Entrevista
RD
Corro atrás dos meus sonhos!
Karen Gabriela - Atletismo
03/03/2020
Karen Gabriela Bomfim, que compete corridas no atletismo, compartilha sobre seu percurso no esporte: “Correr traz muitos benefícios para a saúde física e mental, ajudando nas nossas decisões”
Como o atletismo entrou na sua vida?
Iniciei com 14 anos. Sempre gostei de fazer atividades; então, num belo dia, fui ao Clube de Regatas Vasco da Gama com a minha mãe procurar informações sobre ginástica artística (queria fazer ginástica e já havia feito balé). Mas tive a informação que lá não havia mais essa modalidade, mas atletismo sim. Fiz o teste imediatamente, pois sempre gostei de esportes, e naquele ano estava ocorrendo a Olimpíada de 2016, ou seja, minha paixão pelo esporte se intensificava a cada prova que assistia.
Quais são os maiores desafios?
Assim como em todas as áreas da vida, a cada passo que avançamos, as adversidades começam a aparecer, e no atletismo não foi diferente. Um dos meus maiores desafios foi ao iniciar no esporte: não tinha coordenação. Enfrentei muitas batalhas, mas com determinação, daimoku, força e a vontade de vencer, desenvolvi um grande potencial, superando todos os obstáculos e vencendo minhas batalhas pessoais.
Outras dificuldades eram o nervosismo na hora das competições e a superação dos tempos, principalmente nas minhas provas (1.500 m, 3.000 m e 5.000 m rasos), entre outras. Mas, com fé e coragem, venho desafiando tudo com imensa alegria e satisfação.
Tem algum momento marcante que você poderia compartilhar conosco?
Um dos vários momentos marcantes da minha vida no esporte foi quando competi pela primeira vez numa corrida de rua, de 6,3 km em Paquetá, RJ, alcançando o terceiro lugar na faixa etária.
Foi uma emoção grande conquistar minha primeira medalha. Consigo me lembrar perfeitamente desse dia como se fosse ontem: estava rindo de nervoso antes de competir e depois ri de felicidade por ter concluído a prova com sucesso. Abracei minha mãe com bastante alegria e senti que era a primeira de muitas medalhas.
Como consegue conciliar os estudos, as atividades e o esporte?
Minha rotina é dinâmica. Procuro sempre estar focada nos meus objetivos para cumprir as tarefas diárias. Assim, concilio tudo com bastante determinação, calma e planejamento. Também tenho a convicção de que o avanço nos meus estudos contribuirá para a continuidade da luta pelo kosen-rufu.
Quem a inspira?
Minhas principais inspirações são meu avô Roque Roperto Bomfim e minha mãe, Érica Roberta Bomfim. E no atletismo, Genzebe Dibaba (fundista recordista das provas 1.500 m, 3.000 m e 5.000 m rasos) e Kathrine Switzer (primeira mulher que participou de uma maratona numa época em que apenas os homens podiam participar das corridas de rua).
Quais são seus planos e objetivos?
Tenho muitos: mudar o mundo e realizar todos os meus objetivos profissionais, pessoais e acadêmicos. Entre eles, me formar na faculdade, evoluir cada vez mais no esporte, viajar bastante e continuar cumprindo com alegria, felicidade e determinação o juramento seigan, lutando em prol da paz mundial.
Como você aplica as orientações do Mestre no dia a dia?
Nosso mestre sempre orienta a agir com coragem e convicção; assim, ao acordar, penso que será um lindo dia com novos desafios e descobertas, enfrento cada treino com coragem. Após as competições, mesmo cansada, eu me torno mais forte, renovo minhas energias e continuo feliz (procurando manter o estado de felicidade absoluta).
Qual conselho você daria para os Estudantes que têm o desejo de seguir carreira no atletismo?
Sempre acredite no seu potencial. Assim como no budismo, para praticar o atletismo também precisa de fé (acreditar no seu potencial), prática (treinar bastante em busca dos melhores resultados) e estudo (estudar as provas que deseja fazer, seja salto, fundo, velocidade, barreira, entre outras). Independentemente do que aconteça, recite daimoku e nunca desista dos seus sonhos.
Conquistas
Ano: 2020
1º - Guada Run
4 km • Na faixa etária Shopping Guadalupe, RJ
2º - Corrida Marines
5 km • Na faixa etária Parque Madureira, RJ
Ano: 2019
1º - Campeonato Estadual Sub-20
1.500 m rasos • Centro de Treinamento de Deodoro (Ctdeo), RJ
1º - Campeonato Estadual Sub-23
5.000 m rasos • Centro de Treinamento de Deodoro (Ctdeo), RJ
2º - Campeonato Estadual Sub-23
5.000 m rasos • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG
Ano: 2018
2º - Corrida da OAB
5 km • Classificação geral
Rio de Janeiro, RJ
1º - Rio Rotary Run – Etapa Bangu
5 km • Classificação geral
Bangu, RJ
2º - Campeonato Estadual Sub-18
3.000 m rasos • Centro de Treinamento de Deodoro (Ctdeo), RJ
3º - Campeonato Estadual Sub-18
800 m rasos • Centro de Treinamento de Deodoro (Ctdeo), RJ
Ano: 2017
3º - Corrida de Paquetá
6,3 km • Paquetá, RJ
2º - Campeonato Estadual Sub-18
400 m com barreiras • Centro de Treinamento de Deodoro (Ctdeo), RJ
Compartilhar nas