RDez Kids
RD
Tesouro das Quatro Estações
Texto extraído e adaptado da série de ensaios do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para Divisão dos Estudantes Futuro, publicado no jornal Kibou, em janeiro de 2019
04/12/2020
Monte Fuji coberto de neve: escalando a montanha da vitória
Feliz Ano-Novo! Vamos embarcar neste novo começo agradecendo cada dia com a esperança e a energia do sol da manhã.
Para começar, vou fazer uma pergunta a vocês.Onde, na ilha principal do Japão, é possível ver o primeiro nascer do sol do novo ano antes de qualquer outro lugar? No pico do Monte Fuji. Isso ocorre porque o nascer do sol é visível de altitudes mais elevadas antes de chegar ao nível do mar.
O Monte Fuji atinge uma altura de 3.776 metros (12.388 pés). É a montanha mais alta do Japão.
Sua presença imponente se estende pelas prefeituras de Yamanashi e de Shizuoka.
Desde muito tempo atrás, o povo japonês tem valorizado e dado seu nome a outras montanhas que lembram a bela forma de Fuji.Sempre que olho para o Monte Fuji penso em meu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, que amava essa montanha.
Ele disse uma vez que a Soka Gakkai é a campeã que luta pela paz mundial e que devemos, portanto, garantir que ela continue corajosa e destemida, como o campeão das montanhas — o Monte Fuji. Em outra ocasião, Toda sensei observou que, embora a montanha pareça imóvel e serena, ela é constantemente golpeada por ventos violentos. Dessa forma, ele nos ensinou que é a luta incessante do Monte Fuji contra as intempéries que o torna tão belo.
A memória do presidente Josei Toda permanece firme em meu coração como o Monte Fuji. Até hoje continuo a avançar enfrentando todas as tempestades de dificuldades sempre dialogando com meu mestre em meu coração. E junto com meus companheiros, membros da Soka Gakkai, incluindo muitos de seus avós e pais, construímos esta organização pela paz, agora tão admirada por pessoas ao redor do mundo, assim como Toda sensei havia sonhado um dia.
Espero que vocês também se orgulhem de ser membros da Divisão dos Estudantes da Soka Gakkai, a principal organização do Japão e do mundo.
Mais uma vez este ano, estarei cuidando calorosamente de todos vocês, membros mais importantes do mundo, orando por sua boa saúde e crescimento constante e para que realizem seus sonhos e objetivos.
Os desafios da juventude podem ser comparados ao escalar de uma montanha. No alpinismo, quanto mais alto você vai, mais rarefeito o ar se torna e fica mais difícil para respirar. A temperatura também cai drasticamente.
É 20 graus Celsius (68 Fahrenheit) mais frio no pico do Monte Fuji que em sua base. Porém, é justamente devido ao árduo desafio de escalar que se sente enorme alegria e satisfação ao chegar ao topo, sendo recompensado com uma vista magnífica. Existem inúmeras rotas para o cume. Algumas são íngremes e outras mais suaves, com caminhos subindo em zigue‑zague em distâncias maiores. O importante é lembrar que, embora possa levar algum tempo, é continuando que se chega ao topo.
A cada dia vocês enfrentam a própria montanha de desafios em direção ao futuro.
Quer seja nos estudos, nos esportes, desafiando-se na leitura, nas amizades ou no relacionamento com seus pais, tudo isso representa o Monte Fuji pessoal que vocês estão escalando corajosamente. Espero que cada um se esforce, à sua maneira, em seu próprio caminho escolhido, para ser o melhor em tudo o que busca.
Às vezes, podem se sentir oprimidos pela distância em que o cume aparenta estar. Também pode haver momentos em que encontrem um obstáculo ao longo do caminho e precisem mudar o curso. No entanto, sigam em frente, sem desistir. Continuem colocando um pé na frente do outro sem desanimar.
Se ficarem cansados, descansem um pouco, respirem fundo e prossigam. Não importa quão pequenos sejam os passos que dão, ao avançarem, certamente alcançarão o pico de uma grande vitória.
Agora, começamos outro ano triunfante.
Eu também continuarei a escalar a montanha do kosen-rufu, com o objetivo de realizar o sonho de Toda sensei da paz mundial e da felicidade de todas as pessoas. Juntem‑se a mim neste primeiro passo cheio de esperança e vamos escalar alegremente o Monte Fuji da vitória!
Compartilhar nas