Reunião de Palestra
RD
Carta de Sado - Parte 5 de 6
Este texto pode ser usado como complemento da explanação da matéria a ser estudada na reunião de palestra do mês de junho
01/06/2020
Trecho do Gosho
"Não há papel suficiente aqui na província de Sado e levaria muito tempo para eu escrever para cada um. Além do mais, se uma única pessoa ficar sem receber uma mensagem minha, isso poderá causar ressentimentos. Por essa razão, meu desejo é que as pessoas que possuem espírito de procura se reúnam para lerem juntas esta carta de encorajamento."
(CEND, v. I, p. 323)
Vamos entender
A matéria deste mês foi escrita com base na publicação da explanação do presidente Ikeda sobre “fé, prática e estudo”, princípio fundamental do Budismo Nichiren.
O trecho aborda como tema o terceiro ponto, “estudo”. Vamos entender um pouco mais sobre esse princípio com o “espírito de procura” que Daishonin menciona.
Cenário histórico
Esse é um trecho de uma carta que foi escrita pelo buda Nichiren Daishonin no vigésimo dia do terceiro mês de 1272.
Nessa época, em decorrência de perseguições que sofria, Daishonin estava exilado na Ilha de Sado havia cinco meses. Essa era uma punição comparável à pena de morte. Sado era famosa por ter severas condições climáticas e pouquíssimas chances de sobrevivência. Durante o exílio, Daishonin viveu com extrema dificuldade e pouca comida numa cabana que não o abrigava dos ventos frios do inverno. Objetos como pena, tinta e papel, essenciais para escrever cartas, eram recursos muito raros.
Nessa mesma época, alguns de seus discípulos também sofreram perseguições. Foi nesse contexto que ele escreveu essa carta endereçada a Toki Jonin e a Shijo Kingo — dois importantes discípulos —, e a outros fiéis seguidores. No entanto, devido à falta de papel, ele faz a recomendação de que todos os seguidores deveriam lê-la para se incentivarem mutuamente.
O espírito de procura nos guia para o incentivo mútuo
A maioria das cartas que Nichiren Daishonin escreveu para seus discípulos foi enviada após ele ser exilado em Sado ou depois de ter se mudado para o Monte Minobu. Assim, por ser difícil para Daishonin conseguir se encontrar pessoalmente com seus discípulos, encorajava e incentivava a todos por cartas (Gosho). Por isso sua enorme dedicação em escrevê-las.
Mesmo com poucos recursos, sabendo do sofrimento de seus discípulos, Nichiren Daishonin se esforçava incansavelmente para encorajar todos os praticantes. O presidente Ikeda afirma que “As cartas de Daishonin são uma expressão de sua imensa compaixão; elas transbordam de preocupação e sensibilidade em relação ao sentimento de seus discípulos” (Brasil Seikyo, ed. 2.382, 5 ago. 2017, p. B1).
O estudo do budismo é uma grande fonte de encorajamento, e então o Buda proclama a seus discípulos que possuam forte espírito de procura.
“Vamos nos dedicar aos estudos”
Mesmo que estivessem distantes do mestre, seria possível irem ao encontro do seu coração com o estudo das cartas de Daishonin. Atualmente, os membros também se encontram isolados e não podem participar das reuniões da Soka Gakkai, fonte de sincero encorajamento mútuo entre os membros. Mas, quando nossa condição não nos permite frequentar as reuniões, podemos encontrar os encorajamentos do Buda e dos Três Mestres ao estudar o budismo.
Estudar uma frase de Nichiren Daishonin ou ler um incentivo dos Três Mestres é como se realizássemos um diálogo sincero com eles. Ikeda sensei diz: “É fundamental lermos os escritos de Nichiren Daishonin com o espírito de que foram cartas endereçadas a nós, de que está falando diretamente conosco” (Ibidem). Às vezes, os ensinamentos budistas podem ser difíceis de entender, mas, segundo o presidente Ikeda, “com sincero desejo e empenho para aprofundar nossa compreensão no decorrer de nossos esforços em prol do kosen-rufu, conseguiremos elevar nossa condição de vida” (Ibidem).
É fundamental manifestarmos um forte espírito de procura para que possamos contagiar a todos ao redor com esperança e coragem.
Gosho é ação!
Que tal se desafiar a ir ao encontro virtual de três amigos e compartilhar o que aprendeu sobre o budismo? Quem sabe até criar um grupo de estudo do budismo com seus companheiros mais próximos?
Glossário
Exílio
Sentença dada como medida de punição por descumprir alguma lei. Quando sentenciada ao exílio, a pessoa é obrigada a se mudar para um local distante.
Toki Jonin
(1216–1299)
Discípulo leigo de Nichiren Daishonin que morava em Wakamiya, distrito de Katsushika. Foi líder dos samurais do senhor feudal de Chiba, polícia daquela província. Também conhecido como o sacerdote leigo Toki, foi o destinatário de muitos dos escritos de Daishonin, a maioria dos quais ele preservou cuidadosamente.
Shijo Kingo
(1230–1300)
Um dos principais discípulos de Nichiren Daishonin. Como samurai, serviu ao clã do governante Hojo. Era versado em medicina e nas artes marciais. Sabe-se que se converteu aos ensinamentos de Nichiren Daishonin em torno de 1256. Quando Daishonin foi levado a Tatsunokuchi para ser decapitado, em 1271, Kingo o acompanhou, decidido a morrer ao seu lado.
Compartilhar nas