Notícias
BS
Cerimônia de despedida de Ikeda sensei é realizada pela Soka Gakkai
Estiveram presentes equipes diplomáticas de 46 países e territórios e representantes de diversas áreas
Seikyo Shimbun
10/02/2024
A Soka Gakkai realizou, às 10 horas da manhã do dia 30 de janeiro (horário local), a cerimônia de despedida do seu presidente honorário, Daisaku Ikeda, no Hotel New Otani, localizado no Distrito de Chiyoda, em Tóquio.
Participaram embaixadores e representantes diplomáticos de 46 países e territórios: Estados Unidos, Argentina, Iêmen, Reino Unido, Israel, Iraque, Irã, Índia, Uganda, Ucrânia, Uzbequistão, Equador, Egito, Eritreia, Austrália, Omã, Cazaquistão, Coreia do Sul, Cuba, Croácia, Costa Rica, República do Congo, Djibouti, Jamaica, Síria, Singapura, Sudão, Sérvia, Tanzânia, China, Chile, Turcomenistão, Nicarágua, Nepal, Bahrein, Panamá, Palau, Palestina, Bangladesh, Bulgária, Venezuela, Madagascar, Malawi, Estados Federados da Micronésia, África do Sul e Rússia.
Compareceram ainda representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e das áreas empresariais, acadêmicas, culturais, jornalísticas e editoriais do Japão e do exterior, num total de cerca de 2.600 pessoas.
O presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada; o diretor-geral Shigeo Hasegawa; o vice-presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Hiromasa Ikeda; entre outros líderes, recepcionaram os convidados e expressaram sua sincera gratidão.
Os participantes depositaram cravos brancos no altar onde estava exposta a fotografia do presidente Ikeda e, na sequência, apreciaram uma exposição sobre a vida dele e suas conquistas.
A jornada da fé de Ikeda sensei começou quando ele conheceu seu mestre, Josei Toda. Depois de receber treinamento por um período de dez anos e meio, Daisaku Ikeda o sucedeu aos 32 anos e tomou posse como terceiro presidente da Soka Gakkai. A partir de então, com uma luta contínua para encorajar as pessoas, ele desenvolveu a Soka Gakkai como religião mundial.
Além de contribuir para a normalização das relações diplomáticas entre Japão e China, Ikeda sensei expandiu o diálogo com líderes e intelectuais de diversas áreas e países e criou uma rede de paz tanto em nível nacional quanto internacional. Fundou o Partido Komei, o Colégio e a Universidade Soka, a Associação de Concertos Min-On, o Museu de Arte Fuji de Tóquio, entre outros. Pelas suas realizações, recebeu elogios do mundo inteiro, incluindo a outorga de 409 títulos acadêmicos honorários.
Adicionalmente, escreveu os romances Revolução Humana e Nova Revolução Humana, dentre outros livros, para incentivar as pessoas e prosseguiu escrevendo até próximo do seu falecimento.
A exposição apresentou essa extraordinária jornada, bem como fotos tiradas pelo próprio Daisaku Ikeda e trechos de seus incentivos. Assim, os participantes puderam rememorar a trajetória indomável de 95 anos de luta de sensei pela paz mundial e pela felicidade da humanidade.
Além da cerimônia em Tóquio, foram realizadas cerimônias de despedida nos centros culturais de 46 províncias e regiões do Japão.
Exposição montada nas dependências do hotel em que a cerimônia ocorreu e que aborda a vida e as realizações do homenageado
Traduzido e adaptado do Seikyo Shimbun de 30 de janeiro de 2024.
Assista ao vídeo [em japonês] da cerimônia
No topo: Participantes prestam homenagem ao Dr. Daisaku Ikeda
Fotos: Seikyo Press
Compartilhar nas