Conteúdo
Discurso do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada
O ato de difundir o “espírito de empatia” é o kosen-rufu
Conheça o Budismo
BS
A mais nobre missão
Nichiren Daishonin expôs o conceito de “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra” (rissho-ankoku) como o princípio que direciona a prática budista para a concretização da paz e da felicidade da humanidade
Redação
26/09/2024
O Budismo Nichiren capacita o ser humano a transformar a condição de vida interior para alcançar a felicidade absoluta na presente existência. Ao mesmo tempo, busca o estabelecimento da paz social por meio da reforma da vida de cada indivíduo.
Nichiren Daishonin expôs o princípio da realização da paz em seu tratado Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra (Rissho Ankoku Ron), o qual foi enviado ao regente aposentado, Hojo Tokiyori, pessoa de grande influência no governo do Japão na época, em 16 de julho de 1260.
Princípios universais
Naquele momento, o povo japonês enfrentava várias dificuldades, como miséria, fome, doenças, epidemias sem controle, além de desastres naturais, como terremotos, inundações, secas prolongadas, maremotos etc. Preocupado em como amenizar esses sofrimentos, Daishonin estudou profundamente os ensinamentos do buda Shakyamuni durante anos, o que resultou na elaboração do Rissho Ankoku Ron, um de seus mais importantes escritos. Nele, Nichiren Daishonin esclarece que as causas dos sofrimentos do povo decorrem de ensinamentos que contradizem a lei fundamental do universo.
Ele escreveu esse tratado visando à realização da paz da nação japonesa daquela época. Observa-se que o espírito básico que norteia seu conteúdo é o da promoção do bem-estar da população. Assim, os princípios revelados nele são válidos para a promoção da paz do mundo e para a felicidade das pessoas, não somente no contexto daquele período em que foi escrito, como também para os dias atuais e todo o futuro.
Por outro lado, Daishonin envia esse tratado às autoridades com o intuito de admoestá-las e levá-las a buscar soluções para os sofrimentos da população, indicando que os praticantes do budismo não devem orar apenas pela iluminação individual, mas também atuar pelo bem da sociedade com base nos princípios budistas. Portanto, fechar os olhos para os problemas sociais e se isolar no mundo da crença não é a atitude correta dos praticantes do Budismo Nichiren.
Atuar concretamente
O presidente Ikeda afirma:
A religião transforma a consciência, o espírito e o estado interior do indivíduo. Dependendo da religião, as pessoas podem se tornar fortes ou fracas, sábias ou tolas; a vida delas pode ser construtiva ou destrutiva. Uma mudança interior na vida dos seres humanos, de onde brota a força criativa, pode transformar dramaticamente a sociedade e o ambiente ao redor. Esse é o princípio da pacificação da sociedade por meio da propagação do ensinamento do budismo.1
Nos tempos atuais, a Soka Gakkai tem contribuído para a solução de questões globais promovendo o movimento pela paz, cultura, educação, meio ambiente e direitos humanos como atuação inspirada no espírito e nos princípios revelados no Rissho Ankoku Ron.
Vidas dedicadas ao bem da humanidade
Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo japonês, na iminência de ser derrotado, tentou unificar todas as religiões existentes ao xintoísmo, acreditando que, dessa maneira, obteria a proteção da Deusa do Sol.
Observando essa atitude arbitrária, o presidente fundador da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, opôs-se firmemente ao governo. A convicção de Makiguchi em defender a liberdade religiosa o levou à prisão, onde acabou falecendo em 18 de novembro de 1944, aos 73 anos. Seu discípulo, Josei Toda, que também havia sido aprisionado, foi libertado em 3 de julho de 1945. Com a saúde totalmente debilitada, Toda sensei iniciou a árdua tarefa da reconstrução da organização.
Mais tarde, já como presidente da Soka Gakkai, Josei Toda iniciou um extraordinário movimento de propagação do budismo e, em 1957, menos de sete anos após, o número de membros ultrapassou a marca de 765 mil famílias. No dia 8 de setembro desse mesmo ano, a Divisão dos Jovens da Soka Gakkai realizou o Encontro Esportivo dos Jovens do Leste do Japão, o “Festival da Juventude”, ocasião em que Josei Toda proferiu sua famosa Declaração pela Abolição das Armas Nucleares para as 50 mil pessoas no Estádio de Desportos de Mitsuzawa, e a deixou como principal testamento aos jovens.
Revolução humana
Após o falecimento de Josei Toda, a Soka Gakkai se expandiu para o mundo sob a liderança do terceiro presidente, Daisaku Ikeda, que transpôs diversas barreiras e concretizou os desejos do seu mestre, edificando uma organização forte cujos integrantes buscam se empenhar com esse mesmo espírito. O objetivo fundamental da concretização da paz e da felicidade para todas as pessoas é a missão Soka e o juramento compartilhado entre mestre e discípulo.
Em seu romance Nova Revolução Humana, Ikeda sensei descreve claramente os propósitos da Soka Gakkai:
A mensagem de Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra é que cada um de nós deve fazer sua própria revolução humana com base nos princípios filosóficos do humanismo, tornando-se protagonista da prosperidade social e da paz mundial. Dizem que os ensinamentos de Daishonin começam e terminam com esse escrito. O propósito de Nichiren Daishonin ao escrever essa tese foi salvar as pessoas que sofriam enormemente a violenta investida de terremotos e inundações, fome e enfermidades. Ele despertou para o fato de que o modo de o conseguir era propagando a filosofia de vida do budismo que prega o caminho da revolução do indivíduo. Ele promoveu a luta para mudar o interior de cada pessoa desalojando a maldade arraigada no coração, provocando o surgimento da bondade, a abertura dos olhos da sabedoria, a mudança do egocentrismo para o altruísmo, da destruição para a criação. Isso porque as pessoas são a base de tudo. Como as plantas germinam em terra fértil, a cultura e a paz prosperarão na vida humana bem nutrida.2
Coragem e sabedoria
Nosso mestre também declara:
O budismo concentra o foco em vencer. A verdadeira paz e a prosperidade só podem ser alcançadas quando aquilo que é certo e justo prevalece e os princípios corretos florescem.A vida é uma batalha. Só obteremos um resultado vitorioso por meio de uma oração fervorosa, árduos esforços e dando continuidade às nossas ações até o fim. Sejamos pessoas capazes de vencer em todas as esferas, mediante esforços dedicados e diálogo sincero. (...)Temos o compromisso de realizar uma contribuição positiva ao mundo, demonstrando a sabedoria do budismo no seio da sociedade. É dessa forma que fazemos o budismo evidenciar seu brilho como uma religião verdadeiramente viva.Líderes e pensadores do mundo todo louvam nosso movimento pelos seus préstimos à humanidade. Praticando de acordo com os ensinamentos de Daishonin e herdando o seu espírito, nós da Soka Gakkai somos hoje o “pilar da paz” para o mundo, os “olhos da educação” para os jovens e “a grande nau da cultura” para a humanidade.Com esse profundo orgulho e convicção em nosso coração, sigamos em frente de forma intrépida.3
Dessa forma, após Ikeda sensei encerrar sua nobre existência em 15 de novembro de 2023, confiando a missão da concretização do kosen-rufu aos discípulos sucessores em todo o mundo, cada qual, em sua respectiva localidade, se dedica adotando como diretriz o espírito fundamental do Rissho Ankoku Ron de levar a paz ao mundo a partir do respeito pela dignidade de cada pessoa.
Fontes:
Brasil Seikyo, eds. 2.027 a 2.032, 20 mar. 2010 a 24 abr. 2010, p. A8.
Dicas de leitura
Veja sobre o tema “Kosen-rufu” no Guia para a Vitória que acompanha esta edição do Brasil Seikyo.
Leia íntegra do tratado Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra na Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin, v. I. Acesse: https://ciledigital.brasilseikyo.com.br/meus-livros/detalhes/38
Assista
Vídeo sobre a Declaração pela Abolição das Armas Nucleares acessando: https://www.brasilseikyo.com.br/videos/programas/2/episodio/65-anos-da-declaracao-pela-abolicao-das-armas-nucleares/52
Notas:
1. IKEDA, Daisaku. Vanguarda. Nova Revolução Humana, v. 2. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 47.
2. Idem. Pacificação da Terra. Nova Revolução Humana, v. 4. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2018. p. 216-217.
3. Idem. Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz — Parte 3: Kosen-rufu e Paz Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2024. p. 37-38.
Ilustração: GETTY IMAGES
Compartilhar nas