marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Reunião de Palestra

Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente

Este texto pode ser usado como complemento da explanação da matéria a ser estudada na reunião de palestra do mês de agosto

download do ícone
ícone de compartilhamento

03/08/2020

Registro dos  Ensinamentos  Transmitidos Oralmente

Trecho do Gosho

Se em um único momento de vida esgotarmos as dores e aflições de milhões de kalpa [em nossa prática para nós e para os outros], então instante após instante surgirão em nós os três corpos do Buda com os quais somos eternamente dotados. Nam-myoho-renge-kyo é apenas essa prática diligente."

 (OTT, p. 214)

Vamos entender

Esta matéria é baseada na série “Budismo do Sol — Iluminando o Mundo”: “Ter os Escritos de Nichiren Daishonin como Base Eterna”.

Mesmo em meio a inúmeros desafios, é importante enxergar as oportunidades que surgem e fazer com que as dificuldades nos proporcionem um grande aprendizado. 

Essa forma positiva de ver o dia a dia manifesta o estado de buda na condição de bodisatva da terra que emerge da nossa vida! Mas como isso funciona? Bora conferir! 

Cenário histórico

Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente, cuja sigla em inglês é OTT, é uma coletânea em dois volumes de preleções que Nichiren Daishonin proferiu sobre certas passagens fundamentais do Sutra do Lótus enquanto residia no Monte Minobu. Elas foram registradas por Nikko Shonin, seu discípulo direto e sucessor. 

O trecho estudado se refere aos versos do 15o capítulo “Emergindo da Terra”, do Sutra do Lótus. Nele, aprendemos a importância do empenho na prática da fé pela manhã e à noite com a recitação do gongyo e do daimoku todos os dias, e assim manifestamos o grande potencial que existe em nossa vida! 

Juventude é a época para se esforçar!

Nosso mestre, Daisaku Ikeda, em sua juventude, se uniu aos companheiros de Osaka para abrir caminhos na luta pela felicidade das pessoas. Ele se empenhou com total sinceridade se esforçando ao máximo na tarefa que seu mestre, Josei Toda, lhe confiou. 

O jovem Daisaku passou a viajar de Tóquio para Kansai quase todos os fins de semana e, aos poucos, sua permanência lá foi se estendendo para uma ou duas semanas. A importante fonte de energia para inspirar os membros a se esforçar foram as explanações dos escritos de Nichiren Daishonin que ele realizava logo pela manhã bem cedo. 

Sobre essa época, ele declara: 

Guardo ternas lembranças da antiga Sede da Soka Gakkai de Kansai, um prédio reformado onde antes funcionava uma escola de música. A partir das 8 horas, na espaçosa sala de reuniões do terceiro andar eu liderava a recitação do gongyo e do daimoku com todos os membros unidos num ritmo harmônico diante do Gohonzon [...]. Em seguida, estudávamos juntos um trecho dos escritos de Nichiren Daishonin, dando a partida em nossos esforços naquele dia. 

(Brasil Seikyo, ed. 2.363, 18 mar. 2017, p. B1-B4)

Sabedoria, coragem e oração!

Como transformar o impossível em possível? Geralmente, quando ouvimos que algo é impossível, logo deixamos de pensar sobre aquele assunto. 

Sabemos que seres humanos por si sós não conseguem voar sozinhos, igual aos pássaros. No entanto, adquirimos a capacidade de construir aviões que nos fazem percorrer os céus. Refletindo sobre essa pergunta, Ikeda sensei orou profundamente para achar uma resposta. 

Reunir a coragem e a sabedoria por meio da forte oração e avançar convictamente com base nos escritos de Nichiren Daishonin são a razão pela qual foi possível unir a força de todos os companheiros de Kansai, bodisatvas da terra, e romper as dificuldades abrindo o caminho para a vitória. Sendo assim, coragem, sabedoria e oração com base no estudo dos escritos de Nichiren Daishonin são a solução.

Gosho é ação!

Que tal pôr em prática o que aprendeu nesta matéria? Assim, conseguirá se treinar para perceber tudo o que acontece no dia a dia de forma positiva com base nos escritos de Nichiren Daishonin! 

Glossário

Sutra do Lótus

Uma das escrituras budistas mais conhecidas, esse sutra ensina que todas as pessoas podem atingir o estado de buda. Na China e no Japão, a denominação Sutra do Lótus com frequência indica a tradução feita por Kumarajiva. Nichiren Daishonin utiliza constantemente a expressão “Sutra do Lótus” em seus escritos como sinônimo de Nam-myoho-renge-kyo, a Lei que ele definiu como a essência do Sutra do Lótus.

Kalpa

Período extremamente longo. A extensão do kalpa varia de acordo com os sutras e tratados. Os kalpa são classificados em duas categorias: mensuráveis e imensuráveis. Por sua vez, há três tipos de kalpa mensurável: menor, médio e maior. Segundo uma fonte, um kalpa menor dura cerca de dezesseis milhões de anos.

Compartilhar nas