Incentivo do líder
BS
Sonhos para abrir o futuro
Lucas Bitencourt
11/04/2024
Neste mês, comemoramos os 33 anos da nossa amada Divisão dos Estudantes (DE). Várias localidades estão se preparando, a todo vapor, para promover uma atividade que conecte a vida desses estudantes à órbita da Soka Gakkai e aos ideais humanísticos de Ikeda sensei.
Estava refletindo e me lembrei do momento em que minha família iniciou a prática budista. Eu tinha 4 anos. Mesmo muito pequeno, recordo-me de várias reuniões às quais minha mãe me levava e que eu sempre adorava. Residia em uma cidade do interior da Bahia e o contato com outros jovens da Gakkai ocorria poucas vezes devido à distância. Nas reuniões de palestra, os outros estudantes e eu estávamos constantemente realizando alguma apresentação cultural, seja dança, dublagem, teatrinho ou alguma leitura. São recordações que marcaram a minha vida e se tornaram tesouros da minha juventude.
É comum ouvirmos assuntos ligados à mudança de gerações. Temos a impressão de que as crianças já nascem sabendo mexer no celular, jogar videogame e gravar vídeo para ser futuro youtuber. As novas gerações estão cada vez mais conectadas às redes sociais e às inovações tecnológicas. O universo inteiro está na palma de suas mãos. Mesmo com o surgimento de novas tecnologias, o sentimento de pureza das crianças não será alterado.
Todos nós ficamos felizes quando nasce uma criança. Ainda que o ambiente seja desafiador, ela se torna a comprovação da vitória da família e dos amigos, além de representar a esperança na criação de uma sociedade mais humana e amorosa.
Vocês concordam que é extraordinário dialogar com os membros da Divisão dos Estudantes? Onde os integrantes da DE estão presentes, a atmosfera do local muda por completo. Isso é a força do puro coração do estudante.
Recentemente, tive a oportunidade de dialogar com membros de uma família do interior do Rio de Janeiro. Um dos estudantes dessa família relatou sobre os seus sonhos e comentou que havia compartilhado com os amiguinhos da vizinhança seu objetivo de ser piloto de Fórmula 1 e morar na Inglaterra. O coleguinha, com tom negativo, falou que ele nunca conseguiria realizar esse sonho. De forma autêntica e espontânea, esse estudante disse: “É porque você não conhece o Nam-myoho-renge-kyo. Minha mãe diz que quem recita pode realizar tudo o que quiser”.
Após a família nos contar esse relato, fiquei muito emocionado com a pureza dos integrantes da Divisão dos Estudantes e isso me fez refletir sobre a grandiosidade da nossa missão em criar o melhor ambiente para que os membros da DE possam sonhar livremente.
Ikeda sensei nos orienta:
Alimentar sonhos é um direito especial de todos. Não é algo que cabe aos adultos ou à época decidir. É justamente por ser uma época como essa que desejo que vocês, jovens, estendam amplamente seus sonhos reluzentes e mudem o mundo. Pode ser qualquer coisa. Pode ser que ainda seja algo vago ou pequeno. Não importa se não sabem se conseguirão concretizar ou não. O primeiro passo é tentar delinear seus sonhos no coração. E quando fizerem isso, é importante que tenham coragem e deem um passo em direção a eles.1
Vamos aproveitar este mês para realizar os melhores movimentos/encontros da DE, pois será nosso “esquenta” para a convenção em maio, na qual vamos consolidar o movimento dos 100 mil jovens humanistas e será a partida dos genuínos discípulos Ikeda rumo ao centenário da Soka Gakkai em 2030. E aí, você não vai ficar de fora, não é? Vambora?!
Lucas Bitencourt
vice-coordenador da Divisão dos Estudantes da BSGI
Nota:
1. IKEDA, Daisaku. Vozes para um Futuro Brilhante. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023. p. 60.
Ilustração: Getty Images
Compartilhar nas