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Encontro com o Mestre

Para a criação de valor na vida, não deixe o momento passar

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Dr. Daisaku Ikeda

26/09/2024

Para a criação de valor na vida, não deixe o momento passar

Para tudo, existe um tempo.

Seja para melhor, seja para pior,

ninguém consegue escapar do

ritmo do tempo.

Há a possibilidade de se conscientizar

da importância do momento presente.


* * *


Como na fé, tudo na vida

é uma feroz batalha contra o limitado tempo.

Por mais que pareça expressar, alto e em bom-tom,

uma decisão admirável,

o modo de vida e a seriedade da pessoa se manifestam

na maneira como ela utiliza seu tempo

e no que ela faz em cada momento.


* * *


“Aquele que Assim Chega” (nyorai)1 significa

“chegar da forma como ele é”.

Representa também o dinamismo da vida de momento a momento.

Tudo se define num único momento.

A prática da fé é a força para avançar,

aproveitando ao máximo cada um desses momentos,

sempre se direcionando ao melhor lado em tudo

e fazendo bom uso deles.


* * *


Vou criar tempo, agir e me encontrar com os amigos.

Esforçar-se, de forma compenetrada, com tal disposição

representa a própria prática budista.

Isso porque essa determinação leva à revolução humana

e transforma a própria condição de vida.

Além disso, por se dedicar de tal maneira para criar esse tempo,

consegue-se entender as dificuldades dos outros, fazendo com que

uma palavra de encorajamento ou uma visita familiar

toque o coração da pessoa.


* * *


Uma pessoa verdadeiramente sábia

cria valor, qualquer que seja a circunstância.

É por isso que o budismo prega:

“A mente é como um pintor habilidoso”.2

A “mente” é como um pintor famoso,

capaz de desenhar tudo, livremente.

Portanto, a vida, em si, é

uma famosa pintura desenhada pela “mente”.

É uma arte criada pela “mente”.


Publicado no Seikyo Shimbun de 1o de setembro de 2024.


Fontes:

Este texto tem como base palavras de Ikeda sensei extraídas, respectivamente, de trechos das obras Ikeda Daisaku Zenshu [Obras Completas de Daisaku Ikeda], v. 74; Nova Revolução Humana, v. 16, capítulo “Coração e Alma”; Ikeda Daisaku Zenshu [Obras Completas de Daisaku Ikeda], v. 87; Waga Kyosen-no Tomo — Kakubu no Minasan-ni Okuru [Meus Amigos de Luta Conjunta — Dedico a Vocês de Cada Divisão]; Ikeda Daisaku Zenshu [Obras Completas de Daisaku Ikeda], v. 87.


Legenda da foto:

Na foto, tirada por Ikeda sensei, flores de lótus desabrocham com cores vívidas (Tóquio, Japão, jul. 2022). Os botões ao fundo aguardam para florescer a qualquer momento. Para a figura do bodisatva da terra, o Sutra do Lótus utiliza a analogia: “[Eles não se deixam macular por questões seculares] assim como a flor de lótus na água”.1 Mesmo nas águas lamacentas, o lótus dá lindas flores. Nós, que abraçamos a Lei Mística da simultaneidade de causa e efeito, podemos infalivelmente fazer a missão florescer em meio ao mundo de impurezas, repleto de problemas e de dificuldades. A partir de setembro, com mudança de atitude, e valorizando cada dia, vamos dar uma refrescante partida, fazendo resplandecer a grande flor da felicidade.


Nota:

1. Sutra do Lótus, cap. 15. Cf. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 442, 2020.


Notas:

1. “Aquele que Assim Chega” (sânscr. tathagata; jap. nyorai): Um dos dez títulos honoríficos de um buda. Significa “Aquele que Assim Chega do Mundo da Verdade” e indica que um buda incorpora a verdade fundamental de todos os fenômenos e compreende profundamente a lei da causalidade que permeia o passado, o presente e o futuro.

2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 235, 2020.

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