Painel
BS
ELEIÇÕES 2024 — NOTA OFICIAL DA BSGI
Redação
10/10/2024
Em vista das eleições no mês de outubro de 2024 e considerando que alguns dos nossos membros serão candidatos e/ou cabos eleitorais, além dos eventuais pedidos de apoio por parte de não membros, a Associação Brasil SGI (BSGI) esclarece e reconfirma sua posição apartidária.
Como entidade apartidária, as atividades e os eventos promovidos pela BSGI têm como finalidade a propagação dos
ideais filosóficos mantidos pela Soka Gakkai Internacional (SGI), baseados no Budismo de Nichiren Daishonin, no sentido de conduzir as pessoas e a sociedade à paz, difundindo a cultura e a educação humanísticas.
Dessa maneira, as atividades e os eventos promovidos por esta associação não devem se revestir de caráter ou ter conteúdo político-partidário ou político-ideológico de qualquer espécie. Ressalte-se, uma vez mais aqui, o objetivo último da SGI em todo o mundo de estabelecer a paz mundial entre os povos.
Essas disposições estão previstas em estatuto, destacando-se o artigo 12 — incisos II e III —, que afirma ser vedada a todos os membros, indistintamente, a prática de atos de utilização de prestígio ou de relações com a BSGI para benefícios pessoais ou político-partidários de interesse próprio ou de terceiros. É também vedada a manifestação de caráter político-partidário, sob quaisquer formas e pretextos, nas dependências ou no decorrer de eventos e atividades realizados por esta entidade ou quaisquer outras manifestações, em caráter público ou privado, que façam alusão a vínculos político-partidários à BSGI.
Como cidadãos, é natural a participação na vida política da nação, direito que de forma alguma é negado aos membros. No entanto, enquanto no desempenho de funções e responsabilidades em atividades ou eventos promovidos por esta entidade, ainda que voluntárias, torna-se incompatível a atividade político-partidária ou político-ideológico de qualquer espécie, virtual ou fisicamente.
Os responsáveis e coordenadores de qualquer dos níveis da organização, incluindo os de departamentos, grupos horizontais, comissões etc., que porventura tenham a intenção de se candidatar a qualquer cargo político, devem comunicar à BSGI e solicitar formalmente o afastamento de suas funções e responsabilidades na organização. Essa orientação não se estende aos familiares dos candidatos. Após o término da eleição, e caso não sejam eleitos, o retorno à antiga função voluntária não será automático e dependerá de novo encaminhamento.
A BSGI recomenda, ainda, a não realização de atividades, seja presenciais, seja virtuais, no dia das eleições.
Assim, a BSGI reitera, uma vez mais, que não possui nenhum vínculo com partidos políticos ou candidatos, membros ou não membros, nem apoia ou recomenda qualquer orientação política a seus membros.
Associação Brasil SGI (BSGI)
Compartilhar nas