Conteúdo
Discurso do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada
Rumo ao século da paz, criemos a geração dos jovens e da Divisão dos Estudantes
Notícias
BS
Sentimento sincero
Ao comprovar a força da união, integrantes do Distrito Valença, do Rio de Janeiro, são exemplos de vitória do verdadeiro espírito de contribuição
Redação
11/07/2024
Valença é um município do estado do Rio de Janeiro e, segundo a prefeitura local, o nome foi dado em homenagem ao vice-rei de Portugal Dom Fernando José, descendente dos nobres da cidade espanhola de Valencia. Isso foi nos idos do início da história do Brasil, e os vários sobrados históricos e os detalhes arquitetônicos das muitas fazendas do ciclo do café reverenciam esse passado de nobreza, ao lado da riqueza das manifestações culturais
e artísticas.
Estruturado nessa cidade está o Distrito Valença, que faz parte da RM Rio Sul, com os bastidores focalizados nesta edição. Um deles é a alegria que repousa no coração de seus integrantes com uma importante homenagem concedida a Ikeda sensei pelo município.
Vale destacar que Valença se desenvolveu, sendo hoje referência na indústria, no comércio e na educação. Há sete faculdades que, junto com outras instituições culturais, transformam a cidade em um grande campus universitário, atraindo estudantes de diversas regiões do país. É de lá que o Centro de Ensino Superior de Valença (Cesva), com o objetivo de contribuir para a formação humanística dos alunos da instituição, estabeleceu o Núcleo de Pesquisa Daisaku Ikeda pela Paz, em 2018. “É uma grande honra essa homenagem feita ao nosso eterno mestre cujos ensinamentos estarão sempre vivos na mente de todos”, enfatiza o responsável pelo Distrito Valença, Luiz Enrique Marchioro, relembrando também outras homenagens oferecidas pelo município a Ikeda sensei.
Treinamento constante
O sentimento de gratidão em fazer oferecimentos ganha força nos últimos anos no Distrito Valença, formado pela Comunidade Marques e por outra de nome idêntico ao do distrito. As atividades são realizadas, em sua maioria, na sede particular mantida por Luiz Enrique Marchioro, responsável pelo distrito, e por Ricardo Paiva, atual responsável pela RM Rio Sul. “Inauguramos em 2015, em homenagem à grande veterana Sra. Rieko Yamashita, esclarece Luiz, orgulhoso de pertencer ao grupo Ohjokai (plantão nas sedes), oportunidade que abraçou na Divisão Sênior com o aprendizado que teve como jovem no Gajokai (proteção às sedes). Luiz é o atual coordenador do Ohjokai da Coordenadoria Baixada Sul Fluminense (CBSF), radiante com a oportunidade desse aprimoramento que usufrui e compartilha com os novatos.
Vitoriosos na Seniors League
A recente vitória dos integrantes do Distrito Valença no fechamento da competição humanística da Seniors League remete à fortaleza conquistada nessa organização de base. Conforme Luiz Enrique nos conta, tão logo esse movimento foi lançado na Coordenadoria Baixada Sul Fluminense, ouviram do coordenador Sidney Oliveira um direcionamento para buscar a melhor forma de unir a todos, começando pela Divisão Sênior. E assim foi feito.
O próximo passo seria explicar como a contribuição voluntária (Kofu), oportunizada aos membros da Soka Gakkai, feita com sincero sentimento fortalece o coração. “Nos Gosho, aprendemos que todos os discípulos de Nichiren Daishonin faziam oferecimentos ao Buda, tais como alimentos, moedas e vestimentas. Tudo para proteger o Buda dos Últimos Dias da Lei. Hoje, também temos a oportunidade de manifestar essa conduta e fazer parte dos cuidados e da expansão dessa organização que nos incentiva e nos ensina o caminho da verdadeira felicidade e para conquistar vitórias”, pondera Luiz Enrique.
Para estruturar o objetivo lançado, realizavam no distrito encontros semanais de recitação de daimoku e de estudo, envolvendo a leitura do Gosho (escritos de Nichiren Daishonin), do romance Nova Revolução Humana e do livro Pilares de Ouro, ambos de autoria do presidente Ikeda, além da união e muito diálogo. Também foi promovido um mutirão de visitas, mensalmente, conforme frisa a responsável pela Divisão Feminina (DF) do distrito, Marly Aredes. “Eu sempre atuo de braços dados com os demais líderes do distrito, aproximando-nos da realidade dos membros e os incentivando a não perder para as dificuldades e juntos avançarmos para transformar todas as condições”, ressalta a líder.
“E, dessa maneira, vencemos nas três etapas da Seniors League, que foi um estímulo à união de todos, pois, com o apoio da Divisão Feminina e da Divisão dos Jovens, fechamos vitoriosos esse grande objetivo”, afirma Luiz Enrique, feliz com essa conquista alcançada em todos os distritos da coordenadoria. Ele ressalta o grande avanço do engajamento dos jovens nas atividades do distrito. Para a convenção de maio último, em São Paulo, participaram seis jovens representantes do Distrito Valença.
Comprovação e novo avanço
Por seu empenho para realizar o Kofu e sua luta nas comunidades, Luiz Enrique relata suas recentes conquistas. Conseguiu reformar a sede particular Rieko e fundou o tão sonhado motoclube, entre outros desejos que vem concretizando. “Kofu é luta, é comprovação. Todo início de mês, já separo um valor. Para não ser surpreendido e não falhar na contribuição, faço uma cota para garantir a vitória do meu distrito. E, na sequência, faço outras cotas do meu objetivo pessoal mais tranquilamente.”
“Em todas as etapas do Kofu, fazemos a atividade de fechamento com estudo, relatos e um café da manhã oferecido por nossas rainhas. Como não brindar a vitória?”, indaga o entusiasmado responsável pelo Distrito Valença. Ele traz na mente a frase do escrito Abertura dos Olhos, que diz: “Eu e meus discípulos, ainda que ocorram vários obstáculos, desde que não se crie a dúvida no coração, atingiremos naturalmente o estado de buda”.1
Luiz Enrique declara: “Como pilar de ouro que todos possam confiar, preciso mostrar a minha gratidão ao meu mestre com vitórias em minha vida e crescimento da minha organização”. Ele determina em nome de todos: “Com essa vitória no coração, vamos avançar mais um passo e garantir o kosen-rufu do Rio de Janeiro em nome de Ikeda sensei. Podem contar com o Distrito Valença!”
Leia mais
Matéria sobre o Núcleo de Pesquisa Daisaku Ikeda pela Paz e a Cátedra Daisaku Ikeda de Direitos Humanos do Centro de Ensino Superior de Valença no BS+ e no site: https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/2442/artigo/centro-de-ensino-em-valenca-rj-institui-nucleo-de-pesquisa-e-catedra/36934
Nota:
1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 296, 2020.
No topo: Aspecto dos integrantes do Distrito Valença na atividade realizada em uma sede particular utilizada por essa organização de base da BSGI
Foto: Colaboração local
Compartilhar nas