Reunião de Palestra
RD
Carta de Sado - Parte 5 de 6
Este texto pode ser usado como complemento da explanação da matéria a ser estudada na reunião de palestra do mês de dezembro
04/12/2020
Trecho do Gosho
"É da natureza dos animais ameaçar os fracos e temer os fortes. Nossos eruditos contemporâneos das várias escolas agem exatamente da mesma forma: desprezam um sábio que não detém o poder, mas temem os governantes maléficos. Esses indivíduos não passam de serviçais aduladores. Somente quando uma pessoa vence um poderoso inimigo é que ela consegue provar a sua verdadeira força. (...) O arrogante sempre fica amedrontado quando está diante de um forte inimigo, assim como ocorreu com o insolente asura que, ao ser repreendido por Shakra, se encolheu e se escondeu numa flor de lótus no Lago Livre de Calor.”
(CEND, v. I, p. 318)
Vamos entender
Esta matéria é baseada na série “Budismo do Sol — Iluminando o Mundo”: “Ter os Escritos de Nichiren Daishonin como Base Eterna”.
“Faça o que é certo com um sorriso nos lábios” é a primeira observação no diário de Susumu Serikawa — personagem da obra Faça o Que é Certo e Sorria, do escritor Osamu Dazai. É com essa frase que o presidente Ikeda nos orienta a ter coragem e a fazer o que é correto de forma espontânea e natural.
Diante de um ato injusto e incorreto, agimos corretamente ou nada fazemos? É nesses momentos de grandes adversidades que precisamos manifestar o “coração do rei leão” e, como Daishonin nos ensina, dissipar o medo e a dúvida que se manifestam em nós.
Cenário histórico
Após sofrer a Perseguição de Tatsunokuchi na qual o plano de executar Nichiren Daishonin arquitetado por Ryokan e Hei no Saemon-no-jo falhou, Daishonin foi exilado na Ilha de Sado, de onde escreveu essa carta poucos meses após a sua chegada. Ele a enviou para Toki Jonin, um de seus fiéis discípulos que, assim como Daishonin, se empenhou com toda a seriedade para propagar o budismo, mesmo correndo perigo. Também solicitou que esse escrito fosse entregue aos seus demais seguidores.
Fazer a transformação através do “coração do rei leão”
Outra famosa obra de Osamu Dazai chamada Corra, Melos! conta a história do personagem Melos que, na busca pela justiça, invade o palácio real e acaba sendo capturado e condenado à crucificação pelo rei. Melos implora ao tirano que lhe dê alguns dias para ir ao casamento de sua irmã mais nova, a única integrante da sua família, e promete voltar até o final do terceiro dia, deixando seu fiel amigo Serinuntius como garantia. Caso não retornasse, seu melhor amigo seria sacrificado e ele ficaria livre da pena.
Com o consentimento do rei, Melos corre até o seu vilarejo e, após realizada uma rápida cerimônia de casamento de sua irmã, retorna em direção ao castelo real. Escapando de bandidos e de outros desafios no meio do caminho, cai tomado pelo cansaço e começa a sentir que é tolice correr para provar a justiça.
Manifestando o “coração do rei leão” e não se deixando ser derrotado, reaviva o espírito de corresponder à confiança de seu amigo e persiste a avançar. Melos chega ao local em que seu amigo, Serinuntius, seria executado, e confessa a ele que passou em sua mente a ideia de deixar de lado seu compromisso. Após Serinuntius revelar que também se deixou levar pela dúvida de que seu amigo voltaria, os dois se abraçam. Essa atitude sincera de ambos vence a desconfiança que se alojava no coração do rei.
A estrada da justiça é percorrida com coragem
A estrada da justiça é uma jornada de batalhas no próprio coração, assim nosso mestre nos orienta. No poema A Verdade de Melos, baseado na obra de Dazai, Ikeda sensei explica que a vitória sobre nós mesmos está dentro do nosso coração. E foi com esse coração que Melos conseguiu transformar o ambiente em que pessoas estavam imersas na falsidade e desiludidas com a importância da honestidade. A atitude de manifestar o “coração do rei leão” de Melos, e a de Nichiren Daishonin, que se levantou ante aos “maus governantes” de sua época, representam o espírito Soka. Diante de um desafio podemos sentir insegurança ou medo de fracassar gerando o sentimento de incapacidade de vencer uma difícil situação. O mais importante é dar o primeiro passo e manifestar o verdadeiro potencial.
Certa vez, um Estudante perguntou ao presidente Ikeda: “Qual é o seu maior sonho?”. O Mestre respondeu: “Meu sonho é concretizar todos os sonhos do meu mestre Toda”. Num ensaio recente, sensei afirma: “Hoje eu posso dizer que concretizei todos os sonhos do presidente Toda, e agora eu tenho um novo sonho. E esse sonho é que todos os sonhos de vocês [discípulos] se concretizem” (RDez, ed. 130, out. 2012, p. 10).
Por viver e compartilhar do mesmo juramento de ser feliz e levar felicidade a outras pessoas, a própria vitória é a vitória do Mestre, e não existe nada mais forte que essa união.
Gosho é ação!
Com o desejo de corresponder ao Mestre, o que acha de se desafiar a conquistar algo novo e persistir até concretizar? Pode aprender novas palavras em outras línguas ou até mesmo iniciar a leitura de um novo livro. O mais importante é dar um passo para ser vitorioso no final.
Glossário
Asura
Na mitologia hindu, é um tipo de demônio hostil e beligerante por natureza, que luta constantemente contra a divindade Shakra ou Indra.
Shakra
Também conhecida como Indra e Shakra Devanam Indra, ou somente Indra. Shakra e Brahma são as duas principais divindades protetoras do budismo.
Ryokan (1217–1303)
Sacerdote da escola Preceitos‑Palavra Verdadeira no Japão contemporâneo de Nichiren Daishonin. Tornou-se prior do templo Gokuraku-ji, e conquistou grande influência. Após ser desafiado por Daishonin, conspirou com as autoridades para que o Buda e seus discípulos fossem perseguidos.
Hei no Saemon-no-jo
Oficialmente, Hei no Saemon-no-jo no Yoritsuna. Autoridade da regência Hojo. Governou o Japão no século 13. Serviu a dois regentes sucessivos — Hojo Tokimune e Hojo Sadatoki — e detinha enorme influência como subchefe do Posto de Comando Militar (cujo chefe era o próprio regente).
Comunicado
Nós nos despedimos dessa editoria nesta edição. RDez publicará até a parte 5 de 6, pois em janeiro o Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da BSGI disponibilizará novos conteúdos a serem estudados nas reuniões de palestra, não mais vinculados à nossa publicação. Em caso de dúvidas, procure o líder da sua localidade.
Compartilhar nas