Giro pelo Brasil
RD
Conheça mais sobre São Luis
Descubra as curiosidades, fatos e experiências de quem vive por lá
01/06/2020
Relato de quem vive por lá
Uma cidade cheia de encantos
Conhecida como Ilha do Amor ou Ilha Magnética, é apaixonante por possuir ritmos musicais, como reggae, tambor de crioula e bumba meu boi. Incluindo nessas manifestações culturais há o melhor dessa expressão: a culinária! Rica em frutos do mar, com traços indígenas e africanos, a localidade tem como carro-chefe peixe frito ou camarão acompanhado de arroz de cuxá (arroz com molho que mistura vinagreira, gergelim, camarão seco, farinha de mandioca seca e pimenta-de-cheiro).
No centro histórico, patrimônio da humanidade, há incontáveis casarões de mais de quatrocentos anos, palácios, museus que enaltecem nossa cultura como o arqueológico e o antropológico, com peças de utensílios indígenas e fósseis de dinossauros encontrados nos arredores da ilha e na Baía de São Marcos.
Como é a atuação da DE na localidade?
A DE cumpre a missão! O tempo passa muito rápido, os Estudantes crescem e se tornam pessoas de grande valor para a sociedade. É uma divisão que desafia constante e ininterruptamente a força dos jovens do Maranhão com atividades em sítios arqueológicos, palácios, museus etc. Nesta época de isolamento social, o melhor meio para o avanço é a gente se conectar com a divisão pelas redes sociais e continuar cumprindo a maravilhosa missão que possui.
Um pouco de história
Antes mesmo da chegada dos franceses, o lugar já era habitado por povos indígenas e, no início, abrigava apenas ocas de madeira e palha e uma paisagem quase intocada onde ficava a aldeia de Upaon-Açu.
A cidade recebeu o nome em homenagem ao então rei da França, Luís XIII. Foi fundada em 8 de setembro de 1612 pelos franceses; em 1615, foi conquistada e incorporada ao domínio português; e no decorrer do século 17, foi sucumbida ao domínio holandês.
Desempenhou importante papel na produção econômica colonial durante os séculos 17 e 19, sendo considerada a quarta maior exportação do Brasil. A cidade se expandiu principalmente pela produção de cana‑de‑açúcar, cacau, tabaco e algodão. É uma cidade litorânea também conhecida como Cidade dos Azulejos e Ilha do Amor.
Saiba mais: https://cidades.ibge.gov.br
A cidade na mídia
Olha a maré!
O Maranhão tem a terceira maior variação de marés do mundo. A maior variação de maré do Brasil acontece principalmente na Baía de São Marcos, próxima à cidade de São Luís, chegando a atingir oito metros em certas épocas do ano.
A ilha que abriga São Luís
A capital maranhense está localizada numa ilha. Apenas três capitais de estados brasileiros possuem essa característica. A cidade se situa na Ilha de Upaon-Açu. Também fazem parte da ilha mais três municípios: Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Entrar ou sair da cidade acontece normalmente de avião ou de barco; por terra, a única rota é pela ponte da rodovia BR135.
Bandeira
Possui o brasão da cidade centralizado num fundo dourado, cor que representa as glórias passadas. Os ramos de louros sugerem a bravura e virtude do povo.
Origem
São Luís é a única capital no Brasil fundada por franceses e recebeu esse nome em homenagem ao rei francês Luís XIII.
Gentílico
Quem nasce em São Luís é são-luisense ou ludovicense.
Pessoas
É a 15a cidade mais populosa do país com uma população de 1.101.884 pessoas.¹
Como se fala
Ficar brocado: fome;
Arremeda: imitação;
Zoada: barulho;
Gabola: gente convencida;
Invenção
O Guaraná Jesus foi inventado pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes (1891–1963), numa tentativa de se fabricar um remédio. Hoje, o famoso refrigerante cor-de-rosa é uma das marcas registradas de São Luís.
Alcunha
A capital também é chamada “Jamaica Brasileira”; nos anos 1980, já contava com dezenas de clubes, salões e programas de rádio dedicados ao ritmo jamaicano. A influência da Jamaica pode ser vista no linguajar e na roupa das pessoas.
Compartilhar nas