marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Encontro com o Mestre

Uma fé inabalável e pura

download do ícone
ícone de compartilhamento

Dr. Daisaku Ikeda

29/05/2024

Uma fé inabalável e pura

Ikeda sensei toca piano para inspirar os companheiros no Centro de Treinamento de Shiga (24 nov. 1981)

Ikeda sensei toca piano para inspirar os companheiros no Centro de Treinamento de Shiga (24 nov. 1981)

(Trecho do romance Nova Revolução Humana, v. 27)

DR. DAISAKU IKEDA

Certa ocasião, [Tsuruko Kaneda] foi para a região de Kanagawa acompanhada de algumas integrantes da Divisão Feminina a fim de participar de uma atividade.

No trem de volta, o grupo se encontrou com Shin’ichi [Yamamoto].1 Como havia poucos passageiros no trem, ele disse:

Obrigado pelos seus esforços. Aproveitando a oportunidade, vamos estudar o Gosho. As senhoras estão com a coletânea de escritos?

Todas a retiraram da bolsa.

Por favor, abram na página do escrito Resposta à Monja Leiga Nichigon.

Dentro do trem, Shin’ichi Yamamoto começou a explanar esse escrito para Tsuruko Kaneda e outras integrantes da Divisão Feminina:

— Nichiren Daishonin diz: “Se a sua oração será ou não respondida, isso dependerá de sua fé; [caso não seja,] de maneira alguma deverá me culpar”.2 Conforme essas palavras, se as orações são ou não concretizadas depende unicamente da profundidade da sua própria fé. Daishonin ainda afirma: “Quando a água é transparente, esta reflete a Lua”.3 A Lua é refletida de maneira bela quando a água é límpida e serena, mas isso não ocorre se a água estiver turva e agitada. Uma pessoa possuidora de fé pura e forte comprova grandiosos benefícios em sua vida da mesma forma que a água cristalina reflete nitidamente a Lua. Entretanto, pessoas de fé fraca são como as águas turvas e agitadas. Assim como não refletem a beleza da Lua, as pessoas não conseguem obter benefícios. Por isso, o importante é perseverar com uma prática da fé pura e vigorosa. Daqui para a frente, certamente diversas tempestades de provações tanto na vida pessoal como na organização as aguardam. Mas, por favor, independentemente do que vier a acontecer, não se afastem jamais da Soka Gakkai e mantenham uma fé cristalina até o fim. Se fizerem isso, sem falta trilharão uma existência de extraordinária vitória. No final, poderão afirmar com todo o orgulho: “Eu fui a pessoa mais feliz do mundo. Minha vida foi maravilhosa!”.

“Uma fé cristalina” — essas palavras ficaram profundamente gravadas no coração de Tsuruko e se tornaram a diretriz da sua vida.

E por meio da postura de Shin’ichi, que explanava com toda a seriedade o Gosho dentro do trem, ela aprendeu como um líder deve ser.

“O responsável interino pelo distrito Shin’ichi Yamamoto também acumula a responsabilidade como secretário da Divisão dos Jovens. Por conta dos constantes desafios e batalhas, com certeza ele pensava em descansar um pouco durante a viagem. No entanto, como se não quisesse deixar escapar essa oportunidade, ele dedicou todo o seu tempo para nós e explanou o Gosho. Líder é aquele que se dedica incansavelmente, de corpo e alma, em prol dos companheiros. Assim eu farei também! Não seria este o caminho para corresponder às expectativas do Mestre?”

Notas:

1. Pseudônimo do presidente Ikeda no romance Nova Revolução Humana.

2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 347, 2017.

3. Ibidem.

Fonte:

IKEDA, Daisaku. Batalha Feroz. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 27, p. 211, 2019.

Manter-se firme

O Lago Biwa é o maior do Japão. Às suas margens, o presidente Ikeda incentivou muitos companheiros. Uma veterana da região de Shiga conta que o Mestre a encorajou, bem como aos outros membros de sua organização, dizendo: “Assim como as águas do Lago Biwa se tornam sujas quando ficam estagnadas, a fé também se torna impura quando estaciona. Portanto, mantenham-se firmes, sem hesitar”.

Em sua obra Jinsei Chirigaku [Geografia da Vida Humana], Tsunesaburo Makiguchi, educador e primeiro presidente da Soka Gakkai, ressalta a beleza do cenário composto pelo Lago Biwa ao lado do Monte Fuji, afirmando que “A beleza do lago nutre nos jovens uma disposição para voos globais”.

O segundo presidente da organização, Josei Toda, expressou: “Gostaria de um dia criar um local de aprimoramento para jovens às margens do Lago Biwa. Tenho certeza de que Makiguchi sensei ficaria feliz com isso”.

Inspirado pelas palavras de seus mestres, Ikeda sensei determinou construir um ambiente para o desenvolvimento de jovens líderes que vão liderar a próxima geração.

Em setembro de 1971, o tão aguardado Centro de Treinamento de Shiga, localizado na cidade de Yawata, foi concluído às margens do Lago Biwa. No dia 5, com a presença de sensei, realizou-se o primeiro Festival do Lago Biwa nas instalações desse centro. O festival estabeleceu-se como uma tradição ao longo dos anos. Após ser renomeado como Festival do Futuro, tornou-se um evento anual em que os membros da Divisão dos Estudantes se reúnem para reconfirmar seu juramento de crescer pelo kosen-rufu.

Em 1981, a região do Lago Biwa foi palco da luta de Ikeda sensei junto com os membros contra os ataques do clero dois anos depois de sua renúncia da presidência da Soka Gakkai. Ali também, em 1989, ele escreveu o manuscrito de sua palestra proferida na Academia de Belas Artes, do Instituto da França, com o título “A Arte e a Espiritualidade no Oriente e no Ocidente”.


Superfície cintilante do lago em imagem capturada pelo Mestre com sua câmera (out. 1995)

Superfície cintilante do lago em imagem capturada pelo Mestre com sua câmera (out. 1995)

No topo: Ikeda sensei conversa com líderes da Soka Gakkai da região à beira do Lago Biwa (abr. 1989)



Fonte:

Adaptado de matéria publicada no Seikyo Shim­bun de 10 de fevereiro de 2024.

Fotos: Seikyo Press

Compartilhar nas