Conteúdo
Nas Asas dos Seus Sonhos
Especialidades médicas e de cuidados com a saúde — bodisatvas protegendo a vida - Parte 1 de 2
Giro pelo Brasil
RD
Conheça mais sobre Rio Branco
Perfil Maria Paula Mendonça Mourão 23 anos É vice-responsável pela DE da Área Acre Organização: Área Acre, Sub. Amazônia Ocidental, CRE Oeste Recomenda aos visitantes: Novo Mercado Velho, Horto Florestal e Parque Ambiental Chico Mendes.
05/02/2021
Relato de quem vive por lá
O núcleo urbano mais antigo
O pessoal pergunta: “O Acre existe?”. Existe sim! E pertente à Região Norte. A capital do estado é Rio Branco, conhecida como a “pequena cidade que está crescendo aos poucos” e tem pessoas calorosas. Muitos dos seus pontos turísticos se referem à história do estado, muito rica e também recente. Rio Branco fica à beira do rio Acre, que divide um distrito do outro. A comida típica preferida por aqui é a famosa baixaria: pão de milho com carne moída, ovo e vinagrete. Pense num prato bom!
Como é a atuação da DE na localidade?
Em 2020, fui nomeada vice-responsável pela Divisão dos Estudantes da Área Acre. Sinto imensa gratidão por essa oportunidade.
Quando comemoramos os 29 anos da DE do Brasil, contamos com a participação de 100% dos Estudantes, os quais são superativos nas atividades e estão se desenvolvendo cada vez mais. Na minha época de Estudante, a responsável (não oficial) era minha tia Marise, e ela nos incentivava na relação de mestre e discípulo. Somos imensamente gratos aos veteranos que sempre estão apoiando a DE.
Um pouco de história
O Seringal, que deu origem a Rio Branco, foi fundado à margem direita do rio Acre em 28 de dezembro de 1882, data considerada a fundação da cidade. Seringal foi diferenciado de outros de sua espécie por ter grande movimento no porto por aqueles que transitavam pelo rio durante a época das cheias. Para atender a todos, o comércio e a população começaram a se consolidar.
Nesse período, a área urbana da cidade se restringia à margem direita do rio Acre, uma área plana, muito baixa e alagável na época das cheias. A partir de 1909, uma área de terra da margem esquerda foi incorporada e lá fundou-se a cidade de Penápolis, que posteriormente se unifica à capital acreana e passa a ser um bairro.
Saiba mais:
http://riobranco.ac.gov.br/index.php/rio-branco.html
A cidade na mídia
RB Graffiti
A Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB) promoveu, no ano passado, o RB Graffiti 2020, evento que ocorre desde 2016 e tem como objetivo incentivar e reconhecer o trabalho de artistas que alegram a cidade. A edição de 2020 teve como intenção mostrar o valor da arte urbana para a sociedade com o tema “As Cores da Resistência”.
Prova assustadora
Fernando Souza é um professor universitário que viralizou em 2016 nas redes sociais. Ele virou notícia após um criativo jeito de se despedir dos formandos: fantasiou-se de um personagem de filme de terror para aplicar a prova final aos seus estudantes do curso de veterinária. E ele disse que buscou uma forma bem-humorada de aliviar o estresse das avaliações, as quais os alunos dizem ser aterrorizantes. Quem levou o maior susto foi o professor ao ver a repercussão que isso tomou.
Bandeira
Apresenta ao centro o brasão do município com os dizeres Ubique Patria Memor — Estado do Acre.
Gentílico
Quem nasce em Rio Branco é rio-branquense.
Origem
A capital ganhou este nome em homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, que tornou‑se amplamente conhecido pelo seu título nobiliárquico: Barão do Rio Branco, diplomata que anexara o Acre ao Brasil.
Pessoas
É a 66a cidade mais populosa do país, com 413.418 habitantes.1
Geografia
A cidade, assim como todo o território do estado, tem duas horas de diferença no fuso horário com relação a Brasília, DF.
Alcunha
Conhecido também como "Capital da Natureza", Rio Branco é porta de entrada para conhecer a Floresta Amazônica, onde você pode comprar artesanatos, produtos e remédios preparados com matéria-prima vinda direto da floresta.
Urbanismo
O único shopping center do Acre é o Via Verde, localizado na capital, Rio Branco, e inaugurado em 2011.
Nasceram aqui
Glória Perez - Escritora
João Donato - Pianista
José Vasconcellos - Humorista
Brendha Haddad - Atriz
Compartilhar nas