marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Giro pelo Brasil

Conheça mais sobre o Rio de Janeiro

Descubra as curiosidades, fatos e experiências de quem vive por lá

download do ícone
ícone de compartilhamento

03/03/2020

Conheça mais sobre o Rio de Janeiro

 Relato de quem vive por lá

Uma paulistana vivendo na Cidade Maravilhosa

Nasci em São Paulo, mas moro no Rio de Janeiro há pouco mais de seis anos. Apesar de não ser “carioca da gema”, como se chama quem nasce lá, eu me sinto em casa. 

O carioca tem um vocabulário curioso, como chamar o motorista de ônibus de piloto, ou falar “Vou saltar aqui” para indicar que vai descer do ônibus. E, claro, a mais conhecida de todas, que você provavelmente deve saber: dizer bolacha em vez de biscoito (na verdade muita coisa é biscoito...). 

E como são as atividades da DE por aqui?

As atividades da DE são sempre alegres e energizantes. Com o apoio das outras divisões, buscamos sempre pensar em temas criativos para animar os Estudantes e mantê-los na órbita da Soka Gakkai e conectados ao coração do sensei.

No mês passado (fevereiro) fizemos uma sessão de cinema da Divisão dos Estudantes com o filme O Rei Leão para mostrar a força e a coragem de um rei leão. 

Sinto muita gratidão por estar vivendo este momento com a divisão, que tem grandiosos seres humanos de valor e nos dá toda a certeza de que o futuro do Rio está garantido.

Um pouco de história

Descoberta no dia 1o de janeiro de 1502, a região começou no Morro de São Januário, que hoje é centro vital da capital.

Por sua localização estratégica, o estado se desenvolveu por causa do porto. Do fim do século 17 ao início do 18, muito ouro foi extraído em Minas Gerais, e o porto fazia a conexão com a Europa.

O crescimento continuou durante o século 19, e com a Proclamação da República, o Rio se tornou capital federal. No fim do século 19 já contava com 800 mil habitantes, e no começo do século 20 pavimentaram as ruas largas e surgiram construções imponentes. O Rio de Janeiro manteve a posição de capital até a inauguração de Brasília, em 1960.

Saiba mais: www.rio.rj.gov.br

A cidade na mídia

Projeto de leitura

As gêmeas Helena e Eduarda Ferreira, de 11 anos, nascidas no Morro da Providência, na capital carioca, criaram o projeto Pretinhas Leitoras, com o objetivo de incentivar a leitura onde moram. Elas vivenciam uma realidade violenta, e acabam passando muito tempo dentro de casa.

As gêmeas compartilham vídeos com impressões sobre livros e leitura. E também promovem encontros com outras crianças para debater a respeito de diversas situações vividas no dia a dia.

Pão de Açúcar em Marte?

O famoso ponto turístico do Rio de Janeiro não é uma exclusividade do planeta Terra. A Nasa batizou uma pedra em Marte de Pão de Açúcar. Essa informação foi publicada na revista Science em 2004. As informações e imagens foram recebidas através da sonda Spirit, que explorou o solo e as rochas do planeta.

Apesar de o nome ser o mesmo, a pedra de Marte tem apenas 30 centímetros comparado aos mais de 390 metros da rocha que inspirou seu nome.

Bandeira

Passou a ser utilizada em 8 de junho de 1908. A flâmula tem o fundo branco com duas listras azuis. No centro, o Brasão de Armas da cidade.

Gentílico

Quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é carioca. Já nascidos no estado chama-se fluminense.

Pessoas

Com seus 6.718.903 habitantes é a segunda cidade mais populosa do país.¹

Geografia

Famoso por suas lindas praias, o litoral do estado tem 636 quilômetros.

Origem

Acredita‑se que o nome da cidade fora escolhido em virtude de os portugueses pensarem que a foz da Baía de Guanabara fosse um rio (na época não existia nomenclatura distinguindo entre baía, saco e rio), e por ter sido descoberta no mês de janeiro.

Comida típica

Dizem os cariocas que se um turista vai à praia e não experimenta o biscoito com mate gelado não conheceu o Rio de Janeiro em essência. 

Nasceram aqui

Machado de Assis - Escritor

Oscar Niemeyer - Arquiteto

Cecília Meireles - Poetisa

Fernanda Montenegro - Atriz

Compartilhar nas