Lei habitaram aqui e ali, em várias terras do buda, e constantemente renasceram em companhia de seus mestres’, não pode, de maneira alguma, ser falsa”.2


No topo: cerimônia de falecimento de Ikeda sensei pela Soka Gakkai é realizada solenemente. “Estaremos para sempre junto com o Mestre!”. Com esse sentimento, o local é preenchido pelo juramento dos discípulos Ikeda, que, apesar da profunda tristeza, expressam eterna gratidão e decisão pela concretização do kosen-rufu mundial



Notas:

1. Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.645, 26 out. 2023.

2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 226, 2020.

Fotos: Seikyo Shimbun

Compartilhar nas