marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Novo capítulo

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

29/05/2024

Novo capítulo

Em 1961, dezoito meses após assumir como terceiro presidente da Soka Gakkai, Daisaku Ikeda cumpriu o juramento ao seu mestre, Josei Toda, e reuniu 100 mil jovens no Estádio Nacional, em Tóquio, Japão.

Com o mesmo objetivo de corresponder a Ikeda sensei, em 26 de maio de 2024, realizou-se o encontro dos jovens brasileiros e representantes da América Latina, presentes no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, SP, e reunidos em diversas localidades do Brasil para assistir à transmissão pela internet.

Sensei, fique tranquilo, nós somos a Juventude Soka Esperança do Mundo! Você sentirá ainda mais orgulho, pois a mudança do mundo vai começar agora. E vai começar com a gente!” Com essa decisão bradada em meio à comoção nacional devido às chuvas no Rio Grande do Sul, o evento da Juventude Soka do Brasil foi um raio de esperança para todo o país.

O dia foi coroado com a mensagem enviada pelo presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada. Em um trecho, ele afirma: “Quão feliz deve estar Ikeda sensei, observando hoje o aspecto de grande vitória de vocês, conquistada com a consolidação da rede de 100 mil jovens humanistas!”.1

Nesta edição do Brasil Seikyo, você acompanha os principais momentos da Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo!

Num ensaio relembrando o feito de 1961, o presiden­te Ikeda tece uma profunda reflexão sobre reunir os sucessores na fase pós-falecimento dos mestres:

Os esforços empreendidos na Soka Gakkai para reunir um grande número de membros estão associados ao propósito dos encontros realizados pelos discípulos de Shakyamuni após a sua morte. [...] As assembleias budistas eram cerimônias solenes nas quais os discípulos se reuniam em um local para transmitir os ensinamentos com a maior exatidão possível para “as pessoas que viverão daqui a cem anos, mil anos ou nos Últimos Dias da Lei”.2,3

Ikeda sensei cumpriu seu juramento e foi além. Agora é a hora de os discípulos se levantarem e assumirem o grande ideal pela paz. Em união com essa força jovem, que as próximas páginas fortaleçam ainda mais em você, leitor, o significado de mestre e discípulo.

Ótima leitura!

Notas:

1. Brasil Seikyo, ed. 2.659, 31 maio 2024, p. 14.

2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 330, 2017.

3. Terceira Civilização, ed. 408, ago. 2002, p. 8.

 

Compartilhar nas